Do GG ao pp

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

xampu com sal ou sem sal


cabelo-hidratacao

Muito temos ouvido falar dos xampus sem sal, principalmente para quem usa química no cabelo ( como eu), sempre escuta do cabeleireiro que é melhor usar esse tipo de xampu, pois a química dura mais. Mas, enfim, é verdade ou mito? Os xampus tem sal mesmo? Porque o sal agride tanto o cabelo? Fui pesquisar para ver a verdade nisso tudo.

Vamos ao que descobri:

1) Os xampus possuem sal na sua fórmula? … é verdade:

O Cloreto de Sódio é usado para dar mais viscosidade e deixar o xampu mais espesso. Por isso, quando você compra um “sem sal”, ele parece ser bem mais ralo do que os comuns.

2) Existe xampu totalmente sem sal? … é mito:

A única diferença é quantidade ou tipo de sal existente na fórmula, os xampus sem sal, podem conter bem menos quantidade de sal ou outro tipo de cloreto, essa falta é compensada por agentes espessantes, como os polímeros derivados da celulose, dando ao xampu a viscosidade semelhante ao que temos com o cloreto de sódio. A diferença entre eles é o preço!

3) O sal agride o cabelo? … é mito:

Como disse antes, o cloreto de sódio é adicionado ao xampu para que o mesmo aumente a viscosidade . Ele não é responsável por causar danos à fibra capilar, mesmo porque a concentração utilizada é muito baixa – bem diferente da água do mar que possui salinidade bem maior e ainda agrega os danos causados pelo sol e vento. Quimicamente, xampus com sal não tem contra-indicações, pois não é o nível de sal que influi na saúde dos fios, mas sim a manutenção do PH natural do cabelo.

4) O xampu sem sal é melhor para o cabelo? … é verdade:

Pois bem, se o sal não agride o cabelo, porque o xampu sem sal é melhor? Porquo o “sal” é substituído a um polímero para espessar a formulação, assim as empresas correm atrás de outras opções de princípios ativos que adicionem viscosidade e agregam um resultado melhor para os cabelos. Como esses polímeros são bem mais caros do que o sal, a fórmula ficará mais cara. Então, se aproveita isso para adicionar alguns outros ativos que tornem essa fórmula ainda melhor, até pra justificar o preço mais elevado.

4) Usar xampu sem sal faz com que a química dure mais no cabelo? … é mito:

Para alguns cabeleireiros o xampu com sal abre a cutícula, portanto as substâncias que foram colocadas durante o processo da química saem mais rápido durante o processo de lavagem. Realmente não faz o menor sentido, pois qualquer shampoo com pH maior que 3.8 (média), faz abrir as cutículas. Dependendo do agente espessante utilizado, o shampoo sem sal pode ter um pH maior que 7.0. Então, qualquer matéria-prima que tenha afinidade com cabelo pode ser retirada com seqüências de lavagens, e isso independe se o shampoo é com ou sem sal.

A verdade é que não se pode confundir o sal usado em laboratório com a água do mar, que é cheia de impurezas. Mesmo o sal marinho, que resseca o cabelo, não é capaz de alterar a eficácia de um tratamento químico. O único xampu que deve ser evitado em cabelos com escova progressiva é o anti-resíduos.

Pois então gurias, fazer essa pesquisa esclareceu muita coisa para mim e espero que para você também!