Do GG ao pp

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Em casa com muito prazer


Já reparou como as alegrias muitas vezes surgem de coisas simples, feitas nos entreatos da vida? São os pequenos cuidados com o cabelo, a pele, como se estivéssemos num spa. Ou então é a receita saudável preparada para ser saboreada com tempo ou a música certa para o momento certo... E há mais: até um capricho aqui, outro lá, tornando o lugar onde se mora a própria expressão do aconchego. Conversamos com terapeutas, experts em utilidades e serviços domésticos, chefs de cozinha e até uma pesquisadora de música e reunimos aqui algumas sugestões para você ficar
Texto Kátia Stringueto
Reportagem Fotográfica Camile Comandini
Fotos Marcos Antonio
1 Quanta gente relaxa cuidando da casa... Você ganha duas vezes: o estado de espírito apaziguado e um lugar bacana para morar. Que tal usar o restinho de tinta da última reforma e pintar a cadeira para a qual olha há tempos e não sabe se manda embora ou revigora? Ou, então, pintar a porta do quarto, da cozinha, da entrada. Se essa é sua escolha, damos a receita. Você precisará de tinta esmalte (e o solvente indicado na lata – por exemplo, aguarrás), lixa de grana 320/360, pano úmido, bandeja e rolo de espuma de 9 ou 15 cm. Lixe toda a superfície. Manchas de gordura devem ser removidas com água e detergente. Se houver partes mofadas, limpe com água sanitária. Passe um pano úmido para remover o pó do lixamento. Aguarde secar bem. Passe a primeira mão de tinta e espere quatro horas pela secagem completa. Dê uma segunda demão de tinta ou terceira (se necessário) e aguarde a secagem completa.
Valter Bispo, coordenador de produtos das Tintas Eucatex

2 Uma tigela com água quente e três gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta são um luxo. E melhor: uma ótima opção para os dias muito secos, já que a hortelã-pimenta ajuda a abrir as vias respiratórias.

3 Vamos reconhecer que nem todo mundo bebe o tanto de água que deveria. Se você é do tipo, aromatize a água para torná-la mais atraente. Descasque uma laranja, mantendo a casca em espiral. Esprema uma parte da casca para extrair seu sumo. Essas gotas são puro óleo essencial. Adicione o sumo à água. Outra dica é incluir uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta numa jarra. Refrescante.
Ana Paula Canova, fisioterapeuta do Kyron Spa

4. A pele pede salvação e você nunca dá bola? Então aproveite a volta das férias para cuidar dela com esmero. As mais secas necessitam de atenção extra. Para equilibrá-la, faça uma máscara com 2/3 de xícara de abacate, 1/2 pepino, 1 colher de chá de suco de limão e 3 colheres de sopa de argila verde. Bata tudo e leve à geladeira por meia hora. A temperatura ajuda a diminuir a vermelhidão e irritações. O abacate é extremamente hidratante, o pepino combate inflamações e um pouquinho de limão ajuda a revitalizar as células mortas. Aplique uma camada generosa por todo o rosto e espere até secar. Remova com um tecido úmido, borrife água gelada na face logo em seguida e deixe secar naturalmente.

5. Um bonito arranjo de quadros na parede faz muito pela decoração. Pendurá-los fica mais fácil se você simular com folhas de papel craft como os volumes vão ficar na parede. Recorte moldes dos quadros e poderá mexer o quanto quiser. Definida a disposição, é hora das marcações. Tome o cuidado de riscar no papel craft a posição do gancho dos quadros. Assim, na hora que decidir o posicionamento dos crafts, você poderá bater os pregos no local marcado. Remova os papéis e pendure os quadros de verdade.

