Do GG ao pp

segunda-feira, 20 de julho de 2009

7 regras de ouro para emagrecer

Pressão alta

Foto: Dreamstime

1. Avalie se tem algum problema de saúde

Consulte um médico e veja como está o seu metabolismo. Alterações no hormônio da tireoide provocam aumento de peso. Se tiver o problema, só reeducação alimentar não adianta.

2. Controle suas emoções

A ansiedade é uma das maiores causas de ganho de peso. Você precisa acabar com ela para conseguir controlar sua vontade de comer a toda hora. Em casos mais graves, você vai precisar da ajuda de um psicólogo ou de um psiquiatra.

Foto: Dreamstime

3. Tenha disciplina

Organize sua rotina e suas tarefas diárias pensando no seu emagrecimento. Encontre tempo para caminhar por 30 minutos todo dia. O sucesso da dieta vai depender da sua disciplina e da firmeza em suas atitudes.

4. Coma devagar

Mastigue bem e devagar para não comer demais. Obrigue-se naturalmente a comer um pouco menos que antes. Pratique o seguinte exercício: baixe os talheres a cada três garfadas. Assim, você terá mais tempo para pensar e poderá acabar de vez com o hábito de comer por compulsão.

Foto: Dreamstime

5. Anote o que você come

Faça um diário com todos os alimentos consumidos. Elabore uma tabela com café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. A cada refeição, anote o que comeu. Depois, avalie se seguiu a dieta.

6. Peça ajuda à família

Não é necessário que todos adotem a dieta, mas devem colaborar. Diga para não colocarem alimentos à sua vista. Quanto mais difícil for pegá-los, menos você terá vontade de comer.

7. Perdoe-se pelos deslizes

Não sofra muito se um dia sair da linha. As recaídas fazem parte. Não encare o erro como derrota. Se pisar na bola, volte à dieta logo depois.