Do GG ao pp

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pitadas de saúde no seu cardápio



Você sabe o que é cúrcuma?
Cúrcuma é um dos principais componentes do curry em pó, um condimento nativo da Índia. Segundo a medicina aiurvédica, tradicional no país, esse ingrediente é indicado para doenças do estômago, para curar ferimentos e para "limpar o sangue", sendo usado pelos indianos como remédio caseiro para machucados e inchaços. Aqui no Ocidente, é considerado um importante alimento funcional. "É um dos melhores antioxidantes que existem, por ser riquíssimo em flavonoides", afirma a nutricionista Daniela Jobst, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA. "O cúrcuma é anti-inflamatório e melhora a imunidade", completa.



Troca Esperta
Substitua um brigadeiro pequeno (80 kcal) por uma maçã ou banana assada com canela (80 kcal). Além de menos calórica, essa opção é rica em fibras e sacia a fome por mais tempo Troca Esperta
FONTE: PATRICIA ABBONDANZA, GASTRÔNOMA



Suco para desintoxicar
Quer aprender uma ótima receita de suco para ajudar na desintoxicação? É fácil: bata quatro cenouras cortadas com dois limões descascados e cortados na centrífuga ou no liquidificador e depois junte uma colher (sopa) de óleo de linhaça. O açúcar da cenoura suaviza a acidez do limão, enquanto o óleo de linhaça garante um efeito suave na digestão. Os três ingredientes juntos garantem vitaminas C, K, ácido fólico, betacaroteno e ácidos graxos ômega 3 e ômega 6.








Tábua antibactéria
A Tramontina acaba de lançar uma linha de tábuas de corte culinário

FOTOS: SHUTTERSTOCK / DIVULGAÇÃO

com a tecnologia Microban, uma proteção antibacteriana incorporada ao verniz. A novidade inibe continuamente o crescimento de bactérias e fungos na superfície da tábua, oferecendo mais higiene e evitando o risco de manchas e o mau odor causado pelos micro-organismos. No entanto, é importante lembrar que os procedimentos normais de limpeza devem ser mantidos. As tábuas, fabricadas com madeira retirada de florestas de forma ecológica, são vendidas a partir de R$ 65,00.




Dica:
Se não for servir imediatamente, cubra com plástico, pressionando diretamente sobre a superfície do guacamole. Conserve em geladeira, mas por apenas 6 horas





Pitadas de saúde no seu cardápio

POR ANA CAROLINA NOGUEIRA

GUACAMOLE LUXUOSO
Ingredientes
-2 abacates maduros
-1/4 de cebola picada
-1/2 tomate médio picado em cubos pequenos
-1 pimenta serrano
-1 dente de alho picado
-1/2 colher (chá) de sal

Preparo

1. Corte a fruta ao meio e remova o caroço.
3. Amasse a polpa com um garfo. Lave a cebola com água e seque com papel toalha.
2. Com uma colher, separe a polpa da casca e coloque-a em uma tigela média.
4. Acrescente a cebola, o alho, o sal, a pimenta e o tomate ao abacate e misture bem.




Salva-vidas
O abacate e outros 100 ingredientes escolhidos cuidadosamente compõem o livro 101 alimentos que podem salvar sua vida, da Editora Larrousse. Entre os destaques estão as nozes, que ajudam no emagrecimento, e as gorduras do bem, para a saúde cerebral. Para cada um deles, há uma receita deliciosa e saudável.