6. Meia xícara de mate, meia polpa congelada de maracujá e 100 ml de guaraná concentrado dão um chá delicioso. Bata tudo no liquidificadore tome gelado.
Jorge Sabongi, dono da casa de chá egípcia Khan el Khalili

7. Argila medicinal não pode faltar em casa. Ela contém sílica, alumínio, ferro, cálcio, potássio, magnésio e titânio – eis uma composição de grande valor terapêutico. E, melhor, é fácil de usar. Para a limpeza de pele, por exemplo, prepare uma pasta com 2 colheres de sopa de argila e 1 colher de chá de camomila. Espalhe uma fina camada pelo rosto e deixe secar por 20 minutos. A máscara de argila é facilmente removida ao lavá-la com suavidade. Excelente no combate de acnes, espinhas, cravos, acúmulo de gordura, pele oleosa e rugas e manchas.
Ana Lucia Bovi, diretora geral do Spa Outeiro de Minas

8. A postura savasana, também conhecida como postura do cadáver, deixa o estresse se dissolver à medida que descontrai a musculatura. Para deixar a posição ainda melhor, recorra a um cobertor, um edredom e um travesseirinho com ervas. Deite de costas no chão. Posicione a cabeça e os ombros sobre uma manta dobrada, o suficiente para deixar a nuca confortável. Dobre as pernas e coloque um edredom ou outro cobertor enrolado sob os joelhos. Os pés podem ficar suspensos, apoiados em uma almofada ou no chão. Sinta toda a coluna bem acomodada no chão. Cubra os olhos com uma almofadinha dessas recheadas com ervas ou areia. Mantenha os braços ao longo do corpo. Inspire profundamente e solte todo o ar pelo nariz. Faça isso 20 vezes. Descanse por 20 minutos. Ao terminar, vire de lado e levante calmamente.

9. “É sempre útil compreender que este corpo que temos, que está, neste exato momento, aqui e agora... com suas dores e seus prazeres... é exatamente o que nós precisamos para ser completamente humanos, completamente despertos, completamente vivos”
Pema Chödrön, monja budista americana

10. Ok, agora, para que o dia continue leve, uma salada apetitosa. A sugestão é a fatuche, muito comum em restaurantes árabes. Colorida e de sabor surpreendente. Lá vai a receita:

Fatuche
Porção para 1 pessoa



• 4 folhas de alface-romana
• 4 tomates maduros, em cubos pequenos
• 3 rabanetes cortados em rodelas finas
• 2 pepinos japoneses, em cubos pequenos
• 1 cebola em rodelas finas
• 1 pão sírio cortado em triângulos e torrados
• 1 pimentão verde pequeno, sem sementes, em cubos pequenos

Molho
• 1/4 xícara de azeite
• 4 colheres (sopa) de suco de limão
• 2 colheres (sopa) de hortelã picada
• 1 colher (sopa) de salsa picada
• 2 dentes de alho amassados
• Sal e pimenta síria (bahar) a gosto

Preparo do molho
Misture todos os ingredientes e mexa bem até que o azeite fique totalmente incorporado.

Montagem
Em uma vasilha grande, disponha as folhas verdes com os legumes de forma que fique uniforme. Acrescente o molho. Na hora de servir, coloque o pão sírio torrado.
Restaurante: Arabesco

11. Uma bacia com água morna e folhas de hortelã, eucalipto e lavanda deixa os pés nas nuvens. O melhor é que a bacia seja alta e chegue até a panturrilha. Fique dez minutos descansando. Seque os pés e passe um hidratante, fazendo uma leve massagem desde o calcanhar até os dedos. Calce uma meia de algodão e fique pronta para a savasana (uma postura de ioga).
Carla Mallett, coordenadora e responsável pelo menu de tratamentos do Lesedi Spa Holístico

12. Muitas vezes a gente sonha com as delícias de um banho de banheira e esquece que, mesmo sob o chuveiro, é possível desfrutar desse ritual de relaxamento. Com um tecido de algodão, faça trouxinhas recheadas de ervas que você tem na cozinha. Camomila, alecrim, hibisco, chá verde. Friccione a trouxinha enquanto toma a ducha e perceba como a água vai se tornando aromática. Para finalizar, após o banho molhe a trouxinha em óleo de sementes de uva e esfregue pelo corpo. Hidrata e aromatiza ao mesmo tempo.
Roberto Nogueira, fisiologista e terapeuta corporal do Unique Garden Hotel & Spa

