Do GG ao pp

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Bolo de Castanha-do-Pará com Coco


E conforme já venho anunciando há algumas semanas:
meu famoso "Bolo de Castanha-do-Pará com Coco".
É realmente uma perdição e facílimo de fazer.
Vamos aos ingredientes:
400 gr de bolacha de maizena
1 xic de castanha-do-pará
1/2 xic de açúcar
200 gr de manteiga
2 claras
1/2 colher de chá de fermento químico.
Recheio:
1 lata de leite condensado
100gr de coco ralado
2 gemas.
Modo de Fazer:
Coloque a castanha no mixer ou no liquidificador (dá um pouco mais de trabalho) para triturá-la, em seguida triture as bolachas (1). Em uma bacia misture-as ao açúcar, manteiga e fermento e com as mãos misture bem(2), vá acrescentando aos poucos as claras, e somente o necessário para adquirir uma farofa úmida (3).
Os ingredientes do recheio devem somente ser misturados bem em uma outra bacia (4).
Em uma forma de fundo falso de aproximadamente 25cm coloque metade da farofa, socando-a um pouco. Então sobre ela coloque todo o recheio e sobre ele coloque o restante da farofa (5), distribuindo-a uniformemente e com carinho de umas palmadinhas nela...rsrsrsr.
Asse em forno médio até que esteja corado, então retire do forno, espere amornar para retirar da forma (6).
A minha sugestão de apresentação é colocar uma fita de natal bem bonita em volta e fazer um laço. Com uma peneira e açúcar de confeiteiro você faz uma chuvinha em cima do bolo


Bolo de Banana, Aveia e Castanha-do-Pará

Apesar de ser uma daquelas receitas de aproveitar bananas, esse bolo é bem diferente, nutritivo e não leva farinha de trigo. Ele tem um aspecto meio natureba, e de certa forma é mesmo, mas não é pesado ou sem graça: fica bem gostoso e acredito que ficaria melhor ainda com as passas, que eu não tinha em casa. A castanha-do-pará pode ser substituída por qualquer outra castanha.

Ingredientes:
3 bananas bem maduras
2 ovos
1/2 xícara de óleo
1 xícara de farinha de aveia (usei farelo de aveia)
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de castanha-do-pará triturada (mais um pouquinho para polvilhar a forma)
1 colher de sopa de fermento em pó
Uvas passas a gosto (não usei)

Bata no liquidificador as bananas, os ovos e o óleo. Continue batendo e adicione a aveia, o açúcar mascavo e as castanhas-do-pará. Despeje a massa numa tigela e adicione o fermento em pó. Incorpore as uvas passas.
Unte uma forma pequena de buraco no meio com manteiga ou margarina e polvilhe com castanhas-do-pará trituradas. Despeje a massa com cuidado e leve ao forno pré-aquecido a 180-200° por cerca de 30 minutos (o meu assou exatamente nesse tempo). Dá pra fazer o teste do palito, mas mesmo assim ele é um bolo úmido. Contudo, o meu ficou com um aspecto mais sequinho do que o da receita original.

Fonte: Entre Panelas.

Musse de Castanha

Eu sempre tive muito medo de musses por causa das claras cruas, mas agora que aprendi a fazer merengue suíço, não há mais desculpas. Eu já havia postado uma musse de castanha aqui no blog, mas elas são bem diferentes. Esta fica mais leve, mais aerada e com mais gosto de castanha, já que a outra leva suco de caju. Juntei umas raspinhas de chocolate, ficou gostoso.

Ingredientes:
200 g de castanha-de-caju
1 lata de leite condensado
8-12 g de gelatina em pó sem sabor (conforme queira mais firme)
2 claras (ovos grandes)
130 g de açúcar
200 g de creme de leite fresco

Bata a castanha no liquidificador com um pouco de água para formar uma pasta. Adicione o leite condensado e bata mais um pouco, para misturar (se preferir, misture fora do liquidificador, contanto que fique bem homogêneo). Reserve.

