Do GG ao pp

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ácido hialurônico aumenta os lábios de forma natural

Preenchimento estimula produção de colágeno e dura até um ano

Ter a boca da atriz de hollywood Angelina Jolie é o sonho de muitas mulheres brasileiras. Para aquelas que não estão satisfeitas com o volume, contornos labiais ou quando as ruguinhas em volta dos lábios já estão em evidência, vale a pena investir num preenchimento labial com ácido hialurônico, substância que proporciona um resultado bastante natural.

Segundo a dermatologista Dra. Carla Albuquerque, o procedimento é indicado para quem tem lábios finos ou desproporcionais (lábio superior bem mais fino que o inferior), perda do contorno ou do volume labial (causadas pelo processo de envelhecimento) e, ainda, linhas formadas em volta dos lábios."Primeiramente, é realizado um exame detalhado dos lábios, seus contornos e proporções. Depois, é imprescindível identificar a expectativa do paciente com relação ao procedimento", salienta a médica, que é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O preenchimento é realizado com ácido hialurônico de viscosidade intermediária, que confere resultado natural e dura de seis meses a um ano. O ácido hialurônico, além de preencher os lábios e as linhas para quem já apresenta algumas ruguinhas, também vai atrair moléculas de água e induzir a formação do próprio colágeno da paciente, o que melhora a hidratação e a sustentação da pele. No entanto, a dermatologista não indica preenchimento de lábios com substâncias definitivas, já que podem ocorrer efeitos colaterais como granulomas (bolinhas endurecidas persistentes nos lábios), além do resultado pouco natural.

O procedimento é realizado da seguinte forma: após o bloqueio anestésico feito com "injeção de dentista" para que o paciente não sinta dor , é realizado o preenchimento de acordo com a necessidade de cada caso: por baixo das rugas em volta dos lábios ("códigos de barra"), no contorno dos lábios, na parte vermelha (superior e inferior) e até por dentro da boca para projetar o lábio superior para a frente. A quantidade e a forma de aplicar sempre são individualizadas, podendo variar bastante de pessoa para pessoa. Após a aplicação do ácido hialurônico não é necessário cuidados específicos, mas vale ressaltar que os lábios podem ficar inchados por até uma semana após o procedimento.

"A aplicação não deve ser feita em gestantes, pessoas alérgicas ao ácido hialurônico e portadores de colagenoses, como Lúpus, por exemplo. Desde que haja indicação real, o preenchimento pode ser feito a partir dos 20 anos", diz a Dra. Carla.