Do GG ao pp

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Gordura do bem

Redução do colesterol ruim, proteção contra câncer e coração. Se isso não bastar, acrescente o sabor único que a fruta proporciona e delicie-se


por Lúcia Nascimento


PRODUÇÃO MARCIA ASNIS / FOTO JUCA VIEIRA / FOTOS S

Há quem passe reto pelo abacate nos corredores do supermercado e da feira, com medo dos quilinhos a mais que podem vir com seu consumo. Se você é uma dessas pessoas, leia o texto até o final antes das próximas compras. Quem sabe o carrinho não volta cheio dele?

Para começo de conversa, a fruta até ajuda a emagrecer, mas tudo depende da quantidade consumida. "O ideal é entre três e seis colheres de sopa por semana", conta o nutrólogo paraense Máximo Asinelli.

O consumo ideal é entre três e seis colheres de sopa por semana

A explicação é simples. O abacate (Persea americana) é abundante em gorduras de boa qualidade as monoinsaturadas - e por isso deixa o estômago cheio rapidamente, sem que isso acarrete problemas derivados do consumo das gorduras ruins, como a saturada. Assim, a fome é adiada. Outra vantagem dessa gordura é a ca- pacidade de retardar a transformação dos carboidratos ingeridos em açúcar, diminuindo a quantidade desse nutriente no sangue e controlando a produção de insulina. O que isso quer dizer? Em excesso, esse hormônio faz a fome vol- tar rapidinho.

Colesterol? só o bom

Derrubado o maior mito é, hora de listar mais benefícios. A redução do colesterol ruim (LDL) e o aumento do bom (HDL) é um dos principais. "Muitos imaginam que é a gordura presente na fruta que engorda, mas o tipo presente é a monoinsaturada, a mais saudável, que ainda aumenta as taxas do colesterol bom no organismo", indica Máximo.

Estudos publicados no Journal of Ethno- pharmacology provam esse efeito: dietas ricas em gorduras monoinsaturadas (ácido oleico), em substituição de gorduras saturadas, reduzem os níveis de colesterol total, de triglicerídeos e de LDL. Com isso, o coração agradece.

"Outra informação importante, observada em dietas ricas em ácido oleico, é a redução dos níveis de fibrinogênio do plasma", diz a professora assistente do curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Michely Capobiango. Isso significa proteção contra lesões das artérias, evitando uma série de doenças do órgão.

Acrescentar açúcar à fruta aumenta bastante o valor energético

Escudo contra câncer

O abacate é rico em vitamina E. "A substância atua como antioxidante, podendo neutralizar os radicais livres formados em nosso corpo e que causam danos nas células. Assim, ajuda a prevenir o desenvolvimento de células tumorais, além de evitar problemas cardíacos", afirma a coordenadora da nutrição do Hospital Sa- maritano de São Paulo, Larissa Lins.

Há ainda dois outros compostos que combatem o câncer. "O betasitosterol, presente na fruta, tem sido apontado como protetor da próstata. Sugere-se que possa reduzir sua dilatação, prevenindo e ajudando no tratamento do câncer nessa região", indica Larissa. A nutricionista diz ainda que a luteína, um carotenoide, aparece em boas quantidades no abacate e ajuda a proteger contra o mesmo mal.

Combina com...

O abacate é rico em gorduras boas, então, basta ingeri-lo com alguma fonte de carboidrato integral para que fique completo nutricionalmente. Confira:

 Abacate + limão + adoçante
 Abacate + aveia + leite de soja
 Abacate + calda de chocolate de soja
 Abacate + cereal integral
 Abacate + mel + castanhas
 Abacate + iogurte

Sem estresse

O beta-sitosterol é mesmo nobre. Além de manter as células reguladas contra mutações, deixa o corpo bem tranquilo. "Ajuda a bloquear a absorção do colesterol, controla os níveis hormonais e diminui a irritação, o estresse e a ansiedade", afirma a nutricionista Roseli Rossi, especialista em nutrição clínica.

Sem contar que alguns de seus nutrientes ajudam a manter a qualidade de vida sempre em alta, evitando gripes e resfriados. "O atlas das plantas da medicina tradicional mexicana mostra que o consumo da infusão da folha de abacate em água quente tem sido utilizado como expectorante e em resfriados", comenta Michely. Além de possuir boas doses de vitamina C, conhecidamente responsável por manter os atchins longe.

Abacate X Avocado

Há mais de 500 tipos de abacate conhecidos. Os mais comuns são o margarida e o manteiga (nacionais), e o avocado (importado). "O avocado é do tamanho de uma pera média, custa cerca de R$ 8,50 o quilo, e estamos na melhor época para consumi-lo", diz Larissa.

"Já o abacate nacional pesa aproximadamente 1 quilo a unidade e o preço é de R$ 2 cada." Sua principal época de colheita é entre fevereiro e maio, mas dá para encontrá-lo fresquinho até outubro. Em termos de sabor e de nutrição, o avocado é mais suave e possui cerca de 10% menos calorias, em 100 gramas, que as versões nacionais.