13. Vinte minutos de música tem o mesmo potencial de relaxamento que um comprimido de ansiolítico. Segundo Elizeth Leão, pesquisadora da influência da música na saúde, que trabalha no Hospital Samaritano, em São Paulo: “Ouvir o que se gosta já traz benefícios, mas, se a música tiver melodia bonita e andamento mais lento, o efeito relaxante fica potencializado. As ondas cerebrais tendem a migrar do estado de alerta para o de descanso”. Inclua no repertório Tom Jobim, Chico Buarque, Legião Urbana ou os eruditos Bach, Brahms e Beethoven.

14. Adote a linhaça. Além de rica em ômega-3 (um agente anti-inflamatório e regenerador celular), ela contém fibras, como as mucilagens (que tratam as mucosas e auxiliam a desintoxicação), e apresenta um respeitável efeito laxante, ajudando o organismo a se aliviar de toxinas. Para extrair o melhor, o ideal é deixá-la de molho em água potável no mínimo quatro horas an tes do consumo. Tome a água para tratar ou prevenir problemas de digestão, úlceras e constipação. As sementes devem ser consumidas trituradas e misturadas a frutas, saladas e sucos ou consumidas na quantidade de 1 colher de sopa por dia. Em jejum e 30 minutos antes de refeições principais. Para saber mais, veja o livro A Importância da Linhaça na Saúde, de Conceição Trucom (ed. Alaúde).

15. Pequenas mudanças fazem grandes efeitos. Não duvide. Quem já trocou os espelhos do interruptor de luz sabe. Anote os modelos de que precisa (uma, duas ou três teclas, tamanho 2 x 4 ou 4 x 4) e quantos. Aproveite e dê um passeio pelas lojas de bricolagem. São um parque de diversões.

16. Colabore para que o relaxamento chegue mais rápido. Pingue 1 gota de óleo essencial de lavanda na mão, esfregue e aproxime do rosto. Inspire profundamente 4 vezes.

17. Quando a gente sai do automático, pode se surpreender com novos sabores. Experimente explorar o paladar com esta receita simples: bata de 10 a 12 grãos de uva thompson com 500 ml de água-de-coco, coe e sirva. Dá dois copos.

Cris Maccarone, chef do Madame Aubergine Atelier Escola de Cozinha

18. É tão gostoso receber com flores. Encontre lugares inusitados para dispor os arranjos que você mesma faz com o que tiver por perto. Um vidro de perfume vazio pode servir de lindo vaso, por exemplo, e ser amarrado numa cadeira.



19. Dez minutos de atividade física (de moderada a forte) são suficientes para melhorar o humor. Então, tire o pó da esteira e dê passos ritmados. Ou aumente o volume do aparelho de som e dance. Pode ser Police, qualquer grupo dos anos 1980, Alice in Chains ou The Rapture, especialmente House of Jealous Lovers. A idéia-chave é: exercite-se para suar. Isso aumenta sua capacidade fisiológica e faz os pensamentos mudarem de freqüência.


20. Para acompanhar a leitura ou o bate-papo, que tal um bolo de pêra?

• 30 ml de mel
• 220 g de manteiga a temperatura ambiente
• 220 g de açúcar
• 2 pêras descascadas e cortadas em cubinhos
• 3 ovos
• 190 g de farinha de trigo
• 1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo: aqueça o forno a 180 ºC. Numa panela, junte o mel com 30 g de manteiga e 30 g de açúcar e leve em fogo baixo, até derreter a manteiga e dissolver o açúcar. Aumente o fogo para médio e cozinhe, deixando ligeiramente dourado. Adicione os cubinhos de pêra e deixe-os cozinhar até dourar e secar. Escorra e passe pela peneira. Bata o restante da manteiga e do açúcar e incorpore, aos poucos, os ovos, previamente batidos. Junte as pêras. Peneire a farinha e o fermento e junte à massa, até ficar homogênea. Coloque numa fôrma de furo no meio, untada e polvilhada, e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro.
Cris Maccarone, chef do Madame Aubergine Atelier Escola de Cozinha

