Do GG ao pp

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Beleza do futuro


Derreter a gordura localizada, eliminar os pelos sem sentir dor, acabar com as manchas e suavizar rugas e cicatrizes em tempo recorde. Essas são algumas das promessas dos novos tratamentos que estão invadindo os consultórios. prepare-se para ficar mais jovem, mais magra e, claro, mais bonita!

KÁTIA NEVES

Vem aí a temporada de novidades nos cuidados com a aparência. Isso porque os tratamentos apresentados no congresso da Academia Americana de Dermatologia (67º Meeting) em março, nos Estados Unidos, começam a despontar no nosso país. São tecnologias revolucionárias, princípios ativos de última geração e técnicas inovadoras, que prometem resultados rápidos e a retomada das atividades rotineiras sem grandes transtornos. confira as propostas mais bacanas, eleitas por nossa equipe antenada.

rosto renovado num piscar de olhos

Pearl Fracionado, para eliminar rugas profundas

A promessa: este laser atenua vincos marcados, principalmente os localizados na pálpebra inferior, bem como aqueles ao redor dos lábios (conhecido como código de barras). Sua ação na derme estimula a formação de novo colágeno e retrai a pele. "os resultados aparecem após três a cinco dias, e é indicado de uma a duas sessões, com intervalo de um mês entre cada uma. A pele já apresenta aparência rejuvenescida a partir da primeira sessão", avisa Luis Fernando Tovo, dermatologista (SP).

Avaliação: o pearl promove uma vaporização segura da epiderme, de forma fracionada, o que deixa a recuperação mais rápida, sem que a paciente precise ficar longe de suas tarefas diárias. para Tatiane curi, dermatologista do hospital Sírio-Libanês (SP), o aparelho pode ser associado a um laser não-fracionado. "É possível utilizar o pearl para rugas mais profundas, e o outro em toda a superfície do rosto. Assim, você obtém um tratamento global".

Quando vai chegar por aqui: lançado recentemente no Brasil, o equipamento já está disponível em alguns consultórios dermatológicos.

Isolaz Profusion, para acabar com acne em 72 horas

A promessa: aparelho que combina laser + vácuo + pressão negativa. "A luz age na bactéria propionium acnes, acabando com o problema em até 72 horas. Além disso, com o mesmo equipamento é possível limpar os poros e aplicar cosméticos - para rejuvenescer e hidratar - ou, até mesmo, antibióticos tópicos, para cuidar da área sem acne", diz Daniela Nunes, dermatologista da Slim clinique (RJ).

Avaliação: o método não causa dor, pode ser usado em qualquer tipo de pele e acne de diversos graus. "Minha expectativa é que a resposta ao tratamento seja mais rápida e eficiente do que conseguíamos obter com terapias similares", diz Danielle Bertino, médica dermatologista (SP).

Quando vai chegar por aqui: a partir deste mês.

Facelifting, para rejuvenescer em minutos

A promessa: indicado para mulheres com mais de 40 anos, pretende deixar o rosto com aparência 10 anos mais jovem, sem cirurgia. o processo envolve aplicações da toxina botulínica em duas profundidades da pele: dentro do músculo e superficialmente, para que o efeito seja natural e homogêneo, e não somente em algumas áreas. Dessa forma, há menor risco de surgir hematomas. "o médico precisa ter habilidade e sensibilidade estética apurada, para esculpir a face sem deixar aquele aSPecto congelado", diz otávio Macedo, dermatologista (SP). o procedimento leva apenas 15 minutos, não há curativos e a pessoa não precisa ficar afastada de suas atividades.

Avaliação: "Este novo conceito, que associa a técnica intramuscular e a intradérmica, reforça a tendência atual de se usar a toxina botulínica para obter um rejuvenescimento cada vez mais natural", diz a especialista Isabella de Forneiro (RJ).

Quando vai chegar por aqui: alguns médicos já estão aplicando a técnica em seus consultórios.

Latisse, para crescer e engrossar os cílios

A promessa: deixar os fios mais longos e exuberantes, em quatro semanas. Segundo carla Albuquerque, dermatologista (SP), o produto foi desenvolvido pela Allergan, empresa que produz o Botox®, e já está aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration). "o produto é uma solução oftalmológica com 0,03% do ativo bimatoprost, que consegue estimular o crescimento e o aumento da espessura dos cílios. para obter o resultado é preciso aplicar diariamente, uma vez ao dia, somente na base dos pelos".

