Do GG ao pp

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Um encontro de energia


A produtora de eventos Paula Rocha e o astrólogo Oscar Quiroga acreditam em sincretismo. Para harmonizar a casa onde vivem, foram buscar referências em várias vertentes de feng shui, entre elas a escola Ba-Zhai e a das Estrelas Voadoras, e investiram mais: se basearam na geobiologia e, claro, na astrologia. “No entanto, por aqui também agem outras forças poderosas”, diz Paula, se referindo à intuição e à intenção do casal.
Texto: Maria Helena Pugliesi
Fotos: Célia Mari Weiss
Reportagem Fotográfica: Andréia Ortiz
De frente para uma praça paulistana, era difícil entender o porquê do abandono da casa por mais de cinco anos. Mas a placa de “vende-se” despertou a atenção de Paula e Oscar. “O verde tinha um apelo para nossos filhos”, lembra ele. Assim, o casal fechou negócio, mas, antes de entrar no imóvel, Paula levou a planta baixa para a consultora de feng shui Claudia D’Ávila. “A casa tinha uma implantação favorável. O problema era a porta social. De acordo com os quadrantes da Escola das Estrelas Voadoras, a localização ficava num ponto onde a qualidade da energia gerava forças que colocavam o imóvel em declínio. A porta precisava mudar”, conta Claudia. Com a ajuda de uma bússola, o local da entrada foi determinado: 165° em relação ao eixo norte da casa e enviesada em 30°. “Só com isso, o astral mudou. Mas havia outra preocupação: uma rede de transmissão da Eletropaulo perto”, lembra ela. Para sanar o problema, o geobiólogo Allan Lopes Pires entrou em cena. “Aferi o campo eletromagnético e ele estava em ordem.
A praça age como um escudo para o imóvel”, explica. “No entanto, ao medir a energia do solo, constatei veios d’água subterrâneos, que afetariam a saúde dos moradores.” Uma acupuntura no terreno eliminou o perigo. “Como uma agulha permanente, finquei uma pedra no ponto nevrálgico da propriedade”, fala Allan. Com as medidas emergenciais tomadas, veio a decoração. “A Escola Ba-Zhai ditou as cores e a localização dos ambientes. O restante surgiu de nossa intuição e intenção de respeitar os ciclos da vida. Afinal, como ensina a astrologia, somos todos regidos pelos planetas”, encerra Paula.

TÉCNICA E ESTÉTICA
Plantas cheirosas estão por toda parte desta casa. “Os aromas levam nossos sentidos a outras dimensões. Isso é muito saudável”, ensina o astrólogo Quiroga. Para compor com os vasos de jasmim, o casal escolheu uma placa com os símbolos do zodíaco asteca. Voltado para a garagem, o espelho reflete os carros estacionados, rebatendo energias pesadas trazidas pelos veículos. “A intenção é fazer com que os automóveis não atropelem a casa”, diz Paula, que aprendeu a explicação em seus cursos de feng shui.

GEOBIOLOGIA
Também chamada de medicina do hábitat, essa ciência, conhecida há quase um século, estuda como o ambiente pode influenciar a saúde das pessoas tanto positiva quanto negativamente. Nesta casa, por meio de aparelhos específicos, o geobiólogo Allan Lopes Pires detectou a presença de águas subterrâneas, o que proporciona insalubridade ao local. Para providenciar a cura, ele usou princípios da radiestesia. Com a ajuda de um pêndulo, determinou o local onde o terreno deveria ser estimulado. Nesse ponto, assentou um grande seixo de rio, neutralizando assim as energias nocivas do veio d’água. “Suavizei visualmente a área com plantas perfumadas, como alfazema e arruda”, fala Paula.

PRESENTES QUERIDOS
Tanto o Buda de terracota como a fonte de pedra chegaram de surpresa. “Mamãe nos presenteou e, sem saber onde colocá-los, pedi orientação a Allan e Claudia”, lembra Paula. O geobiólogo sugeriu colocar a estátua voltada para o nordeste. “É de onde emanam as energias positivas”, explica ele. Já a consultora de feng shui determinou o local da bica baseado em preceitos da Escola das Estrelas Voadoras. Usando a bússola, descobri que nesse ponto seria muitobom ter água em movimento”, argumenta Claudia.

