Do GG ao pp

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Rota de fuga!


Aprenda com a nutricionista Cynthia Antonaccio a escapar das situações que destróem qualquer dieta,

A alimentação equilibrada deve ser um hábito constante para aqueles que desejam se manter na linha. E a disciplina deve ser ainda maior para os que precisam perder alguns quilinhos. No entanto, a desistência da dieta antes de perder o peso desejado é fato comum. A dieta vive ciclos que começam geralmente na segunda-feira e terminam na primeira festa de aniversário, casamento, viagem ou situações divertidas, nas quais inevitavelmente terão delícias gastronômicas.

Qual seria, neste caso, a melhor solução? Não ir às festas? Não. Certamente essa solução não é a melhor. Veja as dicas que deixo para você se divertir, sem comprometer sua dieta em diferentes situações:

Aniversários: Tem época que é uma festa atrás da outra, daí tudo cai por terra. Se a festa for tarde, procure não ir em jejum, mas também não vale consumir muitas calorias antes de sair de casa, pois de qualquer forma, irá comer na festa devido ao estímulo e impulso. Sopinhas instantâneas ou shakes de gelatina com frutas podem saciar momentaneamente pelo volume gástrico. Na festa, faça opções inteligentes: se for servido um jantar, procure não petiscar muito, escolha 2 itens para provar. O ideal seria escolher entre consumo extra de calorias ou do álcool ou da sobremesa. Está em suas mãos.

Casamento: se for um buffet, apesar de mais opções, é bem mais fácil controlar. Neste caso, faça apenas um prato, incluindo vegetais. No serviço à francesa, uma opção é não consumir os pratos até o final, coma apenas 50 a 60% de cada prato servido. Talvez a bebida alcoólica seja a parte mais difícil de controlar, mas uma dica é intercalar com bebidas diet ou água e preferir bebidas mais fortes como as destiladas tipo uísque e vodka que demoram mais para ser consumidas; cerveja e prosseco, bebe-se muito rápido. Na hora dos doces, vá com calma, escolha 3 docinhos mais apetitosos e se não gostar na primeira mordida, deixe de lado.

Viagens: é bem verdade que a gastronomia faz parte do roteiro da viagem. Por isso, a idéia não é restringir, mas compensar opções gordas com magras no mesmo dia. Por exemplo: se você vai aquele restaurante fantástico que e terá direito a um menu completo, com entrada e sobremesa; neste dia, economize na outra refeição principal com uma salada e/ou sopa, enfatizando vegetais, ou com um sanduíche light. E nos intervalos prefira iogurte light e suco sem açúcar.

Coquetéis: os petiscos de eventos são geralmente tentadores no sabor e na forma que se apresentam: a vontade é de prová-los todos. Portanto, selecione alguns. Dê preferência àqueles que são assados, com massa de pão ao invés de massa de quiche. Recheios mais protéicos como carpaccio, salmão, queijo, camarão, peito de peru, e outros frios são sempre opções mais magras e que permitem maior saciedade que os patês. Se consumir bebidas alcoólicas, prefira aquelas mais secas e evite qualquer adição de açúcar.

Churrasco: tente evitar beliscar o tempo todo. Estabeleça um horário para começar e terminar de comer. O básico é fundamental: deixe de lado as gordurinhas aparentes da carne. Por mais que se controle, você consumirá uma quantidade maior de carne – que é fonte de proteínas e gordura. Neste caso, sugiro compensar este excesso diminuindo a quantidade de carboidratos. Sendo assim, passe longe do trio farofa, arroz e salada de batata. No máximo, inclua 1 pão sem miolo com vinagrete. Por outro lado, tente investir nos vegetais, seja na forma de saladas variadas, ou com tomate e cebola assados na brasa.
Cynthia Antonaccio é mestre em Nutrição e proprietária dos restaurantes Equilibrium Healthy Food