Mix de minerais

A fruta contém cálcio, que atua nos tecidos musculares, nos nervos e no sangue, além de ser fundamental para a formação dos ossos e a saúde dos dentes. Junto ao fósforo é fundamental para a coagulação do sangue e a contração muscular do coração.

Esse órgão parece ser mesmo um dos maiores beneficiários do consumo. O magnésio, também presente na fruta, é essencial para a condução dos impulsos nervosos, a contração muscular e o funcionamento do coração. Ajuda ainda no controle da pressão arterial, atuando como vasodilatador.

Por fim, há boa quantidade de potássio, que atua na manutenção do equilíbrio do corpo, reduzindo os níveis de sódio - responsável pela retenção de líquidos e hipertensão. "Isso influencia diretamente a pressão, diminuindo os riscos de derrame. Ele também é necessário na regulação dos movimentos dos músculos e das batidas do coração. Além de ser eficaz na prevenção contra câimbras", completa Máximo.

Gnocchi de avocado

Ingredientes
massa
2 avocados
250 g de ricota
1 ovo
1 pitada de noz-moscada
½ xícara (chá) de farinha de trigo

molho
1 cebola bem picada
2 dentes de alho amassados
4 tomates sem pele e sem sementes batidos no liquidificador
Manjericão fresco a gosto
Tomilho fresco a gosto
Orégano fresco a gosto

Preparo
Abra o avocado ao meio e retire a polpa com uma colher. Amasse e misture com a ricota, o ovo e a nozmoscada. Adicione a farinha de trigo e misture bem. Faça bolinhas e passe pela farinha de trigo. Cozinhe em água fervente e sal até que subam à superfície. Retire e coloque em um prato. Para o molho, refogue a cebola e o alho no azeite e junte os tomates batidos e as ervas. Deixe apurar e sirva sobre os gnocchi.

rendimento
Seis porções

Fonte: Larissa Lins, coordenadora da nutrição do Hospital Samaritano de São Paulo

Creme de abacate com calda de chocolate

Ingredientes
1 abacate
1 iogurte desnatado
1 colher (sopa) de adoçante em pó
1 colher (sopa) de suco de limão
1 barra de chocolate amargo

Preparo
Bata no liquidificador o abacate, o iogurte, o suco de limão e o adoçante até obter uma mistura homogênea. Reserve. À parte, coloque o chocolate amargo para derreter no micro-ondas até formar uma calda. Coloque em uma tigela metade do creme de abacate e uma camada da calda de chocolate. Em seguida, o restante do creme de abacate e da calda de chocolate. Leve à refrigeração por alguns instantes. Sirva a seguir.

Rendimento
Duas porções

Fonte: Roseli Rossi, nutricionista especialista em nutrição clínica

Posso comer?

Os benefícios estão além da polpa. O caroço, moído e queimado, pode ser misturado ao leite e utilizado para resolver problemas renais, disenterias e doenças do aparelho reprodutor feminino, como os corrimentos.

"É interessante saber sobre as folhas do abacate também. O chá feito a partir delas é altamente digestivo, estimulante e normaliza irregularidades menstruais, por exemplo. Serve ainda para combater infecções na garganta, rouquidão e tosse", diz Máximo. Mastigar as folhas frescas tem bons resultados para "curar afecções da boca, estomatites, ânsias, além de fortificar as gengivas e os dentes", indica. "As cascas também podem ser utilizadas na elaboração de receitas, pois são fontes riquíssimas de fibras.

A indicação é para bolos, farinhas e recheios", afirma Michely. Não há contraindicações para o consumo de nenhuma de suas partes, respeitando a regrinha de não exagerar - principalmente para quem estiver fazendo dietas de emagrecimento. "Cuidado com a forma de consumi-lo, já que o hábito de acrescentar açúcar à fruta aumenta bastante o valor energético", recomenda a nutricionista.

Cabelos rebeldes

Além dos benefícios nutricionais, o abacate pode ser ótimo coadjuvante nos tratamentos de beleza. Duvida? "Usado nos cabelos, confere mais brilho e maciez", afirma a hair stylist Maria Tereza Queiroz Marques, do salão Pedro Paulo Cabeleireiros, no Rio de Janeiro. "Principalmente para os secos e quebradiços e as mulheres que usam tintura ou tratamento químico agressivo."

A fórmula é simples. Faça uma máscara usando meio abacate amassado, duas colheres de mel e meio pacote de gelatina incolor - rica em queratina.

Misture os ingredientes e aplique sobre os cabelos lavados, envolvendo-os com uma touca plástica por 30 minutos. Passado o tempo, enxágue. Seus cabelos terão outra vida! Abacate incluído na listinha das próximas compras, enfim?