Do GG ao pp

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A medida do prazer


Comida e bebida são, de longe, o prazer mais predominante ao redor do mundo. É o que afirma o resultado do teste de Quociente de Prazer (QP), inspirado no famoso QI (quociente de inteligência) e desenvolvido pela marca de sorvetes Magnum. O teste mede o quanto nos sentimos satisfeitos no nosso dia-a-dia, se nos entregamos ou não aos prazeres cotidianos.

Respondido até agora por mais de 200 mil pessoas no mundo todo, alguns dos resultados não chegaram a me surpreender: os homens têm um QP ligeiramente superior ao das mulheres, ou seja, sabem melhor o que dá prazer e como se satisfazerem. As mulheres, por outro lado, se rendem mesmo é ao prazer auditivo. Será que é por isso que um elogio ou uma boa cantada (mas tem que ser boa mesmo, hein!) são irresistíveis?

Outro dado interessante é o que atesta que as pessoas que falam espanhol, francês e italiano são as que mais relacionam ‘comer’ a ‘prazer’. Não é de se estranhar mesmo que a dieta mediterrânea - típica da Espanha, Itália e França e baseada em verduras, tomate, iogurte, frutas, azeite de oliva, vinho etc. – faça tão bem para a mente quanto comprovadamente faz para o corpo.

Por enquanto, a média brasileira no teste é de 78 pontos, quando a do mundo é de 100. Você saberia me explicar por que a Colômbia é a campeã mundial, com 136 pontos? Tendo a acreditar que as lindas mulheres, as paisagens maravilhosas e a comida tenham a ver com isso. Mas então não seria o caso do Brasil também estar no topo? Fica a dúvida e o teste para você descobrir se realmente está curtindo os prazeres da vida e, quem sabe, fazer subir essa nossa média. Carpe diem, gente!