Cores, flores e materiais amplificam
os aspectos favoráveis dos espaços
ESTRELAS VOADORAS
Essa importante e complexa escola do feng shui leva em conta principalmente o estudo da evolução dos ciclos astrológicos em relação às construções e a suas respectivas dinâmicas energéticas. A análise pode ser feita a cada dia, mês, ano ou até por períodos de 20 anos, como o que aconteceu nesta casa. Para analisar como o tempo atua sobre a moradia, a especialista Claudia D’Ávila usa um esquema chamado quadrado mágico. No centro do gráfico, ela coloca o número correspondente ao ano de construção do imóvel. A partir daí, distribuiu as outras oito estrelas que regem essa escola. ““É um estudo complicado, que requer conhecimento”, fala Claudia. Foi assim que ela descobriu o melhor ângulo para a porta de entrada. O canto pertence ao elemento metal. Apesar de as Estrelas Voadoras desconsiderarem essa ajuda, a proprietária resolveu ampliar o equilíbrio energético da área usando a cor branca, que corresponde ao elemento, e acessórios de metal. Também foi iniciativa dela colocar o baguá sobre o batente externo da porta social. “Aprendi na filosofia chinesa que, ao passarmos por baixo desta figura, ela nos ajuda a desvestir a pessoa que somos na rua e nos conecta com nossa porção mais íntima”, explica Paula.
BA-ZHAI
Essa escola se baseia na análise entre o magnetismo da Terra e o posicionamento das estrelas para estudar a relação do homem com seu ambiente. Tendo a bússola como ferramenta principal e o centro da casa como referência, o especialista consegue esquadrinhar o imóvel em oito estrelas distintas. O ambiente acima pertence à estrela Medicina Celestial, um local que emana estabilidade e relaxamento na vida cotidiana. “Por isso, fiz questão de montar a sala de estar aqui. Realmente, é um canto delicioso para ficar com a família ou sozinho”, diz Paula. A cor tijolo da parede tem a ver com o elemento terra, que rege este quadrante.

Imagens, brilhos e reflexos
capturam o olhar e apaziguam os pensamentos

JOGO RÁPIDO
Numa casa que conjuga tantas energias, cultivar as diferenças é fundamental.
ÓTICA ASTROLÓGICA
O prisma pendurado na janela mais ensolarada da casa brinda todos os dias os moradores com um lindo arco-íris. “Além de ser apaixonado pela difração da luz, gosto de olhar para estas sete cores puras. Elas me remetem aos círculos setenários, que marcam o princípio da astrologia”, comenta Quiroga.
PAZ DE ESPÍRITO
As mandalas vêm de longe. O termo é sânscrito, de origem hindu, e quer dizer “círculo mágico”. Constituídas de desenhos geométricos que se inscrevem, elas representam o espaço sagrado e a relação dinâmica entre o homem e o Cosmo. “São figuras extraordinárias, que acomodam nossos pensamentos. A mente é ávida por ordem. Ao pousarmos o olhar sobre suas representações, é fácil meditar”, ensina Quiroga. Estas duas peças foram feitas pelo artista plástico Artur Kohl. De madeira pintada e sulcada, elas ficam num canto sossegado da sala.
JOGO RÁPIDO
Numa casa que conjuga tantas energias, cultivar as diferenças é fundamental.


UM LIVRO O Tratado sobre o Fogo Cósmico, de Alice Bailey
UM LUGAR DA CASA O canto de meditação
UM HORÁRIO Das 4h30 às 6h30
UM PRAZER Ler
UM SOM Um gongo, a chuva, o vento
UM GOSTO QUE TRAZ LEMBRANÇA Sorvete de baunilha com vinho do porto. Lembra as gemadas da infância



UM LIVRO Feng Shui – A Antiga Sabedoria de Viver em Harmonia nos Tempos Atuais, de Eva Wong
UM LUGAR DA CASA Sala de estar
UM HORÁRIO Depois das 22h30
UM PRAZER Cuidar do jardim
UM SOM CD do canto das baleias
UM GOSTO QUE TRAZ LEMBRANÇA Alecrim. Remete às viagens à Toscana, Itália