Agora faça um merengue suíço, despejando as claras e o açúcar numa tigela em banho-maria, batendo com um fouet até o açúcar dissolver (cuidado para as claras não cozinharem). Leve essa mistura para bater em velocidade alta até o merengue formar picos. Reserve.

Aproveitando o banho-maria, aqueça o creme de castanha e adicione a gelatina, batendo bem para dissolver.

À parte, bata o creme de leite em velocidade baixa, só até ganhar um pouco de consistência, não deixe virar chantilly.

Junte, aos poucos, o merengue* ao creme de castanha, com cuidado. Por último, incorpore o creme batido.

Leve à geladeira por algumas horas antes de servir. Junte chocolate ralado, se desejar.

*Rende bastante merengue, usei apenas uma parte (cerca de 100g) e usei o resto para fazer suspiros.

Fonte: Baseado na idéia básica de musse, no livro "Técnicas da Confeitaria Profissional", de Mariana Sebess.

Sachertorte [Bolo Austríaco de Chocolate]

Tudo começou com uma geléia de damascos. Estou fazendo o curso de confeitaria do Senac, e semana passada começamos a parte prática do curso, iniciando por doces, compotas e geléias. Dentre as que fizemos, a que mais gostei foi a de damascos com laranja, e resolvi tentar fazê-la em casa. Não ficou tão boa quanto a da minha professora, mas deu pra passar. Depois da geléia pronta, lembrei desse clássico bolo que leva ela como recheio. Encontrei essa receita bem detalhada e foi perfeita para a ocasião do aniversário de uma amiga. É um bolo mais pro amargo que pro doce, com uma massa mais seca, um pouco quebradiça na hora que assa (é melhor fazer a massa de véspera). Teria ficado melhor se eu tivesse molhado o bolo com a calda, mas na pressa passei essa etapa. Agora estou aqui imaginando o que fazer com o restinho da geléia... Um sorvete, talvez?

Ingredientes:
Massa:
91 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
91 g de açúcar (para a manteiga)
113 g de chocolate meio-amargo derretido
5 ovos grandes, separados
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada mínima de sal
68 g de açúcar (para as claras)
80 g de farinha de trigo + 11 g de amido de milho, peneirados juntos.

Calda para molhar o bolo (opcional, não fiz):
2 colheres (sopa) de uma calda com duas partes de açúcar para uma parte de água.
Um lance de Kirschwasser

Recheio:
Cerca de 6 colheres (sopa) de geléia de damasco

Ganache de Chocolate:
150 g de creme de leite
150 g de chocolate amargo picado
25 g de manteiga sem sal, temperatura ambiente

Cobertura de Chocolate:
150 g de creme de leite
150 g de chocolate meio-amargo picado
50 g de manteiga sem sal, temperatura ambiente

Pré-aqueça o forno em 165°. Unte uma forma redonda de 20 cm, forre o fundo com papel manteiga, untando o papel também. Se a forma não for anti-aderente, polvilhe um pouco de farinha de trigo.
Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até que fique um creme esbranquiçado e fofo. Adicione o chocolate derretido (já frio), as gemas e a baunilha, um de cada vez, batendo bem a cada adição. Reserve.
Bata as claras em neve com o sal. Adicione o açúcar e bata até atingir picos moles. Usando uma espátula, vá incorporando aos poucos as claras e a mistura de trigo, alternando um e outro. Comece pelo trigo e termine com as claras.
Despeje a massa na forma preparada e leve para assar imediatamente, por 45 minutos a 1 hora, ou até passar no teste do palito.
Deixe esfriar totalmente em temperatura ambiente.

Ganache e Cobertura (o mesmo procedimento para os dois processos):
Numa panela pequena, ferva o creme de leite e retire-o do fogo. Deixe esfriar até 88° e adicione o chocolate. Deixe descansar por um minuto e comece a mexer em movimentos circulares para que fique homogêneo. Quando a mistura atingir 35°, adicione a manteiga e continue mexendo até que fique bem incorporado (confesso que fiz mais por intuição, pois meu termômetro culinário não é muito bom). O resultado deve ser brilhante e homogêneo. Use imediatamente.

