Do GG ao pp

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Cozinha mais saudável


fotos: shutterstock / divulgação

Salmão contra inflamações e dores reumáticas
Estudos revelam que suplementos de ômega-3, uma gordura poli-insaturada abundante em peixes de águas frias e profundas, como o salmão e a sardinha, podem reduzir a dor decorrente de inflamações, reumática e cólicas menstruais. Além de saudável, o salmão é delicioso e tem poucas calorias - cerca de 220 kcal em um filé de 100 g. Aproveite todos esses benefícios preparando a receita da chef Maria Emília Atallah, do Buffet Bela Sintra.

Tataki de salmão em crosta de gergelim com redução de maracujá
Ingredientes
* 20 g de açúcar
* 3 maracujás
* Pimenta dedo-de-moça a gosto
* Gergelim preto e branco
* 300 g de filé de salmão sem pele e sem espinhas
* Azeite extravirgem
* Sal

Preparo
Para a redução de maracujá, abra as frutas e coloque sua polpa com o açúcar e pimenta bem picadinha em uma panela. Cozinhe até engrossar e obter uma textura quase como geleia. Prepare o salmão em um recipiente uniforme e alto. Passe o lado que continha a pele em uma camada de gergelim, fixando bem com as mãos. Aqueça uma chapa ou uma frigideira antiaderente. Quando estiver bem quente, regue com um fio de azeite e grelhe o salmão, começando pelo lado do gergelim. Esse processo deve ser rápido; o objetivo é obter uma carne completamente crua por dentro, apenas selada. Vire-o para grelhar o lado sem gergelim. Tempere com sal a gosto e deixe esfriar bem (pode-se até colocar um pouco no freezer). Quanto mais gelado estiver, mais fácil para cortar. Depois, corte fatias de aproximadamente 0,5 cm e sirva sobre um pouco da redução de maracujá.

fotos: shutterstock / divulgação

Brasileiros consomem o dobro do sódio indicado pela OMS
Segundo pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e publicada na Revista de Saúde Pública, o consumo diário de sódio pela população brasileira está duas vezes e meia acima do limite previsto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O vilão é o tempero adicionado à comida, o que inclui o sal de cozinha e condimentos feitos à base de sal, que correspondem 76% de todo o sódio consumido. Eles apontam que a quantidade diária disponível para consumo é de 4,5 g por pessoa, sendo que a ingestão máxima recomendada pela OMS é de 2 g. Para reduzir o consumo de sódio, evite alimentos industrializados e não salgue a comida depois de preparada.

Cozinha mais saudável

fotos: shutterstock / divulgação

Gelatina é bom para as crianças?
A Pro Teste - Associação de Consumidores avaliou 11 marcas de pós para gelatina sabor morango: quatro na versão tradicional, quatro na versão diet e três na versão zero. Conclusão: todas elas não foram apropriadas para o consumo por crianças. Entre os problemas encontrados estão o excesso de açúcar, que pode contribuir para a obesidade infantil, além da adição de edulcorantes (adoçantes) em duas marcas que já continham açúcar e de um corante artificial relacionado a distúrbios no público infantil - Amarelo Crepúsculo, que, segundo a Pro Teste, está associado à hiperatividade e é proibido em países da Europa, por exemplo. Segundo a associação, adultos podem consumir as gelatinas, mas com moderação e optando pelas versões sem açúcar. O resultado completo da avaliação está no site da entidade (www.proteste.org.br).

fotos: shutterstock / divulgação

Aprenda a escolher o bife ideal
Você sabe escolher a carne vermelha para preparála? Segundo o chef americano James Cannon, diretor gastronômico do Ruth´s Chris Steak House, há três segredos simples: carne de primeira, com um pouco de gordura e de cor marrom-avermelhada. Para ele, embora a carne magra pareça mais apetitosa e melhor para manter a forma, faz um bife duro, independente do preparo. Segundo Cannon, um pouco de gordura melhora o sabor e a textura da carne. Já a cor marrom-avermelhada indica que a peça foi exposta ao oxigênio e, por isso, terá um sabor superior. Outro passo essencial, para o chef, é deixar o bife "esperando" por cerca de 30 minutos antes de consumi-lo, tempo suficiente para que a carne absorva melhor o tempero e atinja o ponto ideal.

fotos: shutterstock / divulgação

Faça refeições em família
Pense rápido. Quantas vezes nessa semana você se sentou à mesa e fez uma refeição em família? Provavelmente, o número dado como resposta será bem baixo. A maioria das pessoas não tem tempo ou simplesmente deixou esse hábito de lado. Segundo dados da pesquisa O Poder das Refeições, realizada pela Knorr, esse é um ritual que está em declínio. Apesar disso, a pesquisa constatou que 95% das brasileiras consideram o momento das refeições muito importante para a vida familiar. O estudo mostra que a maior dificuldade para reunir a família na hora da refeição é a diferença de horários (74%), seguida da falta de tempo (46%). Já os principais assuntos debatidos à mesa são: o comportamento dos filhos, escola e planos para o futuro. E você, já sentou à mesa com sua família hoje?

Dieta gordurosa da mãe pode afetar o fígado do feto
Em artigo publicado pela revista Journal of Clinical Investigation, cientistas da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon e da Universidade do Colorado, nos EUA , explicam que o feto é "altamente vulnerável" ao excesso de lipídios durante a gravidez, independentemente de a mãe ser gorda ou magra. Os investigadores concluiram que a exposição aos lipídios (gorduras) durante o desenvolvimento fetal pode aumentar o risco de a criança sofrer complicações do fígado ou doença hepática gordurosa não alcoólica.