Do GG ao pp

sexta-feira, 12 de junho de 2009

A Linhaça e a saúde da mulher

A Linhaça e a saúde da mulher


A ciência da Nutrição tem apontado diversos componentes bioativos e nutrientes que têm a propriedade de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Estudos demonstram que o consumo regular de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, associada a uma dieta balanceada, com baixo teor de gorduras e calorias tem se mostrado eficaz no controle do peso e na melhoria d qualidade de vida.
A cada dia, expande o consumo de linhaça por seus componentes funcionais como:
- Ácidos Graxos Poliinsaturados (ômega 3 e ômega 6): Exercem papel importante no controle do colesterol sanguíneo, especialmente na diminuição do LDL, chamado de mau colesterol, e o aumento do HDL colesterol, chamado de bom colesterol. Dessa forma, contribuem na prevenção de doenças cardiovasculares e melhora da qualidade de vida de indivíduos em geral.
- Lignanas: Considerada um fitoestrógeno, essa substância tem efeito semelhante ao hormônio estrogênio, amenizando os sintomas da TPM e menopausa. Estudos científicos também relacionam a lignana, presente na linhaça, com a redução de tumores malignos do câncer de mama e inibem as metástases em órgãos distantes, principalmente nódulos linfáticos e pulmões. Além disso, estudos sugerem que dietas ricas em fitoestrógenos produzem efeitos protetores aos sintomas da osteoporose, doenças renais, à hiperlipidemias e às doenças cardiovasculares.
- Fibras: As fibras têm sido associadas a importantes funções no organismo, como a regulação no metabolismo da glicose (controle da glicemia), diminuindo sua absorção; a melhora do trânsito intestinal, a diminuição da incidência de câncer colo-retal e a redução da absorção de colesterol, além de promover saciedade e controlar a ingestão alimentar.


A linhaça e sua saúde

Linhaça Dourada
Os alimentos integrais nunca estiveram tão em alta na mesa dos brasileiros como nos últimos anos. Ricos em fibras e nutrientes, eles são um grande aliado não apenas para manter uma vida saudável, evitam picos de fome, controlam a glicemia, a ansiedade e estão do lado de quem torce por um intestino em ordem e pela disposição física e mental.
Marcam presença nos cardápios de quem precisa controlar o colesterol ou o diabetes, de quem necessita emagrecer, ou apenas deseja ter uma mesa que ofereça saúde. Tanto é verdade que esses alimentos, chamados carboidratos complexos.
São de digestão mais lenta e assim, registra índice glicêmico menor do que os carboidratos simples, Devido a sua digestão lenta saciam a fome por mais tempo, não causam grandes oscilações na glicemia nem nos níveis de insulina, evitando os chamados picos de fome.
Considerada a protagonista entre os carboidratos complexos, a linhaça dourada é uma riquíssima fonte de fibras e, portanto, de baixo índice glicêmico. Ela deve ser consumida na forma de farinha e pode ser adicionada á frutas, iogurtes, sucos, leites ou até salpicada na própria comida. Além de ser rica em fibras, também possui grande quantidade de ômega 3 (substância que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e diminui a resistência à insulina) e também rica em lignanas que estarão agindo na amenização dos sintomas da menopausa, TPM e até mesmo no tratamento do câncer.
Recomenda-se o uso de 1 a 2 colheres de farinha de linhaça dourada, por dia, para se obter todos os seus benefícios.




Linhaça: principal fonte de ômega 3


Após anos de pesquisa, cientistas americanos e europeus, concluíram que a linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3. A linhaça possui o dobro do ômega 3 (cerca de 60%), se comparada ao salmão (com cerca de 30% de ômega 3).
O ômega 3 e o ômega 6 são ácidos graxos poliinsaturados essenciais, ou seja não são sintetizados pelo organismo, devendo assim ser obtido através da dieta. O ômega 3 e 6 devem ser consumidos juntos para se obter um melhor efeito.
Dentre os benefícios do ômega 3 destaca-se
- Reduz a tendência das moléculas de gordura se agregarem nas artérias (o que pode provocar a aterosclerose e a precipitação de ataques cardíacos).
- O ômega 3 ajuda a aumentar a imunidade, melhorando a resposta positiva do organismo no combate de pequenos problemas de pele a doenças mais graves como psoríase e câncer.
- Por serem antioxidantes, o ômega 3 e 6, previne e envelhecimento precoce.
- Atuam na diminuição das taxas de triglicerídeos e colesterol total do sangue, diminuindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (bom colesterol).
- Reduz a pressão arterial de indivíduos com hipertensão arterial leve, pois melhora a fluidez do sangue.
- Melhora a concentração e a memória.
- Previne doenças degenerativas cerebrais, como Alzheimer e Parkinson.



