Do GG ao pp

terça-feira, 28 de julho de 2009

Composteira



Processo de reciclagem de material orgânico é fácil de fazer, rápido e produz esterco de boa qualidade

Texto Gustavo Laredo
Ilustração Filipe Borin


A lata de lixo pode estar com os seus dias contados. É cada vez maior o número de produtores rurais que separam latas, papéis, vidros, embalagens de agrotóxicos para processos de reciclagem. Fossas negras estão sendo substituídas por equipamentos biodigestores. A preocupação com o meio ambiente faz sentido e tem uma via de mão dupla: além de preservar a natureza para as futuras gerações, pode gerar lucro. Só a reciclagem de sucata, por exemplo, movimenta cerca de 3 bilhões de dólares por ano no país.

No entanto, o lixo doméstico ainda está longe de ser reaproveitado. Com a capacidade esgotada, os lixões já não conseguem mais absorver a quantidade produzida pela população. Os resíduos orgânicos, como restos de comida, podem (e devem) ser utilizados como adubo na produção agrícola. E uma das maneiras de se fazer isso é por meio da construção de composteiras em propriedades rurais.

O processo é simples. Para o produtor que possui espaço e tem lixo orgânico de sobra, basta apenas construir leiras trapezoidais ou piramidais no solo, intercalando palha e esterco até formar uma pilha de 1,20 metro. Para quem tem uma área limitada, a construção de uma composteira de alvenaria é a melhor opção.

De acordo com o engenheiro agrônomo Raul Shiso Toma, a composteira não forma cheiro, pois se trata de um processo aeróbio. 'Caso isso aconteça é porque há algum problema, como excesso de umidade ou falta de oxigênio no interior da leira causada pela compactação do material', explica. Além disso, como não há odor, não há o surgimento de animais ou insetos, somente aqueles responsáveis pela decomposição da matéria orgânica.

O tempo médio de compostagem da leira varia de três a quatro meses dependendo das condições ambientais e das características dos materiais utilizados. O composto orgânico produzido pode ser reaproveitado em hortas, jardins, lavouras e no pasto. Além de adubo, o material serve como condicionador do solo.

Abaixo, ensinamos a montagem de dois tipos de composteira. A primeira pode ser feita diretamente no solo e exige mais espaço na propriedade. A segunda, de alvenaria, tem proporções reduzidas e é recomendada para produtores que não possuem uma área maior ou não produzem grande quantidade de lixo. Recomenda-se a construção em locais protegidos de chuvas e ventos fortes, não precisando ser coberto, necessariamente.


Tome nota

Texto Gustavo Laredo
Ilustração Filipe Borin



Espaço entre as leiras é fundamental para a revirada do composto

MATERIAL
• Palha (podem ser folhas de árvores, grama cortada, serragem, maravalha, galhos triturados etc)
• Esterco ou restos de comida
• Blocos de alvenaria
• Argamassa
• Pá
• Enxada
• Carrinho de mão




AINDA NESTA MATÉRIA

1>>> Monte cada leira da composteira em formato piramidal ou trapezoidal, com uma base de 1,20 metro a 1,50 metro. A altura pode variar entre um metro e 1,20 metro. É importante não diminuir este tamanho para não prejudicar a temperatura e a umidade do composto, uma vez que uma leira baixa perde calor. Coloque as leiras uma ao lado da outra, deixando entre elas um espaço para circulação

2>>>O comprimento da composteira irá depender do uso de cada hectare e da quantidade de resíduo que o produtor possui na propriedade. Recomenda-se a construção de quatro composteiras no mínimo.

Para calcular o comprimento de cada leira é preciso saber que o material orgânico, em geral, tem densidade baixa, de aproximadamente meio quilo por litro. Portanto, se o produtor tiver 100 quilos de material orgânico por dia, ele terá 200 litros de adubo. Uma leira de 1,5 metro de base, altura de 1,2 metro e produção mensal de seis metros cúbicos de resíduo terá um comprimento de 3,5 metros aproximadamente.

O espaço necessário para a composteira, segundo este exemplo, é de 42 metros quadrados, pois é preciso deixar o dobro de área para a revirada do composto e corredores entre as leiras

3>>> Coloque uma camada de 20 centímetros de palha e 5 centímetros de composto. Repita esta operação até chegar a altura de 1,20 metro. Para a composteira caseira, no lugar do esterco, coloque restos de comida. Mantenha sempre a leira umedecida com água

4>>> O composto orgânico deve ser formado na proporção de três para um, com uma parte de esterco ou de materiais de baixa relação carbono-nitrogênio, como restos e estercos animais e sobras de alimentos, e três partes de restos vegetais ou de materiais de alta relação carbono-nitrogênio, como galhos e folhas secas

5>>> Para a montagem da composteira doméstica, faça com os blocos de alvenaria quatro baias de um metro cúbico cada. No entanto, deixe a parte da frente mais baixa para facilitar a remoção da compostagem. Utilize a primeira baia para misturar o composto e vá, com o passar do tempo, colocando o material na segunda, terceira e quarta baias até poder utilizar o adubo na lavoura