Do GG ao pp

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Frutos da Amazônia são ingredientes para diversas receitas

Frutos da Amazônia são ingredientes para diversas receitas

Equipe de pesquisadores da Universidade de Brasília prepara refeição completa com tucumã, castanhas, cupuaçu e açaí.

DANIELA ASSAYAG Belém (PA)

Tamanho da letra

O Mercado do Ver o Peso, em Belém, é mesmo de dar água na boca. O cartão-postal é uma vasta e colorida amostra dos sabores da Amazônia. A famosa castanha, que já foi do Pará e do Brasil, hoje é da Amazônia.

"Tem um alto grau energético, por ser rico em gordura. Mas é uma gordura considerada boa. Duas castanhas equivalem à proteína de um ovo", diz a nutricionista Ana Paula Oliveira, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A feirante Carmelita Rocha trabalha no mercado há 37 anos e já se acostumou com o espanto de quem vem de longe. "As pessoas perguntam onde eu consigo tudo isso. Eu digo que é aqui na região mesmo. Todos os ribeirinhos vendem fruta para o mercado", conta.

A maioria das frutas não sai do Norte do país. Até mesmo para investigar o valor nutricional das frutas da Amazônia, os pesquisadores têm que fazer feira.

Ana Paula Oliveira participou das oficinas de culinária regional organizadas em parceria com o Ministério da Saúde, a Universidade de Brasília (UnB) e representantes de vários centros de estudos da região Norte.

Entre as frutas selecionadas, cupuaçu e o ouro negro da Amazônia, açaí. Tudo foi levado para a UnB, onde os pesquisadores que estiveram no Mercado do Ver o Peso vão mostrar como preparar receitas com menos açúcar, sal e gorduras, feitas com as frutas da Amazônia.

"O brasileiro tem consumido poucas frutas. Algumas regiões são carentes de consumo de frutas e isso deve ser estimulado", diz Ana Paula Oliveira.

Da Amazônia para o coração do Brasil. Em Brasília, o aroma lembra a floresta. A equipe da UnB prepara uma refeição completa. Como prato principal, arroz com tucumã e tambaqui recheado com molho de castanhas e manga. A receita também pode preparada com outro peixe. Para sobremesa, docinho de cupuaçu no ponto de brigadeiro e mousse de açaí feita com mandioca.

"A mandioca faz com que tenhamos a textura do leite condensado. Não temos a gordura do leite condensado, mas temos a mesma característica sensorial, a mesma maciez", assegura a nutricionista da UnB Verônica Ginani.

Um banquete da Floresta Amazônica até a mesa dos brasileiros.