Do GG ao pp

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Alimentos da paixão

Considerados afrodisíacos, eles também ajudam a promover a saúde e dão aquela apimentada na relação


por Leonardo Guariso


Foto Juca Vieira / Produção Marcia Asnis / Fotomon

Há séculos eles são tachados de afrodisíacos e prometem fazer milagres na vida sexual. Foram associados à Afrodite, a deusa do amor, e com sua "bênção" ganharam fama de estimulantes sexuais. A ciência resolveu tirar essa história a limpo e descobriu que alguns alimentos podem ajudar a apimentar a relação, mas como coadjuvantes. Isso significa que acertar em cheio na hora agá não depende apenas deles, mas do quanto você se preocupa com seu bem-estar. "Alimentos afrodisíacos são aqueles que melhoram a circulação sanguínea e, consequentemente, também a dos órgãos genitais e a disposição física", explica a nutricionista Roseli Rossi, especialista em nutrição clínica.

Como se vê, saúde e sexo trabalham juntos, ou seja, é preciso estar com o corpo e a mente relaxados para um melhor desempenho. Mas quais alimentos são esses? A lista é extensa e de alguns você provavelmente já ouviu falar. Caso do amendoim, conhecido como "viagra de pobre", por estimular a ereção. Diferente do comprimido azul, a semente não possui agentes químicos que atuam diretamente na vasodilatação sanguínea, no entanto, é rico em vitamina B3, nutriente que colabora nesta função. "Sabe-se que uma das causas do órgão masculino não manter-se ereto é a falta de circulação na região. A vitamina B3 auxilia no aumento do diâmetro das artérias, facilitando o fluxo de sangue", pondera Roseli.As ostras também entram nessa relação afrodisíaca e é bom avisar: nada tem a ver com seu formato (associado ao órgão reprodutor feminino). O segredo está na grande quantidade de zinco, mineral que contribui para a formação de testosterona, o hormônio masculino. Além disso, a substância melhora a performance muscular, facilita a ereção e é importante para a saúde do sêmen. "O zinco é essencial para a maturação do esperma, para a ovulação e para a fertilização", conta a nutricionista funcional Priscila Bongiovani Spiandorello.Outro componente de destaque nesse fruto do mar é o selênio, um antioxidante capaz de combater os radicais livres (responsável pelo envelhecimento precoce das células) e aumentar a fertilidade masculina, aumentando a mobilidade e vida dos espermatozoides.

Chocolate com pimenta
Quem já experimentou a combinação conhece o leve sabor ardido do alimento. Mas tanto o chocolate quanto a pimenta se garantem sozinhos quando o assunto é despertar a libido. O doce escuro ajuda a produzir a serotonina, um neurotransmissor que estimula a área do cérebro ligada ao prazer. E mais: "Conta com arginina, composto com função vasodilatadora", revela a nutricionista Roseli.

E se pimenta no prato dos outros "incendeia" a refeição, no organismo a reação é parecida. Os efeitos fisiológicos gerados com o consumo do condimento (frequência cardíaca elevada e suor excessivo) são parecidos às reações físicas durante o sexo.

Fotos shutterstock

Fator ômega-3 e 6
O salmão, a sardinha e a semente de linhaça nunca foram considerados alimentos afrodisíacos, mesmo assim deveriam entrar nesse rol. Isso porque são ricos em ômega-3, um tipo de gordura benéfica ao organismo. "Ela desempenha importante papel no equilíbrio hormonal sadio, fortalecendo o sistema imunológico, prevenindo anomalias neurológicas, problemas cardiovasculares e ameniza a TPM", afirma a nutricionista Priscila. Em outras palavras, com a saúde em dia as chances de o ato sexual ser mais prazeroso são maiores.Com o ômega-6, presente nos óleos vegetais (canola, girassol e soja) e nas frutas oleaginosas (avelã, amêndoa e castanha- de-caju) a história é parecida no que diz respeito a benefícios. O nutriente fornece energia para a mobilidade dos esperma- tozoides, capacidade que define a sua eficácia quanto à penetração no óvulo.

Homens que fumam têm 40% mais chances de sofrer de impotência

Mais energia, menos cansaço
Se a sensação de fadiga o vive perseguin- do, mesmo sem ter feito um esforço que justifique a sensação, atente-se: pode ser falta de magnésio no organismo. E sen- tir-se cansado antes mesmo de começar a relação sexual é um ponto negativo para você. O mineral dá energia para o corpo e evita as inconvenientes câimbras. Também libera o caminho para o sangue passar tranquilamente pelas artérias e, da mesma maneira que o ômega-6, favorece a ação dos espermatozoides. "O nutriente pode ser encontrado em vegetais verde- escuros, como o brócolis, o espinafre e a couve, ou na aveia e no arroz integral", exemplifica a nutricionista Roseli.

