Do GG ao pp

domingo, 14 de junho de 2009

Tudo no mesmo espaço

Uma festa para 100 convidados inaugurou o apartamento. É claro que as pessoas não chegaram todas ao mesmo tempo - enquanto algumas saíam, outras entravam. Mas o morador, o administrador de empresas Henrique, calcula que, no auge do evento, cerca de 50 amigos se espalhavam por cozinha, salas de jantar e estar e quarto. Acomodar tanta gente nesses ambientes, sem sufoco, só foi possível porque as paredes entre eles vieram abaixo durante a reforma. "É impressionante o quanto o apartamento ficou mais amplo e gostoso", afirma. Responsáveis pelo projeto, os arquitetos Alan Chu e Cristiano Kato são amigos do proprietário há tempos e sabiam de suas demandas. "Ele é solteiro e aprovou a idéia de abrir todos os ambientes. Além disso, gosta de cozinhar e receber", conta Alan. A cozinha, na qual Henrique testa suas receitas de risoto, virou um ponto de atração graças aos azulejos azuis e brancos, aplicados inclusive sobre a porta de entrada e o quadro de luz.

52 idéias para apartamentos pequenos

Veja uma galeria com 15 peças versáteis que não ocupam espaço

56 m² para rapaz solteiro
75 m² para moça solteira
70 m² para casal e bebê

"56 m² para rapaz solteiro
Integração para ganhar espaço
Com o apartamento de 56 m², recém-comprado, ainda no contrapiso, o empresário paulista Daniel Sirvente buscava a indicação de um profissional para ajudá-lo com a decoração. A sugestão veio de sua mãe: o arquiteto Antônio Ferreira Jr., um colega da academia de ginástica. No encontro dos dois, o cliente tinha um único pedido: "Quero tudo branco", enfatizou. Já o profissional, em parceria com o sócio, Mario Celso Bernardes, apresentou três propostas de projeto. Acabaram convencendo Daniel a entrar de cabeça numa reforma, que durou quatro meses e integrou todos os ambientes - até o terraço. Apenas o quarto do rapaz ficou isolado. O branco acabou dividindo espaço com o cinza e o preto.

A rede (Depósito Kariri) convida ao relaxamento no novo espaço de estar. Para barrar a entrada de vento no antigo terraço, foi feito o fechamento com painéis de vidro retráteis (Vetro System). Na foto abaixo, quadro com foto de Luciana Napchan.

O morador já tinha o conjunto de sofás revestidos de couro preto, por isso os arquitetos planejaram o estar de forma a abrigá-los. As cadeiras brancas, assinadas pelo designer Konstantin Grcic, são de alumínio fundido (da Magis, à venda na Micasa).

-
Planta

Na sala de jantar, o pendente grande (Mamma Mia, da Wall Lamps) contrasta harmoniosamente com o espaço pequeno e ilumina toda a área. Junto à mesa, cadeiras amarelas Dolly, do designer Antonio Citterio, são feitas de plástico (Kartell).

Voltar ao topo

75 m² para moça solteira
Apartamento renovado para a vida de solteira
Depois de dois anos morando no exterior e solteira novamente, a gerente de logística Ariane estava disposta a inaugurar uma nova fase da vida. Para isso, nada melhor do que promover mudanças no apartamento paulistano, de 75 m², onde praticamente nem havia morado. "Achava a planta mal distribuída e queria espaço para o home office", conta a moça. Uma obra que incorporou essa solução num apartamento do mesmo prédio levou Ariane a procurar as arquitetas Silvia Franchini e Priscila Baliú. "Isolamos um canto da sala atrás do móvel que apóia o home theater, e assim surgiu o espaço do escritório. A medida também estabeleceu áreas para o estar e o jantar", explica Priscila.

Como a moradora adora o Rio de Janeiro (ela já morou lá a trabalho), um painel com a imagem da cidade foi a sugestão para a sala de jantar. As arquitetas escolheram a foto e encomendaram uma impressão em grande formato à Tergoprint. Em sintonia com a forma da mesa, o pendente Bossa (Lumini) também tem formas arredondadas. No estar (abaixo), a decoração tem base neutra no sofá (Micasa) e ganha cores nos acessórios, como as almofadas. Também da Micasa, a poltrona Swan amarela é outro destaque.

-
Planta

O papel de parede de seda rosa com estilo antiguinho (Conceito Decor) reforça o ar feminino do canto de beleza. Completam o romantismo a cadeira dourada Laura (Micasa) e os quadrinhos na parede. No fundo, as portas do armário são espelhadas e ajudam a moradora a conferir o visual. "Adoro este espaço. Passo aqui todos os dias para me arrumar", conta.