Como reduzir o colesterol


Comece vigiando o que come. Alimentação correta é fator muito importante.
. Menos gorduras saturadas. Evite alimentos ricos em gorduras saturadas. Passe a usar leite desnatado, iogurte com baixos teores de gordura. Substitua queijos gordurosos por queijos magros como queijos brancos, queijo tipo minas, requeijão e coalhada desnatada.
. Use óleos vegetais.. Procure consumir óleos vegetais tais como os de canola, girassol, milho, azeite de oliva, entre outros. Reduza o consumo de banha, manteiga, óleo de coco.
. Em vez de maionese leve iogurte para a mesa, ervas frescas e molho de soja.
.Consuma mais fibras. Presentes em cereais integrais como (arroz integral, farinhas intesgrais, aveia, linhaça, centeio), verduras cruas (os que precisam ser cozidos, é melhor que o sejam ao vapor) e frutas com casca, elas são importantes fontes de vitaminas e minerais.
. Cuidado com as carne. Procure consumir carnes magras. Elimine a gordura visível, inclusive a pele de frango e peixes.
. Procure métodos de cocção como cozidos, grelhados ou assados, ao invés de frituras.
. Faça mais exercícios. Mexa-se. Consulte o médico antes. Descubra o que é adequado para você. Ande. Suba escadas. Dance. Faça estes exercícios pelos menos 30 minutos diários a maior parte da semana.
. Use medicação, se necessária. Medicação pode ajudar a reduzir o colesterol. Consulte o médico sobre isso.

Entenda o colesterol


Principais causas de morte entre homens e mulheres nos Estados Unidos, doenças cardíacas matam uma pessoa a cada 34 segundos naquele país. Cerca de 105 milhões de norte-americanos com idade de 20 anos ou mais tem colesterol elevado e mais da metade dessas pessoas são mulheres. A redução em 10% do colesterol total da população pode reduzir a incidência de doenças cardíacas em 30%.
É importante lembrar que, parte do colesterol existente no sangue vem dos alimentos. O restante é produzido pelo corpo, o que significa que o histórico familiar de doentes cardíacos pode ser importante fator da doença, além do peso e do que se come.
Qualquer pessoa, jovem ou idosa, gorda ou magra, homem ou mulher, pode ter colesterol elevado. Menos da metade dos americanos diagnosticados com colesterol elevado está se tratando e entre estes somente metade continua usando o tratamento seis meses depois. Embora modificações no estilo de vida sejam o primeiro passo para redução do colesterol e prevenção de doenças cardíacas, muitos precisam complementar estas mudanças com medicação.

Afinal, o que é colesterol?

Colesterol é substância serosa produzida pelo fígado e pode também ser originada de produtos animais como carnes, frangos, peixe, ovos, nata, manteiga, entre outros. Colesterol é necessário ao corpo para proteger os nervos, produz as membranas celulares e determinados hormônios. O corpo, no entanto, produz colesterol suficiente sendo desnecessária dieta para suprir suas necessidades.
O colesterol nunca circula sozinho pelo sangue, ele é transportado, na corrente sanguínea, por proteínas, que são os conhecidos colesterol mau (LDL) e colesterol bom (HDL).


HLD x LDL

O LDL é a lipoproteína de baixa densidade. Ele é rotulado como o mau colesterol pois, quando há muito colesterol para carregar, o LDL derruba partículas de colesterol pelo caminho e se houver uma lesão na parede dos vasos sanguíneos – causadas pela hipertensão – a gordura perdida, ficará ali, depositada, ajudando no surgimento da placa de ateroma, que poderá obstruir a passagem de sangue pelo local, ocasionando problemas cardíacos como o infarto.

O HDL é a lipoproteína de alta densidade. Conhecido como o bom colesterol, pois ao contrário do LDL, ele age recolhendo o colesterol acumulado nas artérias, pára levá-los de volta ao fígado, ele faz uma varredura nos vasos sanguíneos, diminuindo a probabilidade de formação da placa nas artérias.