Avaliação: a fórmula deve ser evitada por pessoas com infecções oculares, alteração da pressão intraocular, irritações nas pálpebras, gestantes e lactantes. "os resultados do estudo feito pela Allergan foram muito interessantes. Em 20 semanas, em 36% dos voluntários, os cílios chegaram a crescer 1,4 mm, diz Luciana Lourenço, dermatologista (SP).

Quando chega por aqui: como o produto ainda precisa ser aprovado pela Anvisa, deve desembarcar em solo brasileiro apenas em 2010.

corpo remodelado sem complicações

Macrolane, para aumentar dois números no sutiã

A promessa: preenchimento à base de ácido hialurônico espesso, que permite colocar até 150 ml em cada mama, por meio de cânula. É indicado para mulheres que não querem se submeter à plástica; após mastectomia (como reconstrução) ou para a correção de assimetrias. os resultados duram entre oito e 12 meses.

Avaliação: não há, praticamente, contraindicações para o tratamento. porém, há necessidade de mamografia prévia e exames laboratoriais. "o preenchimento pode ser feito sob anestesia local, e demora de 30 a 90 minutos, dependendo da quantidade. Há pesquisas para que o produto também possa ser usado para aumentar as nádegas", diz Marcelo Bellini, dermatologista (SP).

Quando chega por aqui: apenas em 2010.

Truform, para derreter a gordura

A promessa: o aparelho gera um aquecimento de até 50ºc na gordura, durante um minuto, derretendo, literalmente, a danada. Não se assuste, porque toda essa quentura não atinge a pele, graças ao sistema de resfriamento simultâneo. "A partir do nono dia da aplicação, por conta do calor controlado, ocorre morte das células adiposas. E elas não costumam retornar", diz o médico Jardis Volpe, cosmiatra da clinica Volpe (SP).

Avaliação: o método exige de uma a três aplicações, por isso, funciona melhor em mulheres magras, mas que sofrem com gordurinhas no abdome, braços, flancos, costas e culote. "É bastante seguro, porque possui resfriamento de contato que protege a epiderme, e, por não ser focalizado, atua desde a camada superficial até a mais profunda da pele", revela a especialista Alessandra Haddad (SP).

Quando vai chegar por aqui: a partir de agosto.

Accent XL Uniform, para detonar a celulite

A promessa: a novidade é a ponteira Uniform, capaz de aplicar duas tecnologias de uma só vez - energia unipolar de radiofrequência e drenagem linfática mecânica. A vantagem é deixar o tratamento mais rápido. os resultados começam a aparecer já na primeira sessão, com efeito cumulativo. "Isso é um achado para quem quer um corpo livre de celulite e está correndo contra o relógio", informa Daniela Alvarenga, dermatologista da clínica Espaço Laser (RJ). recomenda-se de oito sessões, uma a cada 15 dias.

Avaliação: "A tecnologia é fantástica porque trata também a flacidez, graças a radiofrequência que chega à derme profunda, contraindo as fibras de colágeno", afirma Mônica Fiszbaum, dermatologista (SP).

Quando vai chegar por aqui: a partir deste mês.

Light Sheer Duet, para sumir com os pelos, sem dor
A promessa: diminuir o tempo das sessões de depilação sem provocar desconforto, como acontecia com o aparelho tradicional. A novidade é um acessório que realiza sucção da pele, aumentando a superfície de aplicação do laser de baixa frequência. "Há uma redução de 75% do tempo do tratamento, pois a sessão fica mais rápida e confortável", explica Adilson costa, dermatologista (SP).

Avaliação: "por ser mais rápido e atingir uma área maior, o aparelho é excelente para depilar pernas. Antes, o procedimento demorava bem mais", esclarece a médica dermatologista Edislene Viscardi (SC).

Quando vai chegar por aqui: a partir de setembro.

shape desenhado com baixa temperatura

A criolipólise promete diminuir a gordura localizada do abdome, flancos e culote como a lipoaspiração, porém, de forma não-invasiva. "A ação se dá pelo resfriamento das células adiposas, sem danos a outras estruturas, como vasos sanguíneos. Os trabalhos, realizados em Harvard (EUA), mostraram redução de medidas sete dias depois da primeira sessão", diz a especialista Valéria Campos (SP). Para Ana Cristina Fasanella, dermatologista (SP), "pesquisas apontaram perda de 40% de gordura subcutânea, após três meses de aplicação, sem prejuízo à superfície da pele - como ondulações, por exemplo. Os estudos não estão finalizados, mas os resultados são promissores".

FOTO: SHUTTERSTOCK