Do GG ao pp

domingo, 14 de junho de 2009

O apartamento de um francês à moda brasileira


A decoração do apartamento do chef

Xavier Leblanc reflete esse mix de culturas, com muita cor, artesanato e móveis vintageXavier (pronuncia-se Zaviê) Leblanc nasceu em Mouzon, no norte da França, e tinha 11 anos quando veio com a família para o Brasil. O ritmo frenético de São Paulo conquistou o francês, que ao conhecer Claudia teve certeza: aqui era seu lar. Em 1996, abriu o La Tartine, com um menu de receitas da mãe. O apartamento onde moram com os quatro filhos fica num prédio antigo, perto do centro, a dois passos do bistrô. A decoração mistura artesanato, móveis vintage, peças garimpadas e muita cor. Para dar vazão à paixão que o casal tem por garimpar peças especiais de artesanato, Claudia abriu uma loja também na mesma rua – a Loja Loja –, que só trabalha com essas descobertas bacanas. Conheça mais sobre o estilo dos franceses que vivem no Brasil nesta outra reportagem.

http://casa.abril.uol.com.br/materias/apartamentos/imagem/cc-0572-106-apartamento-de-frances_abre.jpg


Como ser francês em quatro lições rápidas

• Colorir os ambientes sem medo. Escolher pelo menos uma parede e pintar com cor forte.
• Decorar com humor. Colocar peças divertidas em meio a outras mais comportadas.
• Garimpar móveis em feirinhas e brechós e reformá-los com pintura e aplicações.
• Frequentar os parques da cidade para fazer piqueniques em família.

Os móveis vintage da sala de jantar foram um achado da feira do Bixiga, em São Paulo. Latas antigas de chocolate em pó francês e peças de família enfeitam o bufê junto com uma nova aquisição: um simpático gnomo da Loja Loja.


“Levamos quatro anos para encontrar a obra de cima do bufê. Enquanto isso, o espaço ficou vazio”, conta Claudia. A obra Adão e Eva no Paraíso é da Oficina de Agosto. O sotaque francês aparece nas cores fortes e no jeito bem-humorado de dispor as peças, como as flores na leiteira.


A fachada do prédio onde mora a família e Xavier e Claudia com os filhos, Max, 12 anos, Chloé, 10, Clara, 7, e Arthur, 3.

Ao fundo da sala de estar, o violoncelo marca presença. Xavier foi baixista da banda Metrô, é apaixonado por jazz e sempre toca para a família. Para trazer mais cor para o ambiente, Claudia forrou o sofá e fez almofadas de diferentes estampas de tecidos indianos da Loja Loja. Sobre a mesa de centro vinda de Bali, a bandeja é um círculo de madeira compensada coberta com espelho. Os copos coloridos vieram do bairro da Liberdade, em São Paulo, e da Loja Loja. A girafa de madeira é do Depósito Santa Fé, e a boneca africana foi presente de um amigo francês que, como Xavier, adora artesanato.

O fícus ficou mais alegre com as luminárias japonesas coloridas (encontradas no bairro da Liberdade, em São Paulo). Sobre a vitrola anos 1950, a roda-gigante é uma luminária que não só acende como gira (da Loja Loja).


As poltronas do tipo pé palito vieram do Lar Escola São Francisco. O presépio de bonecos de madeira foi um presente da mãe de Xavier.

O órgão de igreja também veio do Lar Escola São Francisco.

No quarto azul, o berço patente virou um sofá. A geladeira que a Brastemp lançou imitando as dos anos 1950 foi presente de Xavier para Claudia. Na parede, retratos de família.

Fachada do bistrô La Tartine.