21. A empresária Costanza Pascolato já declarou que meditar é sua musculação espiritual. Mas tem gente que foge da meditação porque simplesmente não pode se imaginar fazendo nada por um longo período de tempo. Detalhe: a atividade não precisa durar muito. Aliás, em casa, no início, ninguém deve se estender no exercício por mais que cinco minutos. O começo é simples: siga o ritmo da inspiração e expiração. Inspire profundamente e expire devagar. Faça barulho tanto para um como para outro movimento. Enquanto você presta atenção nisso, os pensamentos ficam de fora. Você oxigena o corpo, acalma o sistema nervoso e, se fizer isso antes de deitar, melhora as chances de um bom sono.

22. Contra a queda de cabelo, uma dica é misturar 6 gotas de óleo essencial de jojoba com 4 gotas de óleo essencial de alecrim. Dilua em 1 colher de óleo de gérmen de trigo e passe friccionando na cabeça. Espere 20 minutos. Lave os cabelos normalmente.

23. A exfoliação não é para toda hora. Tem que ser em intervalos de, no mínimo, uma semana para fazer efeito. Por isso mesmo, é ótimo deixar para um dia especial. Ela remove a camada de células mortas e deixa a pele mais macia, sem contar que promove uma deliciosa massagem. Antes do banho, com uma escova de cabo longo e cerdas macias, para garantir a exfoliação das costas, faça movimentos das extremidades para o centro do corpo. Não precisam ser fortes, apenas ritmados. Assim você aproveita o circuito linfático e ajuda a eliminar toxinas. Tome um banho morno em seguida.
Roberto Nogueira, fisiologista e terapeuta corporal do Unique Garden Hotel & Spa

24. O excesso de carnes, gorduras e doces costuma dificultar o funcionamento do intestino e causar a má digestão. Uma compressa de argila fria sobre a barriga contribui para minimizar o desconforto e o inchaço decorrentes disso. Prepare uma pasta com 1 xícara de argila medicinal e 2 colheres de chá verde frio. Com um pincel, espalhe a pasta pelo abdômen (aplica-se também uma pequena faixa na testa para ajudar a relaxar). Deixe até secar e retire com água fria.
Ana Lucia Bovi, diretora Geral do Spa Outeiro de Minas

25. Com um fio de náilon e miçangas ou contas de diferentes cores, você pode criar um cordão colorido para pendurar estrategicamente em diferentes pontos da casa. Que tal um de cada lado na cabeceira da cama? Ou um único fio na abertura da cortina?

26. Os fisioterapeutas têm um truque para minimizar a dor antes da depilação com aparelho elétrico. Envolva alguns cubos de gelo numa toalha de rosto e passe pela perna antes de depilar. O gelo é anestésico, faz o sangue circular menos e desativa os sensores da dor. ”Aprendemos a fazer isso em contusões de atletas, mas vi que é útil antes da depilação também.”
Ana Paula Canova, fisioterapeuta do Kyron Spa

27. Misturar 1 xícara de leite a óleos essenciais potencializa o banho de banheira. Quando você adiciona o leite, consegue aproveitar melhor tanto as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais (eles ficam mais bem diluídos na gordura do leite) como a hidratação do banho. Para um banho desintoxicante, dissolva em 1 xícara de leite de cabra (mais hidratante) 5 gotas de óleo essencial de capim-limão e 8 gotas de óleo essencial de laranja.
Ana Paula Canova, fisioterapeuta do Kyron Spa