Do GG ao pp

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cansaço? Tô fora!

Saiba evitar uma fadiga muscular e garanta um treinamento sem dor!

Publicado 05/10/2006

¿

Além da vontade de fazer exercícios, outro combustível fundamental para malhar é a oxigenação. Músculos carentes de oxigênio são um prato cheio para o cansaço.

Como evitar Trabalhe na dose certa o trio alongamento, fortalecimento e relação de força muscular. Isso funciona para toda atividade física.

Na prática Exercite de maneira proporcional os grupos de músculos conhecidos como agonistas e antagonistas. Nada mais são do que as duplas com movimentos opostos, como anterior e posterior (das pernas) e bíceps e tríceps.

Se faltar cuidado Quando acontece uma variação muito grande entre esses pares de músculos, as lesões se instalam sem dó. O joelho é uma das maiores vítimas desse descuido.

Reforço Beba isotônicos. Eles reduzem os sintomas da fadiga e melhoram seu desempenho. Como essa bebida se encarrega da reposição de minerais, também ajuda a evitar cãibras.

E no cardápio Falando em cãibras, capriche na alimentação que elas não aparecem. "É essencial o equilíbrio entre potássio e sódio. Os alimentos mais comuns e ricos nessas substâncias são a banana e a laranja", diz Rene Jorge Abdalla, diretor do Centro de Ortopedia e Reabilitação no Esporte (Core), do Hospital do Coração, em SP.