Do GG ao pp

sábado, 11 de julho de 2009

Kama Sutra ganha ilustrações de artista brasileira







kama_sutraSexo é poesia ....“amor, prazer e diversão”, para a artista plástica Suppa. Ela acaba de lançar um livro de ilustrações do Kama Sutra. Com linguagem poética, ela recria visualmente o livro que há dois mil anos incedeia a imaginação de homens e mulheres. “A intenção foi desmistificar a obra, que vai muito além do fazer amor em 64 posições”, diz a ilustradora de “Kama Sutra no Olhar de Suppa” (Editora Manole)

“Me lembro que quando minha filha de 13 anos se deparou na livraria com o Kamasutra ilustrado com fotos disse: ‘Que nojo!’; Hoje ela e suas amigas olham meu livro e acham lindo e divertido”, conta a Suppa acrescentando que no dia do lançamento tinham muitas crianças e adolescentes presentes. E tudo encarado com muita naturalidade.

São 64 imagens criadas pela artista plástica a partir das posições sexuais propostas pelo indiano Vatsyayana. “O Kama Sutra é na verdade um compêndio sobre a magia que há no encontro entre duas pessoas. É preciso dizer que a obra original tem sete capítulos e apenas um deles mostra as posições sexuais. Ou seja, o que me encantou no Kama Sutra foi que ele revela o que você pode fazer para provocar o envolvimento, e para encantar o seu amor. Por isso que na minha releitura não há lugar para o explícito”, conclui.

Com novas cores e pitadas de humor e delicadeza, a artista fez adaptações: “Quando você olha o meu livro, o mais importante não são as posições, mas a felicidade e o momento mágico no qual os personagens estão vivendo”, diz. “A mulher retratada é apaixonada sem preconceito, sem tabus, que adora sexo como uma maneira de exprimir seu amor, de sentir e dar prazer e se divertir”, destaca ela lembrando que o livro original era dirigido ao homem, para ajudá-lo na conquista de uma mulher.

Para Suppa, um ambiente de cores quentes como vermelho, rosa, abóbora e amarelo pode ajudar a criar um clima de sedução. Tecidos delicados como a seda, chocolates, champanhe e “música quase celestial”, são detalhes que podem dar mais charme as suas noites, segundo ela. “É uma pena esta falta de tempo, que acarreta também em uma falta de interesse e preguiça. Nada como tomar um banho, passar um creminho, colocar uma linda roupa íntima. Para o homem e a mulher”, sugere.

Nascida em Santos,a artista vive e trabalha em São Paulo, depois de anos vivendo em Paris. Seu trabalho já estampou as revistas Cosmopolitan e Elle internacionais. Suppa é autora de livros infantis publicados na Europa e Brasil. Para conhecer mais, visite aqui: www.suppa.com.br

A alma feminina, por grafiteiros

quadro_fbc

As mulheres e as relações humanas uniram os grafiteiros BR e Toz, do coletivo Fleshbeck Crew, na exposição "Conversando Calado", que abre nesta sexta (10) na Galeria Movimento, em Copacabana, Rio de Janeiro. Com 16 telas feitas com spray, tinta acrílica, canetas, tecido, papelão e jornal, a mostra traz um universo carregado de sentimentos.

"Eu já buscava trabalhar o universo feminino há muito tempo. E o Toz já fazia a Nina, a bonequinha. Então pensamos num trabalho que se inspirasse na alma feminina e mostrasse a vida cotidiana a partir das relações", contou BR, como é conhecido Bruno Bogossian. Sua mãe trabalhava com moda, e o carioca de 33 anos cresceu rodeado de croquis: "eu sempre vi aquilo como sendo a representação da mulher ideal e tentei traduzir isso nas telas, essa busca eterna pela beleza, que vejo materializada no meu trabalho também".

São mulheres atraentes, de olhares cativantes e cabelos delicadamente desalinhados que dividem espaço com cenas cotidianas, das relações entre mãe e filho, casais, amigos, irmãos - trabalho do grafiteiro Toz, o baiano Tomás Viana, também da geração de 1976. Em "Conversando Calado", o artista buscou o amor em gestos corriqueiros e trouxe para ambientes psicodélicos. No grafite há mais de 10 anos, criou personagens que ficaram famosos nas ruas do Rio e saíram dos muros para lojas e passarelas: Shimu, Bebê Idoso e Nina viraram objetos de decoração e estampas de roupas.

"Caleidoscópio", de Toz e BR

A expo fica em cartaz até o dia 25 de julho, de segunda a sábado de 11h às 18h. Para saber mais sobre o Fleshbeck Crew, acesse aqui: fleshbeck.com.br.

Galeria Movimento

Shopping Cassino Atlântico:

Av. Atlântica, 4.240 / Loja 211. Copacabana

(21) 22675989

galeriamovimento.com