Do GG ao pp

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Eneagrama: chave que revela sua personalidade

eneagrama
Qual seu tipo?
• Perfeccionista
• Doador
• Realizador
• Romântico
• Observador
• Cético
Sonhador
• Protetor
• Pacifista

Um símbolo usado há mais de 3 mil anos pelos sufis pode ajudar você a se conhecer melhor. E o que se ganha com isso? Na base, existe a promessa de sucesso individual e profissional e paz de espírito. Texto • Rafael Tonon
Ilustrações • Adriana Leão
A verdade é que o eneagrama já era conhecido por pensadores como Zoroastro e Pitágoras, que o utilizavam para questões astrológicas e matemáticas. E foi nas mãos do armênio G. I. Gurdjieff, na década de 1920, que o símbolo – uma figura formada por nove pontos interligados dentro de uma circunferência –se difundiu, especialmente porque caiu nas graças de psicólogos e outros estudiosos do comportamento humano. Compreensível, já que ele permite identificar qualidades e fraquezas nas pessoas. Um dos profissionais mais interessados foi o psicólogo chileno Cláudio Naranjo. Depois de estudar em Harvard e Berkeley, ele se embrenhou numa aventura pelo Oriente, onde conheceu o eneagrama, tendo percorrido os caminhos das linhagens sufis e os ensinamentos budistas. Ele transformou o uso do eneagrama, antes passado de mestres para discípulos oralmente, num estudo do caráter, unindo o conhecimento da ciência psiquiátrica e psicológica com os princípios budistas e sufis. Como ferramenta de autoconhecimento, ele facilita a identificação do padrão de conduta – o que nos leva a agir de determinada forma e por que damos sempre a mesma resposta emocional em relação a algum estímulo. “O método espelha os labirintos da mente. É como um mapa que desvenda os pontos cegos da personalidade, os sistemas de crenças e atitudes”, diz Fátima Caldas, neurologista e psicoterapeuta. “Revela as motivações inconscientes e as razões por trás das escolhas já automatizadas”, conclui ela.

DIFERENTES FORMAS DE SER
De acordo com o eneagrama, há nove tipos de personalidade preponderantes – do perfeccionista, que tem dificuldades em ser aceito e aceitar as pessoas como elas são, ao observador, que age sempre de forma mais racional ou processa tudo pelo objetivo crivo da razão e da lógica. O que instiga os psicólogos, médicos e psiquiatras é a capacidade de o método abarcar toda a gama de personalidades humanas em nove tipos – ou grandes grupos. Desde pesquisadores de centros como a Universidade de Stanford, muitos foram os profissionais que se debruçaram cientificamente sobre esse símbolo. “Observamos que faz parte da estrutura da psique humana, enquanto matriz de identidade, formar um personagem. Em todos os lugares e países, não há quem não encontre seu lugar dentro desse mapa”, explica Fátima.

ESSÊNCIA FUNDAMENTAL
A precisão dos tipos está na crença de que todo indivíduo traz consigo um traço fundamental, uma “viga mestra”, que sustenta sua personalidade. Cada pessoa invariavelmente corresponde a um dos nove tipos do eneagrama porque eles dão conta dessas estruturas. Por mais que tenha características de outros tipos – e todos temos características dos nove tipos, em menor ou maior escala –, há um predominante, que deve permanecer, o que explica nosso vício emocional de agir sempre da mesma forma, enxergar o mundo de uma mesma maneira. É claro que cada pessoa é única e um tipo 2, por exemplo, não é idêntico ao outro. O que se diz ainda é que existe a evolução dentro de cada tipo, em seus diferentes níveis de desenvolvimento e consciência. A formação da personalidade está ligada essencialmente aos primeiros anos de vida, quando o conflito entre os desejos e as culpas definiria traços de personalidade, recalques e fraquezas que nos acompanham vida afora. Este é o ponto nevrálgico do eneagrama: “Cada pessoa desenvolveu um dos nove padrões para proteger um aspecto de seu ser que parecia ameaçado na fase de desenvolvimento”, escreve David Daniels, professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina de Stanford e co-autor do livro A Essência do Eneagrama. Dessa forma, descobrir seu tipo ajuda a compreender um pouco melhor suas motivações, que em última instância determinam as ações conscientes.

NO MUNDO CORPORATIVO
Várias empresas adotaram a ferramenta para delinear um perfil de seus colaboradores. “O eneagrama tem se solidificado como uma ferramenta de gestão porque ajuda a compreender as diferenças entre pessoas, amplia o respeito entre os membros da equipe e favorece uma visão mais ampla da contribuição pessoal que cada indivíduo oferece à organização”, afirma Márcio Schultz, presidente do Instituto Eneagrama, que oferece programas com a aplicação direta nas empresas, como ferramenta auxiliar na formação de equipes. Enfim, tanto dentro das empresas como na vida pessoal, é importante perceber que existem maneiras diferentes de ver o mundo. E pelo menos nove, de acordo com o eneagrama.