Aumente a fertilidade
Consumir frutas diariamente é uma tarefa que deve ser seguida com afinco, pois tam- bém colaboram para o bom desempenho na cama. A maioria delas contém vitamina C, um dos antioxidantes mais conhecidos capaz de aumentar o sistema de defesa do organismo. Mas sabia que a substân- cia também protege o sêmen dos radicais livres? Ela é um verdadeiro escudo para os espermatozoides manterem a fertilida- de. Além disso, as frutas são abundante em fibras, composto que ajuda a regular o colesterol e melhorar o fluxo sanguíneo. "Consumindo-se em média uma goiaba ou duas laranjas ao dia será o suficiente para suprir as necessidades, com exceção dos fumantes, que precisam de uma dosa- gem elevada de vitamina C, praticamente o dobro" diz a nutricionista Priscila.



Ostras afrodisíacas

Ingredientes
12 ostras frescas
Gelo triturado

Molho
1 colher (chá) de cebola bem picada
Sal e pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de salsão picado
1 colher (sopa) de pasta de raiz-forte
½ colher (chá) de tabasco
½ xícara de suco de tomate
1 colher (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de sumo de limão

Preparo
Abra as ostras colocando-as sobre um pano limpo com o lado mais arredondado para baixo e introduza uma faca pequena no meio da concha para separar as metades, torça a faca de forma a exercer pressão. Assim que sentir que a pressão aliviou, passe a faca em toda a volta da ostra para soltá-la. Retire a parte superior da concha deixando que o líquido fique na parte inferior. Coloque as ostras em uma travessa sobre uma camada de gelo triturado. Para o molho, bata os ingredientes em um liquidificador, coe (em um coador fino) e coloque em uma molheira. Sirva à parte.

Drible o sono
Você acabou de comer um belo prato de macarrão e no momento do ato bateu aquela sonolência. Culpa dos carboidratos simples. Embora sejam considerados fonte de energia para o corpo, o nutriente pode atuar na contramão. Encontrados no arroz, no mel, no açúcar refinado, por exemplo, são processados rapidamente pelo orga- nismo e causam a sensação de sono.

A alternativa são os carboidratos com- plexos! "Diferente dos simples, eles de- moram mais para serem metabolizados, logo, mantém a energia por mais tempo", explica Roseli. Anote aí: Cereais integrais (aveia, trigo e centeio) e pão integral são boas opções desta substância.

Álcool: os dois lados
Sabia que a bebida alcólica ajuda a me- lhorar o desejo sexual? É bom avisar, sua função está relacionada em deixar a pes- soa mais desinibida e só vale se for con- sumido em pequenas doses. Para uma atividade mais picante, o vinho tinto é a sugestão, pois contém revesterol, um an- tioxidante encontrado na uva vermelha. O composto aumenta o bom colesterol e diminui o ruim, e adivinha? É um efi- ciente vasodilatador!

O outro lado da questão também merece ser esclarecido. A cerveja em excesso, por exemplo, provoca o aumento de peso e, em situações mais complexas, a impo- tência sexual. "Atualmente, esquecemos de nos alimentar com qualidade e varie- dade, e quando o corpo está bem nutrido a tendência é que funcione adequada- mente", afirma Priscila.

Faça dos alimentos aliados na hora agá

Temidos vilões
Entre os vários malefícios que o cigar- ro provoca, a disfunção erétil é um dos principais da lista. Um estudo elaborado por cientistas da Universidade Real de Londres, na Inglaterra, revelou que ho- mens que fumam têm 40% mais chances de sofrer de impotência do que aqueles que não fumam.

E mais! Até mesmo o consumo exagera- do de café pode afetar a fertilidade. Uma pesquisa elaborada por estudiosos da Universidade Radboud, na Holanda, su- geriu que a bebida pode reduzir as chan- ces de gravidez em mulheres que já têm problemas de fertilidade. Que fique claro: A descoberta se aplica apenas a mulheres com baixa fertilidade, que querem maxi- mizar suas chances de gravidez.

A atenção também vale para as gorduras trans e saturadas, sem dúvida dois agen- tes noviços para a saúde. Ambas trabalham com efeito contrário de tudo o que foi dito até agora: aumentam o colesterol ruim e dificultam o fluxo sanguíneo. "A curto prazo, diminuem o desempenho sexual. A longo, entopem as artérias e causam o in- farto", afirma a nutricionista Roseli.