70 m² para casal e bebê
Marcenaria coloca tudo no lugar
O freqüente vai-e-vem entre Brasília e São Paulo levou o casal Paula e Luís Felipe a optar por um apartamento próprio na capital paulista para fugir da impessoalidade dos hotéis. Mas, com uma área de apenas 70 m², precisava de soluções para guardar todo equipamento de som do marido, que também é músico. Eles encontraram a resposta na revista Casa Claudia: um projeto do arquiteto Ricardo Umada para um apartamento pequeno, publicado em julho de 2002. "Gostamos do aproveitamento dos espaços. Havia lugar para armazenar tudo", conta Paula. De cara, o profissional planejou uma nova distribuição, com cozinha integrada e sem desperdícios. "A planta chanfrada foi um desafio, mas driblei os problemas com marcenaria", diz Ricardo.

Para facilitar o manejo da torneira da pia, que fica esquerda, o comando é 1/4 volta. A cuba também permite o encaixe do escorredor de louça e pode ficar ali mesmo quando se está lavando os pratos. Assim, não ocupa espaço sobre o tampo. Atrás da mesa do jantar, um armário com duas portas laterais esconde vassouras e apetrechos de limpeza. A geladeira ocupa um nicho entre o armário e a parede. Na foto abaixo, a tela (Monica Filgueiras Galeria) disfarça o volume da coluna estrutural e esconde a caixa de força.

-
Planta

Em busca de uma poltrona para a sala de estar, arquiteto e cliente saíram às ruas visitando lojas. Detalhe: a moça estava grávida de sete meses e meio e agüentou firme as andanças. "Quando ela se sentou nesta peça de espaldar alto, sentiu-se bem como em nenhuma outra. Isso garante que é uma poltrona realmente confortável", completa. A peçaé da Interni. As plantas aquáticas junto à janela são perfeitas para moradores que viajam muito, pois não pedem manutenção.

50. Este sofá-cama já estava no apartamento e foi mantido para servir aos hóspedes. Ricardo mandou reformá-lo e o revestiu com chenile importado (MB Decorações). Agora, fica no quarto de hóspedes, que é também onde o proprietário ensaia.
51. Atrás do sofá-cama, este painel estofado faz o papel de cabeceira e também contribui para a acústica do quar to. Feito de madeira e espuma, foi revestido de seda e trabalhado com botões, no estilo capitonê.
52 .BOA IDÉIA O espaço na cozinha era muito limitado, mas o casal não abria mão de ter um microondas (veja detalhe). Ricardo encontrou lugar para ele ao criar um nicho que invade o quarto de hóspedes. Para disfarçá-lo, fechou os fundos com um painel de madeira e no restante do volume fez uma prateleira para livros.

Para exibir as guitarras do morador de forma organizada, um painel de madeira fixado na parede sustenta as peças. Detalhe: um adesivo com estampa de árvores (Tergoprint) enfeita o painel e dá charme à composição.">-




De uma quitanda do bairro de Santa Teresa, que os arquitetos fotografaram numa viagem ao Rio de Janeiro, veio a idéia de revestir a cozinha com azulejos antigos (Cemitério dos Azulejos). Balança da Jacaré do Brasil, panelas da Utilplast e coifa da Pulsar. Mesa de jantar da Tok & Stok e cadeiras de Paulo Castellotti." width="450" height="359">
Neste volume, revestido de peroba clara de demolição (O Relicário), os arquitetos esconderam o lavabo e o banheiro. Juntamente com a área de serviço, são os únicos ambientes fechados do apartamento.De uma quitanda do bairro de Santa Teresa, que os arquitetos fotografaram numa viagem ao Rio de Janeiro, veio a idéia de revestir a cozinha com azulejos antigos (Cemitério dos Azulejos). Balança da Jacaré do Brasil, panelas da Utilplast e coifa da Pulsar. Mesa de jantar da Tok & Stok e cadeiras de Paulo Castellotti.

Após a reforma, este apartamento de 58 m², em São Paulo, ficou praticamente sem paredes internas e ganhou móveis de linhas retas e limpas, detalhes primorosos de acabamento e compartimentos ocultos para guardar objetos.
A cama fica sobre um piso elevado em 20 cm. “Criamos um desnível que setoriza de forma sutil a área do quarto”, diz Alan Chu. Durante a obra, surgiu a idéia de aproveitar o vão sob a madeira como um espaço de armazenamento. Para tanto, foram feitas estas duas aberturas de 75 x 75 cm, altura de 15 cm. Um puxador embutido (Ketesi) permite erguer as portas.
A cama fica sobre um piso elevado em 20 cm. “Criamos um desnível que setoriza de forma sutil a área do quarto”, diz Alan Chu. Durante a obra, surgiu a idéia de aproveitar o vão sob a madeira como um espaço de armazenamento. Para tanto, foram feitas estas duas aberturas de 75 x 75 cm, altura de 15 cm. Um puxador embutido (Ketesi) permite erguer as portas.
Tocar música eletrônica é um dos hobbies do morador. Por isso, os arquitetos desenharam este móvel para acomodar a mesa de som. “Nas paredes que fazem divisa com o apartamento vizinho e no teto, usamos gesso acartonado com lã de rocha para fazer o isolamento acústico”, explica Cristiano Kato. Sob o piso, uma manta de drenagem ajuda a amenizar o barulho.
Tocar música eletrônica é um dos hobbies do morador. Por isso, os arquitetos desenharam este móvel para acomodar a mesa de som. “Nas paredes que fazem divisa com o apartamento vizinho e no teto, usamos gesso acartonado com lã de rocha para fazer o isolamento acústico”, explica Cristiano Kato. Sob o piso, uma manta de drenagem ajuda a amenizar o barulho.
O espelho do ambiente pode ser ocultado por uma porta de aço, que, na parte externa, é revestida de azulejos. Quando  fechada, a paginação da parede se completa. “É uma brincadeira, uma referência a outras portas camufladas do projeto”, diz Alan. Note que torneira e sifão foram encomendados na cor branca (Deca), reforçando a unidade visual.
O espelho do ambiente pode ser ocultado por uma porta de aço, que, na parte externa, é revestida de azulejos. Quando fechada, a paginação da parede se completa. “É uma brincadeira, uma referência a outras portas camufladas do projeto”, diz Alan. Note que torneira e sifão foram encomendados na cor branca (Deca), reforçando a unidade visual.

