Do GG ao pp

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ideal para o verão

composta por 90% de água, a melancia ajuda a hidratar o corpo. Além disso, é rica em nutrientes que dão firmeza à pele e afastam o câncer de próstata


por Patrícia Affonso


Regula o bom funcionamento do intestino e é pouco calórica: apenas 30 calorias em 100 gramas

Ela já era apreciada há mais de 5 mil anos pelos faraós e, atualmente, é a segunda fruta mais consumida no mundo (só perde para a banana), principalmente no verão. Chegou às Américas no início do século 17, transportada da África por escravos. Faz tanto sucesso no Brasil que há quem acredite que o fruto é “produto da casa”. Com vocês, a melancia.

A afinidade com o alimento tem explicação. “Além de gostosa, é composta por 90% de água, o que a torna refrescante, ideal para hidratar o corpo em dias quentes”, afirma a nutróloga Daniela Hueb. O líquido estimula a vontade de urinar, baixando os níveis de ácido úrico do organismo. “Por isso, é coadjuvante no tratamento da gota e nos casos de pressão alta”, comenta Daniela.

E se você já se animou com os exemplos acima, saiba que o consumo regular da fruta traz mais benefícios do que se pensa. Alguns, para levantar a auto-estima!

Pouco calórica

Sabe o ditado popular “tamanho não é documento”? A melancia é a prova disso. Apesar do tamanho exagerado, a fruta é pouco calórica: apenas 30 calorias em 100 gramas. Em contrapartida, é rica em fibras, substância que regula o bom funcionamento do intestino.

“Quando livre da constipação, a pessoa aproveita melhor os nutrientes dos alimentos, que passam menos tempo fermentando no intestino”, explica Daniela. Como se não bastasse, as fibras ainda provocam a sensação de saciedade, em outras palavras, a vontade de degustar aquele docinho fica para depois.

Tá beleza!

Além de ajudar a perder uns quilinhos, a fruta ainda se destaca em outros benefícios para a beleza. “A melancia possui vitamina C, composto que age contra o envelhecimento precoce e auxilia na formação do colágeno, substância responsável por conferir firmeza à pele”, afirma a nutricionista Carolina Santos.

E tem mais. Um dos motivos para as unhas e os cabelos ficarem quebradiços é a falta de vitaminas do complexo B, presentes em abundância no alimento. E betacaroteno, convertido em vitamina A no organismo. Esta última protege o globo ocular contra doenças.

Mitos e verdades
Assim como tudo o que é popular, a melancia é cercada por crendices. E não dá para acreditar em tudo o que se ouve por aí, não é mesmo?

Comer a parte branca dá dor de barriga?
Nem sempre. Isso depende da tolerância individual. No entanto, o conselho dos especialistas é não exagerar na dose. “A entrecasca é rica em fibras, que fazem o intestino funcionar melhor. Nela, também está presente a celulose, substância que o corpo humano não consegue digerir. Assim, o organismo começa a trabalhar para expulsá-la por meio das fezes”, afirma a nutróloga Daniela Hueb.

É verdade que dá para fazer picles com a casca da melancia?
Sim, entre outras receitas. Pesquisas que visam evitar o desperdício, aproveitando o alimento por inteiro, não param de crescer e logo, devem surgir novas receitas com a fruta.

Corpo blindado

Uma das substâncias contra o câncer mais estudadas pelos cientistas é o licopeno. O composto é o pigmento responsável pela coloração avermelhada de diversos vegetais e, neste caso, o da polpa da melancia. E não é pouco: 40%, mais até que o tomate. “O consumo regular de licopeno diminui o risco de alguns tipos de câncer, como o de próstata, estômago, pâncreas, bexiga e mama. Isso se deve à ação antioxidante, capaz de proteger o organismo de alterações celulares que podem desencadear tais doenças”, pondera Carolina.

Para o alto!

Lembra do “levantar a auto-estima” citado lá no começo da reportagem? Pois é, aqui fica um recado para aqueles que sofrem de disfunção erétil. Um estudo elaborado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, constatou na melancia a presença de citrulina, substância convertida pelo organismo em arginina. “Esse aminoácido age como vasodilatador e favorece a circulação sanguínea, funções que estão diretamente ligadas à libido e à ereção”, explica a nutróloga Daniela Hueb.

A melancia contém betacaroteno, substância convertida em vitamina A
Sem sementes
Para quem não gosta de consumi-las, tirar uma por uma dá um trabalho. Mas saiba que já existe um tipo de melancia sem sementes. O alimento é cultivado no Japão e é resultado de uma combinação de espécies diferentes. “O valor nutritivo não sofreu alteração e o sabor também é o mesmo. Só as sementinhas que sumiram”, comenta Daniela. No Brasil, essa tecnologia ainda não ganhou força.

As sementes podem ser consumidas sem que causem risco à saúde

Em outras palavras, a fruta tem efeito similar ao famoso comprimido azul. Vale ressaltar, a famosa substância está presente na parte branca (veja box Mitos e verdades). Sendo assim, ainda não se sabe quantas fatias ou copos de suco são necessários para estimular a ereção.

Quanto consumir

De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, especialista em nutrição clínica, o consumo ideal varia para cada pessoa. No entanto, ela garante que uma fatia diária é suficiente para aproveitar os benefícios da melancia. “É recomendado ingerir uma porção de frutas vermelhas diariamente. Os apreciadores de melancia podem consumi-la com mais frequência, já que possui baixa caloria”, afirma.

Sementes, eis a questão

Sim, podem ser consumidas sem risco à saúde. “Inclusive, e�malgumasregiõesdom algumas regiões do País, elas são utilizadas para o preparo de uma bebida diurética e vermífuga, denominada orchata”, explica Roseli Rossi. Quando assados, servem como petisco.

À noite...

Não é regra, mas evite comer o alimento no fim do dia. “À noite, a digestão é naturalmente mais lenta. Quando, depois da refeição, se ingere a melancia, o estômago se enche de água, formando uma sopa junto aos alimentos”, conta. Isso torna o processo digestivo ainda mais vagaroso e deixa aquela sensação de peso no estômago, o que pode comprometer o sono.

Na hora!

Independente da fruta, o ideal é consumi-la no momento em que for cortada. “Em contato com o ar, as vitaminas, principalmente a vitamina C, oxidam facilmente”, diz Roseli. Para armazenar na geladeira, envolva-a com papel filme ou alumínio. Assim, evita-se que ela resseque e absorva o odor de outros alimentos.

Gelado de Melancia

Ingredientes

400 g de melancia cortada em cubos
1 copo pequeno de suco de laranja sem açúcar (165 ml)
1 colher (chá) de raspas de casca de laranja
1 ½ colher (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) açúcar
1 copo médio de água (200 ml)

Preparo

Ferva as raspas da laranja na água, em fogo médio, por 10 minutos. Peneire e coloque o líquido em uma panela, com o suco de laranja, o açúcar e o amido de milho. Misture tudo e deixe ferver por 10 minutos. Depois, acrescente a melancia e cozinhe por mais 5 minutos. Coloque em taças e sirva gelado.

Rendimento
Quatro porções

Suco refrescante de melancia

Ingredientes

100 g de melancia
½ pêra pequena
1 colher (sopa) hortelã picada
1 colher (sopa) de açúcar
½ copo de água (200 ml)
2 cubos de gelo
Abacaxi em pedaços

Preparo

Bata os ingredientes no liquidificador. Para decorar, use um pedaço de abacaxi cortado na forma triangular.

Rendimento
Uma porção

Receitas / Fonte: Roseli Rossi, nutricionista especializada em nutrição clínica