Do GG ao pp

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Como usar e amarrar lenços, xales, cachecóis e echarpes


Já faz algumas estações que cachecóis e pashminas têm recebido atenção de estilistas e fashionistas. Também os xales em estilo palestino popularizados por Ghesquière foram bastante usados. Na verdade, existe atualmente na moda um foco de atenção no pescoço e ombros que explica os volumes em roupas e acessórios que acentuam essas partes do corpo. Nessa onda, lenços e echarpes aparecem entre as novidades mais apreciadas da estação de inverno.

Luciana Rocha/UOL

Luciana Rocha/UOL

O lenço no estilo bandana fica bom usada na cabeça por quem tem cabelo curto


Lenço ou echarpe? Xale ou cachecol?

Lenço: Genericamente, costuma-se chamar "lenço" a qualquer pedaço de tecido sem formato definido que serve para ser enrolado ao corpo. Mais precisamente, um lenço é um quadrado de tecido --grande, médio ou pequeno--, que pode ser de diversos materiais, como algodão, cetim ou seda.

Echarpe: Pedaço de tecido retangular e comprido, normalmente leve, feito de seda ou cetim.

Cachecol: Acessório na forma da echarpe, retangular e comprido, feito de lã, para aquecer. Pode ser de tecido plano ou feito de tricô ou crochê.

Xale: Usado sobre os ombros, é normalmente quadrado (dobrado ao meio, na diagonal), mas também pode ser retangular. Usado para aquecer, deve ser de tecido quente, mas há também xales mais leves, de tecido fino, bordados ou com aplicações.

Ocasiões de uso

Todos esses acessórios funcionam melhor para ocasiões informais, para serem usados com roupas casuais. Mas existem exceções, como é o caso de alguns xales finos que são usados sobre roupas de festa.

Maria Ester Rabello/UOL

Maria Ester Rabello/UOL

O lenço com bico na frente pode ser usado com o nó também para a frente


Usar com o quê? E como amarrar?

Lenços são ótimos acessórios, pois podem enfeitar uma peça de roupa básica (regata, t-shirts, camisas, vestidos ou até com pulôveres e casacos), e são versáteis, pois podem ser amarrados de diversas formas e multiplicar as possibilidades de um look.

O lenço pequeno, do tamanho da bandana, fica bem dobrado na diagonal e amarrado para trás, na nuca, com o bico virado pra frente, estilo cowboy (para meninos e meninas).

Fica legal com regata, camiseta e vestido. Para uma camisa ou blusa mais fechada, experimente dobrá-lo na diagonal, depois dobrar de novo, formando uma tira, e enrolá-lo justo no pescoço, escondendo as pontas.

Use para dentro da blusa. Procure contrastar as cores ou utilize-os estampados com roupas lisas.

Para um lenço maior, tamanho clássico 50 x 50 cm, fica bacana amarrar para trás, como o pequeno, com o bico para frente, frouxo, ou mais justo, preso com duas voltas e com o nó para frente, escondido sob o bico.

Esse feitio de lenço muitas vezes tem estampas clássicas como moedas ou correntes, em tons de dourado, marrom ou castanho. Ficam bons com camisa branca e casaco, saia ou calça, com bota estilo equitação.

Os coloridos podem ser usados com vestido e, se tiverem franjas, estão ainda mais na moda.

Para as echarpes, o ideal é usá-las com vestidos ou casacos, peças mais alongadas, presas com um nó ou com as pontas unidas por um broche ou alfinete de saia kilt.

Para um visual mais romântico, dê um laço de lado.

No desfile de Erika Ikezili, o que aparece não é um lenço, mas um tipo de echarpe de crochê. Para os últimos suspiros do inverno, ainda dá tempo para fazer um acessório como este. Como usar: tanto todo enrolado no pescoço, quanto solto, deixando as pontas penduradas
No desfile de Marc Jacobs, o lenço é de seda e fica amarrado no pescoço por dentro da blusa. Como usar: ele fica melhor em quem tem busto pequeno. Para busto grande, o ideal são decotes mais abertos e echarpes que alonguem a silhueta
Silvia Pfeifer usou uma pashmina bem enrolada no pescoço, finalizada em bico. Sobre o lenço, colocou um colar étnico. Como usar: repare que o colar termina na mesma altura em que termina o lenço, enfatizando a sua forma de bico
Para usar o seu cachecol assim como Alexandre Iódice, filho do estilista Waldemar Iódice e namorado de Adriane Galisteu, faça da seguinte forma: dobre-o ao meio e passe a ponta por dentro da dobra. É fácil
A estudante de arte e moda Helena Spanigeravá, da República Tcheca, usa echarpe de uma loja de produtos vietnamitas bem enrolado no pescoço. Como usar: as echarpes, que são os lenços longos e retangulares, também ficam boas usadas com um nó, soltos ao longo do corpo. Aqui, a cor combina com a calça e a blusa
Vem das cidades mais frias as dicas de como usar lenços ou cachecóis. Michele, de Praga, veste lenço quadrado da Zara com estampa bicolor de bicho. Como usar: o lenço está amarrado com o bico para frente, mas um pouco deslocado para o lado e com as pontas soltas para frente e para o lado oposto ao bico
Belém Vila, de Madri, opta pela bandana amarrada no cabelo. Como usar: este estilo fica ótimo para as garotas que têm cabelo curtinho
Cristiane França usa um lenço com estampa de bicho bem amarrado no pescoço. Como usar: o lenço quadrado também pode ser aproveitado dobrado ao meio e colocado no pescoço com o bico para frente. Pegue as pontas, trance-a na nuca e puxe-as para frente, dando um nó, que pode ficar atrás ou na frente do bico maior
Amanda Gama, à direita, usa cachecol xadrez da Renner. Como usar: para ficar com um visual mais arrumado, enrole-o bem perto do pescoço e procure deixar as franjas mais organizadas



Cachecóis e xales

Esses acessórios são para usar no frio.
Aí vão algumas maneiras diferentes de se usar o cachecol:

Dobrar em dois, envolver o pescoço e passar as pontas por dentro da dobra. Afofar, para não ficar agarrado e ajeitar no corpo, para ficar elegante. Assim o cachecol fica mais "gordinho" e curto.

O cachecol pode também ser enrolado sem deixar pontas à vista. Fica bem alto e cheio, e á bom para usar por baixo do casaco.

O xale deve ser sempre posicionado de forma a que uma parte dele fique "jogada" para trás do corpo. Posicione-o de leve sobre os ombros.

Um lenço só seu

Para fazer um lenço que atenda perfeitamente ao seu gosto, vá a uma loja de tecidos finos e escolha uma estampa ou cor que fique bem com suas roupas. O tecido pode ser o que você achar mais bonito: uma seda ou cetim, musseline ou chiffon. Compre uma metragem que dê para um lenço grande (50 cm x 50 cm) ou para uma echarpe (aproximadamente 30 cm x 160 cm). Leve a uma costureira e peça para fazer uma barra lenço (bem estreita).