Do GG ao pp

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Tire proveito máximo da academia

Faça valer seu investimento e aproveite tudo o que ela oferece


A matrícula na academia é uma iniciativa que merece elogios. Repensar a rotina, fazer os cálculos e arruar tempo para os treinos diários não é simples. Mas seu esforço não pára por aí. É preciso entrar no clima da malhação e não deixar nenhuma oportunidade passar batida.

"Conhecer as aulas, procurar os professores para tirar dúvidas e perder o preconceito contra algumas atividades, caso da musculação, é essencial para obter resultados", afirma o professor Igor Yole, responsável técnico da unidade Higienópolis da Bio Ritmo.Numa entrevista ao MinhaVida, ele dá uma série de dicas para você tirar proveito máximo da academia. Conte com elas para treinar com mais vontade.

Plano de treino
Após fazer a avaliação física, o aluno expõe os seus objetivos a um professor e diz quanto tempo tem disponível para treinar. Baseado nisso, o professor indica as atividades na academia. São sempre dicas das melhores opções ao aluno, priorizando o tempo e objetivos dele. O aluno recebe, junto ao plano, indicações de aulas de ginástica. Ter sempre essas recomendações por perto ajuda a quebrar a monotonia do treino.

Programa variado
Experimentar novos exercícios sempre traz motivação. Se você freqüenta a academia, pelo menos, três vezes por semana, cobre variações a cada 45 dias, em média. Caso haja muitas faltas, os professore preferem aumentar este intervalo para 60 dias.

Aulas novas
Tem uma aula que você sonha em provar, mas não está no seu programa? Vá em frente. Talvez ela não tenha a ver com seus objetivos ou esteja fora do seu nível de condicionamento. Mas vale a pena provar, matar a curiosidade e, quem sabe, até incluir no seu próximo plano de treino.

Esteira e ergométrica
Elas são sempre uma opção para passar o tempo, enquanto a aula não começa. Mas não deixe de pedir ajuda profissional, mesmo conhecendo o manuseio dos aparelhos. Ele consegue alertar contra os perigos das lesões e recomendar a melhor forma de executar o exercício para obter resultados.

Professores
A turma que fica à disposição na academia não serve apenas para bater papo com você. Eles têm dicas ótimas sobre a melhor intensidade, tempo, carga e intervalo de descanso para o seu treino. Procure por eles para tirar suas dúvidas, incluindo as perguntas sobre a postura correta na hora de fazer os exercícios.

Sem birra na musculação
Segundo o professor Igor Yole, a musculação é a modalidade da academia que trará melhores resultados. O treinamento tem, como base fundamental, a segurança e eficiência no ganho de massa muscular, mas não a ponto de transformar você em um fisiculturista. A idéia é deixar seu corpo forte o suficiente para agüentar as atividades do cotidiano, sem se machucar. A musculação aumenta a massa muscular (quando bem feita e regrada) e faz aumentar o desgaste energético basal, em repouso. O que ocasiona, em médio prazo, a perda de peso. Lógico que isso acontece quando há uma boa alimentação.

Controle as faltas
Arrumar desculpas para faltar ao treino é prejuízo certo. Além de perder o ritmo e deixar de se inteirar sobre novidades e aulas especiais, você joga fora a chance de melhorar o seu rendimento. Se perceber que sua rotina esta apertada, converse com seu professor e peça que ele remodele o seu programa, de acordo com a nova disponibilidade.