Dieta

Cada indivíduo gasta uma certa quantidade de energia básica, mais a energia extra para actividades físicas.

Gasto energético básico:

Para cada kg de peso são necessários 1,3 kcal para cada hora. Exemplo:

Um atleta que pese 65kg precisaria:
1,3 x 24 horas x 65 kg por dia

Gasto energético extra:

Para cada hora de treino são necessários em média 8,5 kcal para cada kg de peso.

Exemplo:

Um atleta que pese 65kg e que treine 2 horas, necessitaria de: 8,5 x 2 horas x 65 kg = 1105 calorias extras na sua dieta diária.

Este atleta de 65Kg que treina 2 horas por dia necessita de uma ingestão calórica de aproximadamente de 3.133 kcal para suprir suas necessidades diárias de energia.

Combustível energético

Valor calórico (Nota: 1 caloria = 1 Kcal)

Carbohidratos – 4 kcal,
Lipídos – 9 kcal and
Proteínas – 4 kcal

Outra Maneira de Medir o gasto Calorico

Ganhar ou perder peso é uma questão de BALANÇO ENERGÉTICO, ou seja, calorias ingeridas versus calorias queimadas. Se ingerirmos mais energia (calorias) do que gastamos, nosso corpo armazena o excesso no tecido adiposo e engordamos.

Por outro lado, se ingerirmos menos calorias do que gastamos nosso corpo remove o que falta dos estoques para compensar o déficit e então emagrecemos.

Existem dois princípios gerais para calcular a quantidade de caloria necessária na nossa dieta.

1º- Nosso organismo utiliza em torno de 33 calorias por dia para cada kg de peso, para as necessidades básicas.

2º- 1 (um) kg de gordura equivale a 7700 calorias.

Exemplo:

Supondo que você pese 70 kg, para MANTER esse peso você utiliza o seguinte critério:

70 kg x 33 cal/dia = 2310 calorias.

Ou seja, se você ingerir aprox. 2300 calorias/dia você não engorda e nem emagrece. Então, se você quer ganhar 1/2 kg por semana e sabendo que 1 kg de gordura equivale a 7700 calorias, sua ingestão calórica deve ser a seguinte:

3850 calorias dividido por 7 dias = 550 caloria por dia.

Para GANHAR 1/2 kg/semana você deve ingerir 2850 calorias por dia (2300+550).

Para PERDER 1/2 kg/semana faz-se a conta inversa, ou seja, 2300-550=1750 calorias por dia.

Esclarecida a questão das calorias, vamos a parte mais difícil: Perder ou ganhar peso! Nosso corpo é constituído de trilhões de células que dependem de proteínas, vitaminas, sais minerais, oligoelementos e mais uma centena de nutrientes TODOS OS DIAS.

Alguns nutrientes nosso corpo fabrica mas a maioria vem dos alimentos que comemos. Portanto, devemos comer só carboidratos? NÃO! Dietas ricas em proteínas? NÃO!
Precisamos de uma dieta que forneça às nossas células 100% dos nutrientes que elas precisam. Acontece que nossos alimentos, bombardeados com agrotóxicos, fertilizantes, conservantes, hormônios, etc, chega na nossa mesa apenas com a côr dos nutrientes, e, como nosso corpo não sabe pedir Vit. A, Vit. B1, Cálcio, Ferro, Proteína, ele diz “tô com fome” na esperança de que o que comermos dará o que ele precisa.

Ele pede fibras, nós damos Rufles, ele pede vitaminas, nós damos um pedaço de bolo de chocolate, ele pede água, nós damos Coca Cola e por aí vai. Por isso, torna-se imprescindível a ingestão diária de Suplementos Nutricionais que complementem a falta dos nutrientes que precisamos para ter vida e corpo saudáveis.


Calculadora de Calorias Freeware


Calculadoracalorias

Este é um programinha bem legal. Alem de calcular as calorias dos alimentos para você, existe a possibilidade de cadastrar alimentos e ainda a dieta diaria.

Ao entrar você informa seu peso e sua altura. O programa calcula o gasto calorico diario para você. Basta encontrar o alimento no lado direito e dar um duplo click. O alimento é transferido para a lado esquerdo onde você controla sua dieta com a quantidade de porções que você escolher.

CALORIAS1

BAIXE AQUI