Do GG ao pp

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pise na esteira e finja que está num game


Esteira high-tech tem TV, rádio e até exala aromas refrescantes


As academias estão cada vez mais modernas. Oferecem aparelhos evoluídos e cheios de aparatos para fisgar o aluno turista e aperfeiçoar o treino dos mais dedicados. Se você é do tipo que morre de tédio e sai correndo para a lanchonete só de pensar em subir em uma esteira ergométrica, saiba que agora não tem mais desculpa.

Um exemplar de alta tecnologia é a Run Excite 900E, da Technogym. Trata-se de uma esteira de última geração projetada para promover um maior aproveitamento da corrida indoor (encontre aqui uma planilha de treino para o seu nível)
Visão e audição exercitadas
À primeira vista, ela parece mais uma engenhoca futurista. E não é para menos. O artifício mais imponente de todos é uma televisão acoplada com monitor LCD de 17 polegadas e sistema touch screen. Ou seja, para escolher um canal (são mais de 40 opções), basta tocar na tela da TV.
O ângulo e a distância corretas entre o monitor e o usuário evita possíveis tontura ou mal estar durante o treino. Um fone de ouvido capta o som da TV ou de uma rádio FM. "A parte lúdica ajuda a distrair e faz o tempo passar mais rápido em um exercício aeróbio de baixa intensidade, com cerca de 30 minutos", explica o professor Fabian Quiros, personal trainner da academia Competion, de São Paulo, que oferece o equipamento em suas unidades.

Intensidade ao alcance da mão
O aluno também tem à disposição um controle Fast Track, que se assemelha a pequenos joysticks de vídeo-game, instalados nos protetores laterais da esteira. Com ele, você muda a velocidade e a inclinação sem alterar a postura

Em esteiras convencionais, a mudança de ritmo, geralmente, é feita a partir de uma tecla sobre o painel, que obriga mudanças na postura durante a corrida ou aa caminhada (compare os dois exercícios)

No campo dos sentidos, a exploração do olfato é a mais inédita de todas. A esteira possui um sistema de ventilação com diferentes opções de aromas flores do campo, laranja e limão, para soprar aquela brisa refrescante.

Mas é preciso cuidado para não se empolgar demais coma parafernália e perder o foco do treino. "Em programas mais intensos, que exigem mais atenção do praticante para variáveis de velocidade e força, isso pode acontecer. Por isso, disciplina é fundamental", aconselha o personal trainner da Competition.

Corrida turbinada
Os atrativos tecnológicos fazem sucesso, mas a Run Excite 900E traz benefícios que vão além do conforto. O equipamento conta com um sistema de amortecimento mais eficiente que os modelos convencionais, protegendo melhor as articulações dos joelhos e do quadril durante o impacto com sua superfície (conforto e segurança: eles dependem de um bom tênis, saiba escolher) . "Seria como correr sobre a terra, que tem uma cobertura mais macia do que um solo de concreto", explica Fabian.

Para aqueles mais condicionados, que fazem parte do time Corrida São Silvestre, o modelo high tech promete agradar. Sua velocidade alcança até 25 km por hora, enquanto as esteiras normais chegam aos 16 km/hora. Para se ter uma idéia, corredores profissionais alcançam 20 km por hora em uma prova de corrida.

Força na panturrilha, porque a inclinação da Run Excite também é maior. O aparelho se eleva até 18% do nível do chão, contra os 15% atingidos pelas versões convencionais. Quanto maior a subida, maior será a força aplicada nos músculos. Traduzindo, mais rigidez para o bumbum e para as pernas (aparelhos elípticos são outra opção para perder peso e tonificar os músculos, conheça). "O treino do aluno sempre vai ser monitorado, de acordo com suas possibilidades e necessidades, mas é importante ele saber que terá como ampliar seus limites", diz Fabian.

A esteira também oferece um sistema que permite programar o tempo de treino de acordo com a freqüência de batimentos cardíacos. Além de medir a velocidade, distância e fazer uma estimativa do gasto calórico obtido.