Do GG ao pp

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pílula contra barriga

Pílula antiobesidade tem poucos efeitos colaterais
Pacientes com depressão, no entanto, devem evitar o remédio de efeito relaxante
Um novíssimo aliado na guerra contra a balança está desembarcando nas farmácias brasileiras. Trata-se do rimonabanto, um remédio do laboratório Sanofi-Aventis, que chega com a promessa de ajudar no combate principalmente à temida gordura visceral, aquela depositada na região do abdômen. Os estudos mostram que a droga conseguiu diminuir a cintura dos voluntários
em 8 centímetros em um ano. Com uma forma de ação inédita, o remédio promete revolucionar o tratamento da obesidade ajudando a combater os males que acompanham a barriga de chope. Ele tem outras ações metabólicas positivas, como a melhora da pressão sangüínea, da resistência à insulina e das taxas do colesterol , enumera o endocrinologista Henrique Suplicy, presidente da Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

O rimonabanto bloqueia a ação dos endocanabinóides, substâncias parecidas às da maconha que assim como a erva -- aumentam o
Dra. Alessandra Rascovski
Endocrinologista

moléculas se encaixam em receptores do cérebro disparando a fome. Esse sistema nos estimula a buscar alimento para garantir energia e estoque para tempos de carestia. E um dos gatilhos desse sistema é justamente o estresse.

As primeiras pesquisas indicam que ele é seguro, com poucas reações como náusea, tontura, ansiedade e diarréia. Mas, por agir num sistema que promove o relaxamento, não é indicado para quem tem quadros depressivos. E atenção: nada de querer torrar poucos quilinhos engolindo a pílula. O remédio só será indicado para os obesos e para quem está com IMC acima de 27, mas já carrega outros fatores de risco como hipertensão.

Se você não é candidato aos remédios...

Faça pelo menos 20 minutos de atividade física por dia. Todo movimento ajuda, desde trocar o elevador pelas escadas até estacionar mais longe do que de costume e seguir a pé parte do caminho.

Coma devagar e aprecie o sabor da comida. Assim o cérebro recebe os estímulos da saciedade e apita a hora de parar sem ataques de gula.

Coloque no prato apenas o que pretende comer.

Não suba na balança a todo momento, além de manter a motivação mesmo com pequenos ganhos de peso. 90% das pessoas que fazem alguma dieta recuperam alguns quilinhos se não mantiverem um ritmo saudável.