Do GG ao pp

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Você é baixinha ou muito alta? Equilibre a silhueta com a roupa adequada


Uma das principais queixas que recebo na coluna diz respeito à altura. Baixinhas sentem-se afogadas na multidão e as altas vêem o mundo lá de cima. Na verdade, ser baixinha ou ser alta demais não faz muita diferença: o que importa é ter um corpo proporcional. Mesmo assim, percebo algum sofrimento sobre este assunto, então, vamos tentar minimizar este desequilíbrio usando a peça certa, de forma adequada, para deixar tanto as altonas quanto as baixinhas mais orgulhosas de seu tamanho.

FOTOS: Sugestões para as altas e magras das passarelas à vida real

AgNews

AgNews

Wanessa Camargo é um bom exemplo de mulher baixa que usa peças favoráveis à altura



"Os melhores perfumes vêm nos menores frascos"

Minha avó, uma baixinha de 1,50 metro, sempre me dizia isso, já que tenho somente 10 centímetros a mais que ela. Casou-se com o Machadão, um homem grande de 1,90 metro de altura. Por ter vivido no tempo da ditadura da moda, sempre usou salto alto e, por conta disso, seus pés sofreram um bocado. É claro que, de salto, as baixinhas sentem-se melhor. Mas ninguém é obrigado a massacrar os belos pezinhos por conta da altura. Hoje em dia os sapatos estão mais confortáveis e o salto não é mais obrigatório para as mulheres: é uma questão de opção.

Saltos grossos, plataformas discretas, meia-patas e botas são boas escolhas para quem gosta de se posicionar num andar acima mas não quer sofrer demais. De qualquer forma, é bom sempre pensar em variar os modelos, para não machucar o pé. Ainda em relação aos calçados, procure os mais cavados em "V" e também os bicudos, com bastante suplemento (bico para além dos dedos do pé), para alongar a silhueta. Evite botonas arredondadas ou sapatos muito pesados, que "puxam a silhueta para baixo" (ou "achatam" a silhueta).

Os tênis de corrida normalmente são altinhos, e isso é muito bom, pois são confortáveis também. Se puder vestir um saltão, as pantalonas compridas e não muito largas podem favorecer sua silhueta. Evite as calças muito amplas e arredondadas (que estão bem na moda, cuidado!) e as barras italianas, aquelas viradas para fora, de estilo masculino: elas encurtam as pernas. Por falar em masculino, os feitios mais retos, secos e sem muitos detalhes podem fazer bonito nas baixinhas. Se tiverem enfeites, que sejam no sentido vertical, nunca no horizontal.

AgNews

AgNews

A cantora Sandy, de 1,58m, investiu em short bem curto e sandália rasteira

Sem artifíciosBem, se você é daquelas que não quer nem saber de salto, lembre-se: evite as saionas muito longas, na canela, com sandália baixa, pois sua estatura vai parecer ainda menor. Se tiver pernas bonitas e alongadas, pode abusar do short com sandalinha bem decotada (as thong são boas), que alonga as pernas. Os vestidinhos de uma só cor, curtos, também ficam bem bonitos com sandália baixa. Se tiver pouco seio, experimente as túnicas soltinhas. Se for mais cheia de busto, prefira os modelos tipo império ou com decote "V", que marcam melhor as formas, evitando o efeito "tenda". Os ombros grandes e as saias muito rodadas não funcionam para você; já os modelos mais retos, tipo "chemisier" (estilo camisa) ou os tubinhos, podem ficar bem legais.

Em relação aos acessórios, procure os mais delicados. Os colares compridos podem funcionar. As bolsas pequenas (atenção, pequenas) e cruzadas no peito também favorecem as mais baixinhas, e as carteiras pequenas ficam bem charmosas para a noite.

"É mulher que não acaba mais"

Isso é o que diz um amigo meu ao explicar a coisa de que mais gosta na sua mulher, que é bem altona. As altas, vamos ser sinceras, saem na frente em relação às baixinhas, já que é bem mais fácil que as roupas fiquem elegantes nas mais longilíneas. É o nosso padrão atual que prefere as mais esguias. Então, mãos à obra, que o caso é mais fácil de resolver.

AgNews

AgNews

A estampa diagonal corta a silhueta e favorece as mais altas, como a atriz Claudia Raia

Aproveite os macacões. Mas procure aqueles em cores diferentes, que não criam um bloco só de cor. As calças arredondadas que estão na moda, cortadas na canela (cropped) também ficam bonitas em você. As listras marinheiro e detalhes horizontais em geral encurtam a figura, assim como as estampas grandes, que também minimizam o efeito longitudinal.

Os drapeados, as pregas, os plissados e texturizados ficam bem nas mais altas. As peças em cores contrastantes num mesmo look também as favorecem. As saias rodadas, os vestidos evasês, os detalhes de gola e volumes nos ombros e pescoço podem ficar bem, assim como os boleros e coletes, que tendem a cortar a silhueta. Neste sentido, abuse dos cintos largos, principalmente se você tiver cintura acentuada e tronco proporcional às pernas. Como acessório, pode abusar dos mais volumosos e extravagantes: ficam charmosos em ocasiões especiais, com peças lisas e mais simples. Por fim, as botas acima do joelho, queridinha, são só pra você. Claro, se tiver personalidade forte e ousadia na maneira de se vestir.

Esta coluna é dedicada a Heloísa, Amanda, Marilene, Bruna, Viviani, Lohaine Marques e Silva, Natalia, Alyne Bezerra Barbosa, Cristiane Carmo, Rosângela Aparecida, Helena, Laísa Souza, Juliana Parigi, Alice, Tayana, Lorena Leocadio Gomes, Claudia Silva Lira, Bete Santana, Flávia, Marineis, Julia Purcino, Roseane Portela, Tamiris da Fonseca Coelho, Mayara, Arlandia, Carmen, Ana Monteiro, Katiane, Damiana, Mirian de Sibia Daniel, Valdirene, Andreza Tavares dos Santos, Léa Mattos, Camila Blink, Claudinéia, Ana Maria, Mary, Larissa Carneiro, Kátia Rabelo, Jéssica, Luane, Luiza Helena, Máyra Azevedo Marques, Sara Beserra da Silva, Carol, Rebeca, Juliete Santos Silva, Renata, Luana Lisboa de Sousa, Jacilene, Laura, Tati, Graziele, Maria Cristina Vilariço, Fernanda, Bruna, Mari, Cláudia Helena Cardoso dos Santos, Tereza Cristina, Janaina, Maria, Lidiane, Renata Silvia de Almeida Ferreira, Nathalia Modesto, Beathriz Lima, Deysi, Juliana, Kellen Pires e Fábia.

Contamos com a colaboração de Emily Anne Stephano Sant' Ana e a pesquisa adicional de Graziella Martins Cavalcanti.