Do GG ao pp

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Doce de abóbora (Festa Junina)

Doce de abóbora (Festa Junina)

Ingredientes:
2 pratos fundos de açúcar
2 xícaras (chá) de coco ralado
1 abóbora moranga média

Modo de Preparo:
Descasque a abóbora, corte-a em pedaços e coloque em uma panela. Adicione 1 copo de água, leve ao fogo e deixe cozinhar por 40 minutos até que esteja bem macia. Assim que estiver cozida, retire do fogo e bata no liquidificador. Em seguida, coloque a mistura em uma panela, adicione o açúcar e leve ao fogo. A proporção entre a massa de abóbora e o açúcar deve ser a mesma. Tampe parcialmente a panela, reduza o fogo e deixe a mistura cozinhar, mexendo sempre até que o doce esteja soltando do fundo da panela. Antes de açucarar, junte o coco ralado, misture e retire do fogo. Despeje o doce em uma assadeira untada e deixe esfriar. Em seguida, corte em quadradinhos. Se preferir, polvilhe com coco ralado.

Crepe de Maça (Outono)

Ingredientes:

Massa:

250g de farinha
1 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
3 ovos
3 copos de leite
2 colheres de chá de óleo
2 colheres de chá de conhaque

Recheio:
6 maçãs
6 colheres de açúcar
100g de manteiga
1 pitada de canela

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes da massa e deixe repousar por duas horas no mínimo. Enquanto isso, prepare o recheio: Cozinhe as maçãs, sem casca e sem sementes, com a canela, o açúcar e a manteiga. Deixe cozinhar até as maçãs se desmancharem, formando um creme. Prepare o crepe usando duas colheres de sopa de massa para cada um. Frite em manteira, dourando ligeiramente dos dois lados. Coloque sobre cada crepe duas colheres de recheio e enrole. Vá arrumando em uma travessa e polvilhando com açúcar e canela.

Salada de massa de Inverno

Ingredientes:
sal
6 colheres de sopa de maionese
2 maçãs descascadas, sem sementes, em cubinhos
50 g de nozes picadas grosseiramente
200 g de massa parafuso
1 pimentão verde , sem sementes, cortado em cubinhos
200 g de carne de galinha cozida em cubinhos
2 talos de aipo em cubinhos
pimenta preta moída na hora

Modo de Preparo:
Cozinhe a massa em bastante água com sal, "al dente". Escorra bem a massa e deixe esfriar. Misture a carne de galinha com o aipo, a maçã, o pimentão, a massa e especiarias. Adicione levemente a maionese. Coloque em uma travessa e salpique com as nozes.

Delícia Quente de Café

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 latas (medida) de café forte coado
1 1/2 xícara de conhaque
cravo e canela a gosto

Modo de Preparo:
Misture bem todos os ingredientes, menos o conhaque, leve ao fogo até levantar fervura. Junte o conhaque, sirva quente em canecas de louça polvilhando canela em pó.

Molho de Café para Acompanhar Carnes

Ingredientes:
100 gr de manteiga
100 ml de café bem forte
150 ml de creme de leite
50 ml de vinho branco
100 ml de molho de carne
sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Bata a manteiga com o café até ficar bem cremosa. Tempere com sal e pimenta e reserve. Numa frigideira aqueça a manteiga, doure a carne que vai ser usada (dê preferência em bifes), retire a carne e na própria gordura coloque o vinho, o molho de carne e por fim o creme de leite. Sirva quente sobre os bifes, salpicando salsinha picada.