Do GG ao pp

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Coma mais, sem engordar

Na edição de Agosto da MH você encontra a matéria Quatro Novos Truques Para Comer Verde, com dicas e receitas para você consumir hortaliças em pratos cheios de sabor. Aqui está um bônus dessa reportagem e, de quebra, uma receita saudável e com baixas calorias.

Publicado 03/09/2009

Os vegetais possuem fibras, que ajudam a diminuir a sensação de fome. Além disso, poucos superam 100 calorias por 100 gramas. Então, mande ver:

# Peça uma porção extra de alface e outras folhas em seu sanduíche.

# Floretes de brócolis e couve-flor ao alho e óleo ficam crocantes e podem ser ótimos snacks.

# Cubra sua pizza de mussarela com escarola ou espinafre refogado, brócolis ao alho e óleo, rúcula ou outro vegetal de sua preferência.

# Com baixíssimas calorias e boas fontes de vitaminas e minerais, as ervas frescas acrescentam um sabor especial no preparo das hortaliças.

# Escolha alguns vegetais que você normalmente não encara (espinafre, acelga, brócolis) e cozinhe em caldo de galinha, com temperos a gosto. Bata tudo no liquidificador e tome como sopa.

Sopa de couve-flor e cardamomo

Le Manjue Bistrô, São Paulo

Rendimento: 2 porções

Calorias por porção: 40

Destaque: couve-flor. É rica em cálcio, fósforo e fibras. Além disso, uma xícara cheia contém apenas 25 calorias (uma ótima opção para quem quer manter a forma). Para que a couve-flor não exale odor desagradável e fique com sabor amargo, cozinhe em uma panela sem tampa.

Ingredientes
1 cardamomo (especiaria indiana)
1/2 maço de couve-flor
1 dente de alho
1/2 litro de água
1/2 colher (sopa) rasa de azeite de castanha do pará ou manteiga

Sal e pimenta branca moída na hora, a gosto

1 colher (café) de missô (pasta de soja utilizada na culinária japonesa, encontrada em lojas de produtos orientais)

Preparo

Cozinhe a couve-flor com o cardamomo no vapor, por cinco minutos. Quando a verdura estiver amolecida, bata no liquidificador com água, sal e o cardamomo inteiro. Coe tudo em uma peneira. Em uma panela, refogue o alho no azeite ou na manteiga, por um minuto. Adicione a sopa e o missô e deixe ferver por dois minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto.