Do GG ao pp

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

7 atitudes saudáveis

Mudar os hábitos ou adaptá-los a uma dinâmica diferente ajudam a transformar a maneira de levar a vida, e de como ele leva você


por Guilherme Cardoso


Dormir pelo menos oito horas por noite, alimentar-se corretamente, praticar exercícios, não fumar. As dicas para manter a saúde em dia você já sabe. O que talvez desconheça é que tão importante quanto seguir à risca conselhos como estes (entre outros), é fazê-los de forma harmoniosa, sem que se tornem um problema. Parece difícil? Bom, diga você mesmo. A seguir, acompanhe sete atitudes para lá de saudáveis e leve mais prazer à vida.

1 PRATIQUE EXERCÍCIOS

Uma pesquisa elaborada pelo Data Folha revelou que o índice de sedentarismo cresce conforme a pessoa envelhece. Dos 18 aos 24 anos, 39% dos brasileiros não praticam atividades físicas. E entre os idosos de 60 a 70 anos o número aumenta para 57%. Por isso é importante criar uma rotina de exercícios físicos, caso contrário, será vencido pelo tempo.

Comece devagar. O excesso pode ser tão superficial quanto à ausência. Procure um ambiente agradável, de preferência ao ar livre. “O treinamento em meio à natureza estimula a sensação de bem-estar”, conta o personal trainer Ricardo Vasconcellos, da academia 4 Estações.

Que tal uma atividade física relaxante e, ao mesmo tempo, eficaz para a saúde do corpo? Natação! Ela é o meio ideal para

O que cada uma tem
• Esportes de raquete estimulam o reflexo.
• Remar aperfeiçoa a postura.
• Correr aumenta a autoconfiança.
• Pedalar exercita as articulações.
• Ioga dá equilíbrio e coordenação motora.
• Nadar fortalece os pulmões, ossos e músculos.

2 ALIMENTAÇÃO

Sem dúvida, uma das mais importantes para a manutenção da saúde. Incluir no cardápio opções leves como as carnes brancas, as frutas e os vegetais é boa pedida. No entanto, comer bem não significa apenas ingerir alimentos saudáveis, principalmente se as refeições não são planejadas. “Alimentarse com frequência mantém o metabolismo trabalhando rapidamente, queimando mais calorias. Por isso, o ideal é manter uma dieta com 5 refeições diárias, alerta a nutricionista Fátima Affonso, formada pela Universidade de São Paulo (USP).

Além disso, comer ao lado da família também traz bons fluidos à mesa. Aproveite o momento para fortalecer os vínculos entre os familiares. A dica também vale para reforçar o prato dos pequenos. Um estudo elaborado por cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que a criança pode consumir mais alimentos saudáveis quando está em grupo, do que quando come sozinha.

Deu fome?
• Escolha um horário regular para fazer as refeições.
• Espere todos terminarem de comer para deixar o local.
• Cozinhe com alho: o alimento contém substâncias que baixam a pressão sanguínea, reduzem o nível de colesterol e estimulam a imunidade.
• Fome repentina? Leve na bolsa saquinhos de chá verde, água mineral, frutas e biscoitos de aveia.

3 RELAXE

Passar o dia dormindo em uma rede não é o que os especialistas entendem por relaxar. Na verdade, não existe uma receita pronta, portanto, relaxar é algo pessoal. Mas algumas dicas podem ajudar a trazer essa sensação para perto. Os exercícios físicos são excelentes para afastar aquela adrenalina exagerada, mais conhecida como estresse. Tão bom quanto gastar energia é adotar a fórmula feminina para lidar com os problemas cotidianos: mulheres tendem a ser amigáveis e cuidadosas

Sabe aquela música que você tanto gosta? Ouça-a, faz bem ao coração, assim revelou um estudo realizado por cientistas da Universidade de Maryland. De acordo com os pesquisadores, os voluntários tiveram os vasos sanguíneos dilatados (o sangue flui melhor) após ouvir a canção favorita.

Sessões de ioga e meditação também são bem-vindas, como explica Suely Firmino, autora do livro Yoga - A Revolução Silenciosa e professora de Hatha Yoga. “A técnica trabalha os sistemas respiratório, endócrino, nervoso, linfático, circulatório, digestivo, ósseo e reprodutor.”

Xô, estresse
• Mexa-se
• Aprenda a meditar
• Tome chá de camomila (composto natural sedativo e relaxante)
• Desligue a TV (cientificamente comprovada a relação entre TV e estresse)
• Chore (O choro libera hormônio antiestresse)
• Ria (outro remédio natural)
• Pratique ioga, meditação, feng shui

4 SEXO

Sabia que o ato é coadjuvante na prevenção da osteoporose? Ele fortalece os ossos, e aumenta o nível de estrogênio no organismo da mulher e de testosterona, no homem.

Além disso, o sexo fortalece a atividade cardíaca. Durante a relação sexual ocorre uma descarga de adrenalina no organismo, que aumenta a frequência dos batimentos. O sangue circula por todo o corpo, e estimula a irrigação. Ao atingir o orgasmo, a liberação de endorfina relaxa as paredes dos vasos, o que facilita a fluidez do sangue e diminui o risco de enfartes e derrames.

O sexo saudável acontece com pessoas na mesma condição, com a mente e o corpo em ordem. Para a sexóloga Cláudya Toledo, autora do livro Manual da Cara Metade, o bem-estar gerado pelo ato provém de um resultado em cadeia, um ciclo necessário para que se consiga alcançá-lo. “Em ordem crescente, precisa- se do corpo físico, depois da auto-estima e estar ‘limpo’ emocionalmente. Se houver questões mal resolvidas, ou rancores guardados pelo parceiro, fica difícil estar numa boa na cama.”

Aproveite os momentos
• Valorize o toque.
• Inclua ingredientes afrodisíacos na alimentação, como amêndoas, mel, chocolate, frutas vermelhas.
Escreva bilhetes de amor.
Ame-se.
Faça exercícios regularmente – melhore o desempenho e a forma física.

5 LAZER

Ao completar 20 anos, o cérebro começa a declinar, embora paulatinamente. Aprender atividades novas é uma forma de driblar essa “degeneração” e, ao mesmo tempo, ter momentos de lazer.

Para o sociólogo francês Jofre Dumazedier, lazer é o “conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, divertir-se, recrear-se”.

Em resumo, é um momento especial de recobrar as forças, obtido mediante outras atividades. Resta a você saber quais são elas. Pode ser uma viagem àquele país exótico, assistir a um filme ou até mesmo um encontro entre os amigos. Para se ter idéia, as pessoas que têm seus momentos de descontração tornam-se mais resistentes às doenças em geral e, em particular, quando acometidas de moléstias crônicas, resistem mais e respondem melhor aos tratamentos prescritos pelos médicos. “Lazer é felicidade, descontração. O estado de alegria está associado a diversos aspectos do bem-estar, incluindo a saúde orgânica e mental”, exemplifica o médico Ricardo Teixeira, doutor em Neurologia pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Sugestões de lazer
• Pratique caminhada, ou ginástica em grupo, com os amigos..
• Aprenda a tocar algum instrumento musical.
• Desenvolva atividades com vídeo, fotografia e computador.
• Escreva poesias e crônicas.
• Faça viagens.
• Desenvolva passatempos que exijam o trabalho manual.
• Trabalhe no jardim ou no pomar.
• Participe de jogos.

6 NÃO FUME

Não é preciso citar os malefícios do cigarro à saúde, até porque ocupariam muito espaço nesta página. Parar de fumar não é fácil e implica sacrifícios, no entanto, vale a pena tentar. Comece despistando a dependência: fuja dos programas que lembrem o tabaco. Engane o cigarro também pela boca. A maçã tem um frescor ácido que pode controlar o desejo de fumar. Um tratamento que tem atraído a atenção de quem deseja largar o cigarro é a acupuntura. “A técnica atua em pontos do corpo que previnem alterações físicas, mentais e emocionais geradas pelo cigarro”, diz a terapeuta Silvia Ciola, formada em Acupuntura.

Encare esse desafio de maneira diferente. Converse com pessoas que conseguiram abandonar o vício e dê um passo importante na sua vida.

Pare de fumar agora e...
• Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
• Após 2 horas, não há mais nicotina no sangue.
• Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
• Após 2 dias, o olfato e o paladar são apurados
• Após 3 semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação melhora.
• Após 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

7 DURMA BEM

Mais do que um momento para repor as energias, dormir implica em qualidade de vida. E saiba que até mesmo aquela cochilada de 10 minutos faz bem. Um estudo elaborado por pesquisadores do American Thoracic Society International Conference concluiu que esta rápida relaxada pode ser milagrosa para aqueles que sofrem de insônia, pois produz os melhores benefícios com os menores efeitos colaterais.

Acredite: dormir traz mais benefícios ao corpo do que se imagina. O colágeno, hormônio de renovação da epiderme, e o GH, o do crescimento, que entre outras funções evita o acúmulo de gordura, são produzidos enquanto você dorme. “A leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, também é secretada durante o sono. Permanecer acordado por longos períodos significa produzir menor quantidade da substância. Resultado: o corpo sente necessidade de ingerir mais carboidratos”, explica a médica Regeane Trabulsi Cronfli, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Endocrinologia e Metabologia.

Apague as luzes, relaxe, ajeite-se no travesseiro e bons sonhos.

10 mandamentos do sono
1.
Estabeleça um horário regular para dormir e despertar.
2.
Vá para a cama somente na hora de dormir.
3.
Frequente ambientes saudáveis.
4.
Não faça uso de álcool próximo do horário de dormir.
5.
Não utilize medicamentos para dormir sem orientação médica.
6.
Não exagere em café, chá e refrigerante.
7.
Faça atividade física em horários adequados e nunca próximos da hora de dormir.
8.
Jante, moderadamente, em horário regular.
9.
Não leve problemas para a cama.
10.
Procure atividades repousantes e relaxantes após o jantar.

Fonte: Instituto do Sono