Do GG ao pp

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Nutrólogos e dermatologistas falam sobre as pílulas da beleza, os nutricosméticos


ISABELA LEAL
Colaboração para o UOL
Como o próprio nome define, os nutricosméticos são cápsulas orais que agem como um suplemento alimentar, ou seja, eles contêm vitaminas (principalmente A, C e E), minerais, flavonóides, aminoácidos, óleos essenciais, proteínas e outras substâncias antioxidantes associadas que além de nutrir o organismo, combatem os radicais livres - os grandes responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele. E o melhor: estudos científicos comprovam essa eficácia.
  • SXC

    Nutricosméticos, as pílulas da beleza, auxiliam no combate ao envelhecimento da pele



Porém, não é por ser tão eficaz que não se trata de um tratamento inofensivo. É bom lembrar que cada linha e categoria desses produtos tem uma concentração maior de um determinado componente e isso pode causar efeitos adversos. "Pessoas alérgicas a algum componente da fórmula não devem consumir. O Imedeen Antiidade, por exemplo, deve ser evitado por quem é alérgico a frutos do mar e peixes, já que o seu principal ingrediente é um complexo biomarinho", alerta a farmacêutica Mariana Pires, da Ferrosan, Laboratório Farmacêutico Dinamarquês, especialista em nutracêuticos, que exporta o Imedeen. "Por isso é tão importante uma recomendação médica para o consumo, mesmo em se tratando de um produto com poucas contra-indicações, como é o caso dos nutricosméticos", alerta a professora de dermatologia Roberta Teixeira, da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

No que se refere ao tempo de consumo, os especialistas são unânimes ao afirmar que podem ser ingeridos por tempo indeterminado, mas sempre com orientação médica. Os efeitos, por serem progressivos, surgem em média a partir de 30 dias, sendo muito mais visíveis a partir dos 90 dias.

E para quem faz uso de outros tratamentos parecidos ou completamente diferentes, a nutróloga e dermatologista Daniela Hueb, de Bauru (SP), avisa: "geralmente podem ser tomados associados. Mas é bom perguntar a um médico. Outra questão a ser levantada é saber se é melhor ministrá-los em horários diferentes, para evitar dor de estômago ou sobrecarga do fígado, por conta de uma metabolização exagerada; além de alterações como enjoos, dor de cabeça e mesmo a dificuldade de absorção de todos os componentes das fórmulas ingeridas".

Como agem
Entre os principais mecanismos de ação dessas cápsulas, chamadas pílulas da beleza, estão o poder antioxidante, a função de hidratação da pele e o estímulo das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da derme. "Juntos, esses efeitos previnem a flacidez e o ressecamento excessivo da pele", explica o endocrinologista e nutrólogo Wilmar Accursio, de São Paulo, referindo-se às principais razões que comprometem a aparência jovem e saudável da pele do rosto.

Mas o rosto não é o único beneficiado pelos nutricosméticos. Além dos suplementos alimentares antiidade existe uma série de outros resultados que podemos conquistar com essa categoria de produtos. "Há pílulas que têm a função de reposição protéica, como as queratinas para os cabelos, que agem contra a queda e estimulam a formação de novos fios. Existem ainda os suplementos que preparam a pele para a exposição solar, já que aumentam a produção de melanina, evitando, assim, queimaduras solares e proporcionando um bronzeado duradouro, sem a aparência de pele ressecada", lembra a dermatologista Daniela Hueb, ressaltando que o protetor solar tópico continua sendo o maior coadjuvante na luta contra o envelhecimento, manchas, rugas e flacidez. Cabe aqui outro alerta: os nutricosméticos não substituem os cremes tópicos. "Eles possuem propriedades distintas. Por isso as cápsulas complementam os cosméticos tradicionais. Juntos eles têm ação de se complementarem", justifica a professora Roberta Teixeira, da UERJ.

Entre o público que pode tirar proveito desses suplementos não há muitas restrições. "Podem ser consumidos por qualquer pessoa, desde que seja com orientação médica", avisa Roberta. "Sua indicação varia em função dos sintomas apresentados. De um modo geral, a partir dos 30 anos é recomendada a ingestão de um complexo antioxidante, com vitaminas A, C e E, tanto para as mulheres quanto para os homens", lembra a nutróloga Daniela Hueb. Nesses casos, os nutricosméticos são ideais, pois ainda suprem outras necessidades do organismo, como a capacidade de se defender de infecções, já que uma das características desses suplementos, principalmente os que contêm vitamina C, é aumentar a imunidade.

De olho na mesa
Realmente é tentador poder tomar uma pílula que tem efeitos antioxidantes, mas elas não fazem milagres. "Suplementação nutricional sem dieta adequada tem suas propriedades comprometidas, pois há benefícios que só conseguimos com a combinação de determinados alimentos, em sua forma natural, e pessoas com maus hábitos alimentares perdem grandes oportunidades de absorver nutrientes", polemiza o endocrinologista Wilmar Accursio.

Por tudo isso, o ideal é lançar mão de uma alimentação balanceada, o que significa variada, que priorize itens saudáveis e nutritivos como verduras, legumes, frutas, cereais, vagens, alimentos integrais e magros, como peixe e frango; e que restrinja o consumo de açúcar, arroz branco, macarrão, bolachas, doces em geral, empanados, salgadinhos, frituras e alimentos gordurosos como carne vermelha, de boi ou porco. "Mas é preciso ter uma disciplina militar para seguir essa regra. O que nos dias de hoje é quase impossível. Mas se condicionar para consumir alimentos naturais, orgânicos e ricos em vitaminas, como os vegetais em geral, já é um bom caminho", esclarece Daniela Hueb. "Perfeito seria fazer uma avaliação nutricional com um médico ou nutricionista e descobrir as necessidades individuais de cada um. E a partir daí estabelecer uma dieta. Se isso também não for possível, os nutricosméticos, quando bem indicados, podem ser grandes aliados", finaliza o nutrólogo Wilmar.