Do GG ao pp

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Petisco sem risco


Mesmo antes de ser chef, viagens pra mim sempre tiveram na experiência gastronômica uma forte motivação. E hoje, até mesmo quando estou de férias em Paraty, onde costumo me desligar do mundo, acabo planejando minhas saídas pensando nas novidades ou especialidades dos restaurantes da região. Não tem jeito!

Sei que tem muita gente que faz o mesmo, seja no Brasil, na Europa, nos Estados Unidos ou nos países asiáticos, que ainda têm muito para nos surpreender. Relembrando minhas últimas pernadas por aí, fiquei pensando em como era difícil, dependendo do lugar, saber onde e como apreciar a culinária local. Eu precisava de um excelente guia, de uma boa dica ou de sorte (com a qual, na maioria dos casos, não é bom contar, ainda mais se você estiver, por exemplo, na China).

Recentemente iniciei no Carlota uma parceria com a Gouté – Gourmet Travel Experience. A Tati Simões e a Daniela Hispagnol (ex-Toro), sócias da empresa, organizam grupos de pessoas interessadas em vivenciar a rotina de um restaurante de São Paulo e, no final, saborear os pratos do cardápio.

A Gouté oferece também roteiros internacionais sob medida para os amantes da gastronomia. Tudo é planejando com antecedência: o estilo do hotel, a trilha sonora ideal e, claro, a comilança. Elas me contaram que os programas mais pedidos são, tirando as reservas em restaurantes estrelados, as visitas a vinhedos, mercados livres e degustações de frutas ou iguarias em lojas gourmets.

Outro jeito legal de sair pelos quatro cantos do mundo sem medo de se perder entre mercados e barraquinhas suspeitas é visitar o site da cidade. Muitas vezes já existe lá algum roteiro gastronômico “oficial”.

Os Estados Unidos são um país para todos os gostos, literalmente, e dá pra achar pela internet uma série de tours especializados. O City Food Tours dá várias opções de roteiros em Nova York e na Filadélfia. E a cidade mais cosmopolita do mundo tem até um roteiro especializado em mostrar para os turistas as melhores pizzas de um de seus bairros mais famosos: o Brooklyn.

Barcelona é outra cidade ideal para aguçar os sentidos e conhecer mais do que a arquitetura de Gaudí ou os quadros de Miró. A Barcelona Walks Gourmet mostra durante duas horas por que a cidade, que tem 45 mercados municipais e milhares de bares e restaurantes, é o berço de tantos renomados chefs.

E pra citar um tour fora do lado ocidental: se você está planejando ir ao Japão, a prefeitura de Tóquio oferece um passeio de três horas para conhecer a milenar cerimônia do chá, nos típicos e maravilhosos jardins japoneses.

Com tanta informação organizada, fica mais fácil não errar em aventuras atrás de quitutes e bebidas pelo mundo e aproveitar ao máximo sua estadia. Mas, lembre-se: um risco calculado também pode trazer gratas surpresas.