Do GG ao pp

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Faça dieta sem perceber


A nutricionista Cynthia Antonaccio revela o segredo de não sofrer e emagrecer: "Invista no volume"
Quem não é estimulado por um belo prato? Bem servido, colorido e com volume? A primeira impressão é a de saciedade imediata, certo? Do contrário, a fome chega até aumentar quando é possível ver o fundo do prato entre as porções de alimentos - que mais parecem de brincadeira.
Portanto, uma das estratégias para consumir menos calorias, sem abrir mão de um prato bem servido, é aumentar o volume da refeição com alimentos de baixa caloria – geralmente ricos em fibras e água. Dessa forma, ou você irá mastigar por mais tempo, ou conseguirá preencher o volume do seu estômago de forma mais eficiente.
Isso tudo sinaliza ao cérebro que é hora de parar de comer.

Essa estratégida tem sido divulgada há algum tempo e também pesquisada por Barbara Rolls Guthrie, professora de Nutrição da Universidade de Penn State e autora do livro The Volumetrics Eating Plan.Por mais que não existam alimentos proibidos, talvez seja mais fácil ganhar peso comendo alimentos que em pequena quantidade concentram muitas calorias, como os sorvetes, chocolates e fruturas.
Mas como qualquer teoria e pesquisa só funciona quando há exemplos fáceis de seguir, anote a melhor forma de aumentar volume e saciedade e ao mesmo tempo diminuir o valor calórico da sua refeição:

- Comece a refeição da noite por uma sopa de legumes com muitos temperos. O volume do líquido e o sabor intenso diminuem o impulso que tende iniciar a refeição principal;
- Sempre inclua uma saladinha na refeição, seja almoço ou jantar. Corte os vegetais em diferentes formatos - Ralados, picados, fatiados- todos os formatos são válidos. Cogumelos, palmito e alcachofras, mesmo em conserva, são vegetais que trazem glamour e volume em poucas calorias;
- Adicione vegetais com talos, como brócolis e couve flor ao arroz, assim comerá menos arroz e mais vegetais;
- Opte pelo milho em espiga, como ele dá mais trabalho para comer e um certo volume no prato, além de favorecer a mastigação, como resultado é bem provável que você coma pouco.
- Adicione legumes em tiras, ou cubos aos refogados de carne. Cenoura, abóbora
- Na hora do lanche, aumente o volume do sanduíche com folhas e fatias de tomate. Evite queijo branco, e prefira os frios, atum, frango desfiado – estes trazem muito sabor e menos gordura. Umedeça com 1 colher de maionese que contribui com apenas 36 calorias de boa qualidade, ou queijo light.
- Ao escolher seu suco do lanche ou das refeições principais, procure frutas que em pequena quantidade já oferecem muito sabor e precisam de água para diluir
- Na hora da sobremesa, dilua as frutas ou incremente o sabor com sorvete light e cubos de gelatina diet.
Por outro lado, fique esperto em pequenas ciladas que facilmente potencializam as calorias do seu cardápio:
- Temperar a salada com excesso de molhos! O azeite, por mais saudável que seja contribui com 100 calorias em cada colher de sopa. Invista no limão, aceto, alho, pimenta e ervas.
- Cobrir ou rechear carnes com queijo, frios e cremes que adicionam mais calorias das gorduras nem sempre de melhor qualidade,
- Acompanhar as refeições sucos prontos ou mesmo os naturais adoçados com muito açúcar.
- Consumir água de côco somente e nunca água pura;
- Não sair de perto da máquina de café capuccino ou chocolate;
- Beliscar frutas o dia todo, quando parar para contabilizar lá se foram facilmente 300 calorias pra dentro!
É isso ai! Aposte no volume para dar um basta na fome! É só curtir e perder peso.