Do GG ao pp

sábado, 11 de julho de 2009

Direto da Índia: conheça a massagem ayurvédica

Massagem Claudia Godart
massagemayurvedica.com.br
massagem

Toda noite, os espectadores que assistem à novela “Caminho das Índias” são apresentados a algum costume indiano. E um deles é a massagem ayurvédica. No spa, Guto, interpretado pelo ator Marcelo Brou, utiliza diversas técnicas desta terapia.

A ayurvédica, originária da Índia, ganha cada vez mais adeptos. E também adaptações. “O ayurveda é um sistema de conhecimento que busca o equilíbrio do corpo humano”, explica a massoterapeuta Claudia Godard. “É uma ferramenta terapêutica que tem um entendimento mais vasto, que inclui , além da massagem, a medicina”, conta.

Segundo ela, a massagem é apenas uma dos instrumentos da prática. Mas eles vão além. “Eu sou massoterapeuta e não médica. Mas um médico pode receitar óleos para uso externo e interno, compressas”, explica. São receitas criadas individualmente, criadas para cada paciente. “A ayurveda trata das pessoas e não do tipo de pessoas”, ressalta. Já nas massagens, existem alguns óleos que são usados com mais freqüência e que podem ajudar em cansaço, insônia e com as queixas mais freqüentes (foto ao lado).

Dentro da massagem ayurvédica existem técnicas distintas”E quase todas são feita à base de óleos”, diz Cláudia. Não se trata de uma massagem estética, muito menos modeladora. “Não visa a estética e sim o indivíduo.”. Mas claro que o equilibro do corpo reflete no exterior. “A massagem nutre o corpo, ajuda a liberar toxinas, estimula a circulação – periférica, linfática e energética. Com ela, o metabolismo revive. Ajuda a desintoxicar e a auxilia na nutrição dos tecidos”, diz.

As mais comuns, que são mostradas na novela, são a Abhyanga e a Shirodhara. A primeira é realizada com óleo medicinal em todo o corpo e estimula a circulação. Já a shirodhara, é aquela em que um fluxo contínuo de óleo é derramado sobre um ponto”. Em geral, no centro da testa, pois isso ajuda a harmonizar a circulação”, explica.

Onde fazer tratamentos ayurvédicos:

São Paulo

Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala
Rua Coriolano, 169/171 - São Paulo. (11) 3862.7321

naradeva.com.br