No bloco de madeira de demolição, há vários compartimentos. Sob o nicho do bar (abaixo) está a adega e, acima dele, prateleiras para guardar pratos e copos. As portas destes móveis ficam disfarçadas, encaixadas na superfície. “Procuramos sempre trabalhar com linhas limpas”, afirma Alan. Taças da Conceito Firma Casa.No bloco de madeira de demolição, há vários compartimentos. Sob o nicho do bar (abaixo) está a adega e, acima dele, prateleiras para guardar pratos e copos. As portas destes móveis ficam disfarçadas, encaixadas na superfície. “Procuramos sempre trabalhar com linhas limpas”, afirma Alan. Taças da Conceito Firma Casa.

Necessária para o isolamento acústico, a parede de gesso permitiu a criação deste rasgo iluminado. A lâmpada instalada na abertura é uma incandescente comum." width="450" height="301">
Encontrado em um bazar do tipo “família vende tudo”, o espelho de moldura escura se casou perfeitamente com a decoração. Tapete da Casamatriz e sofá feito por tapeceiro. Mesas lateral e de centro (Collectania) e foto de Alexandre Órion (Micasa)Necessária para o isolamento acústico, a parede de gesso permitiu a criação deste rasgo iluminado. A lâmpada instalada na abertura é uma incandescente comum.

A cortina de voal cristal (confecção de Odair Lopes) cobre toda a parede, na qual há duas janelas. Para os arquitetos, ter uma cortina em cada esquadria geraria um ruído visual." width="450" height="283">
O móvel de laminado ebanizado exibe, de um lado, a TV, e de outro, a mesa de som do morador. Toda a marcenaria foi desenhada pelos arquitetos e executada por Paulo Castellotti.A cortina de voal cristal (confecção de Odair Lopes) cobre toda a parede, na qual há duas janelas. Para os arquitetos, ter uma cortina em cada esquadria geraria um ruído visual.
Esta portinha, que esconde os equipamentos, é uma moldura na qual se esticou uma tela de caixa de som. Mesmo fechada, deixa passar o sinal do controle remoto.Esta portinha, que esconde os equipamentos, é uma moldura na qual se esticou uma tela de caixa de som. Mesmo fechada, deixa passar o sinal do controle remoto.
Fixado a 20 cm de altura, o armário fica solto do piso (o distanciamento se repete entre o móvel e o teto). O recurso traz leveza e sensação  de  profundidade.
Fixado a 20 cm de altura, o armário fica solto do piso (o distanciamento se repete entre o móvel e o teto). O recurso traz leveza e sensação de profundidade.
Fixado a 20 cm de altura, o armário fica solto do piso (o distanciamento se repete entre o móvel e o teto). O recurso traz leveza e sensação  de  profundidade.
Fixado a 20 cm de altura, o armário fica solto do piso (o distanciamento se repete entre o móvel e o teto). O recurso traz leveza e sensação de profundidade.

Marcenaria remete ao minimalismo oriental
Uma caixa de 2 m x 60 cm, altura de 1,10 m, compõe o móvel da TV LCD de 40", posicionado entre sala e quarto. Atrás da peça, note o degrau que separa os ambientes: o desnível se estende até a área sob as janelas e, nesse local, comporta mais alçapões. A madeira de demolição equilibra a presença da cor preta.

A cabeceira da cama forma um L. Assim, o proprietário pode se apoiar para ler onde preferir. Da lateral, sai uma mesinha. Luminária da Reka. O armário, ao fundo, dispõe de ferragens do tipo coplanar, que mantêm as portas de correr alinhadas quando fechadas. No lugar de puxadores, há cavas em baixo-relevo.

Ao optar por integrar ambientes e ter poucos móveis, o morador conquistou espaço para uma cama no tamanho super king (1,98 x 1,98 m), coisa rara em apartamentos pequenos. Centralizado no quarto, o móvel não atrapalha o acesso ao armário e atrai a atenção devido à estrutura, que lembra um modelo com dossel.