Do GG ao pp

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tchau, Balança!

Perca quilos por semana sem crise, com o plano de dieta e exercícios mais fácil (e eficaz ) que você já viu


Se você está lendo esta reportagem, certamente está com excesso de gostosura, como dizem.
Como consolo, saiba que você não está sozinho: uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica revelou que mais da metade da população brasileira (51%) está acima do peso e, desse percentual, 66% têm entre 18 e 25 anos. A pesquisa trouxe informações curiosas sobre os hábitos alimentares nacionais. Em média, os brasileiros fazem apenas três refeições e meia por dia (quando o recomendado pelos especialistas em nutrição são cinco ou seis, fracionadas ao longo do dia) e, conseqüentemente, tendem a se empanturrar à mesa. Consciente dos maus hábitos, quase a metade reconhece que sua alimentação não é saudável. Além disso, 33% se declaram insatisfeitos com seu peso, que traz a eles uma série de transtornos: chacotas, preconceito, dificuldade para comprar roupas, subir escadas e amarrar os sapatos. E você? Também esta nessa?

Não se engane: enxugar a barriga não é só questão de poder tirar a camiseta ou vestir sunga, mas de continuar vivo. Esse volume abdominal indecente não é nada inocente. "Nas células de gordura, concentram-se substâncias inflamatórias causadoras de problemas cardíacos. E várias outras doenças perigosas estão associadas ao excesso de peso, como diabetes e artrose", alerta Luiz Vicente Berti, presidente da SBCBM.

Entre os vilões desse estado de coisas estão os alimentos industrializados e as gorduras. "Além de calóricos, pães brancos, bolos e biscoitos são ricos em carboidratos refinados, que contribuem para o ganho de peso", diz o endocrinologista Filippo Pedrinola, da Associação Brasileira de Estudos sobre a Obesidade. Esses produtos são feitos com trigo cujas fibras foram retiradas na refinação; são rapidamente absorvidos pelo organismo e elevam a taxa de glicose no sangue. Para queimar esse açúcar e armazenálo, o pâncreas produz um pico de insulina e a taxa de glicose cai. Resultado? Gordura estocada e fome em tempo recorde. "Prefira pães e massas integrais, de absorção lenta por causa das fibras", aconselha a endocrinologista especialista em obesidade Alessandra Rascovski, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

As gorduras são suas outras inimigas. "Modere o consumo da saturada, presente na carne vermelha, nos ovos e no leite, e fuja da trans, encontrada em biscoitos, bolos e sorvetes", avisa a engenheira de alimentosAna Rauen, do Instituto de Tecnologia de Alimentos. "Ambas elevam o colesterol ruim (LDL) e a trans ainda reduz o colesterol bom (HDL)."

Estresse e sedentarismo também têm culpa pela epidemia de clones de Faustão pelo Brasil afora. "O estresse ativa a produção de hormônios como o cortisol, que estimula o corpo a armazenar gordura. Já 80% da população adulta não pratica atividade física", lamenta o médico Filippo Pedrinola. De novo a pergunta: você faz parte da estatística? Então saia fora. Para mudar seu corpo, aposte em duas frentes: dieta e exercícios. Nas páginas seguintes, damos toda a letra para você comer e malhar sem sofrimento.

Quando chegar ao peso ideal, espere seu cérebro entender seu novo tamanho. Não adianta se privar dos alimentos que gosta, perder 8 quilos em um mês e abusar novamente. "O cérebro leva tempo até entender que seu novo peso é o ideal. A tendência é recuperar o que se perdeu", avisa a endocrinologista Alessandra Rascovski. A dica da médica é considerar um período de risco de recaída de um mês para cada quilo perdido. Exemplo: "Se você emagreceu 8 quilos, tome cuidado durante os próximos oito meses para não voltar à estaca zero."

Agora vire a página e comemore que você só teve de investir 9,99 reais (o preço desta Men's Health) num programa que vai mudar totalmente sua vida.

A FOME BATEU?

Nosso plano de dieta das páginas seguintes não vai deixar você morrendo de fome - pode apostar! Agora, se a vontade de comer pintar fora de hora, tente estes truques. Eles são 100% livres de culpa:

CENOURA DE TIRA-GOSTO. Experimente como aperitivo cenoura, pepino e salsão cortados em palitos e temperados apenas com sal. O alto teor de 1 bras dos legumes ajuda você a se sentir saciado.

AZEITE ANTES DO JANTAR. Para diminuir o apetite, coma meia fatia de pão integral com duas colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem entre 15 e 20 minutos antes do jantar. O azeite estimula a produção de colecistoquinina, substância gástrica que avisa o cérebro a parar de comer.

SEMENTES ANTES DO ALMOÇO. Agarre um punhado de amendoim, amêndoas, pistache ou nozes 30 minutos antes de almoçar. Você vai se sentir cheio e comer menos depois.