Montagem:
Divida o bolo ao meio, nivelando as metades, se necessário. Molhe as camadas com a calda. Distribua um pouco da geléia sobre a primeira camada, cubra-a com a segunda e passe mais geléia sobre a segunda. Cubra o bolo com o ganache, topo e laterais, o mais liso possível. Leve à geladeira por meia hora. Depois é a vez da cobertura, que você pode derramar sobre o bolo e deixar escorrer (começando pelas laterais e depois o topo) ou trabalhar com uma espátula para deixar liso. Leve à geladeira novamente até pouco antes da hora de servir. Se desejar, decore o bolo com a palavra "Sacher". Sirva com uma bola de chantilly do lado.

Fonte: Apple Pie, Patis e Pâté.

Granola de Cacau e Castanha

Ao ver a Nigella fazendo esta granola em um de seus programas, fiquei com muita vontade de prepará-la, apesar de haver um tempo que não consumo esse tipo de cereal. Geralmente as granolas industrializadas não têm muito sabor, muito menos cor e textura agradáveis. Esta renovou meu interesse e dá para comê-la pura, embora eu prefira com iogurte natural. A única modificação que farei na próxima vez é testar com um pouco de ovomaltine, pra dar um sabor de malte que ficou faltando, já que a Nigella usa uma espécie de mel maltado. Pra quem gosta de doce mais doce, sugiro um pouco mais de açúcar, mas fora isso ficou perfeita.

Ingredientes:
450 g de aveia em flocos
120 g de sementes de girassol
120 g de sementes de gergelim branco
175 g de purê de maçã (usei potinhos de bebê)
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
120 g de glucose de milho (mel Karo)
4 colheres (sopa) de mel
100 g de açúcar mascavo
300 g de castanhas-de-caju*
1 colher (chá) de sal (não usei pois as sementes de girassol eram salgadas)
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
25 g de cacau em pó**

Numa tigela grande, misture com as mãos a aveia, as sementes de girassol e gergelim e o cacau: as sementes irão ajudar a tirar os grumos do cacau. Depois junte o restante dos ingredientes, e misture bem. Despeje tudo sobre uma assadeira grande (pode ser que precise de 2, eu usei uma bem grande e uma pequena) e leve ao forno baixo-médio, 170°, por cerca de 40 minutos. Depois dos primeiros 20 minutos é bom retirar do forno e mexer, para que não queime e asse mais por igual. Deixe esfriar por completo e guarde em recipientes bem fechados por até uma semana.

* Na receita original é usado amendoim.
** Para uma versão sem cacau, mais tradicional, substituir a castanha por 250 g de amêndoas, retirar o cacau e acrescentar 300 g de passas, estas apenas depois de tirar do forno.

Fonte: Feast: Food that celebrates Life - Nigella Lawson.

Pão de Aveia

Um pão bem prático de fazer e delicioso para degustar num dia chuvoso como o de hoje. Apesar de muito macio, o pão fica bem encorpado, e combina muito bem com um queijo fresco.

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de aveia culinária
15 g de fermento biológico fresco ou 5 g de fermento biológico seco
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 ovo
1/2 xícara (chá) de margarina
1/2 colher (sopa) de sal
250 ml de água um pouco morna
1 gema para pincelar
Farinha de aveia ou aveia em flocos para polvilhar (opcional)

Junte as farinhas e o fermento, esfarelando-o com os dedos, e misture bem. Acrescente o açúcar, o ovo, a margarina e o sal e misture novamente. Adicione aos poucos a água e sove a massa até ficar macia e lisa. Se necessário, acrescente mais água ou farinha de trigo. Deixe descansar por 15 minutos em uma vasilha untada com óleo e coberta com filme plástico ou pano umedecido.
Com um rolo, abra a massa em superfície enfarinhada até obter um retângulo de mais ou menos 25 x 19 cm. Enrole-a como um rocambole e leve para crescer numa forma de bolo inglês untada com óleo e coberta com pano até dobrar de volume, cerca de 40 minutos, se o ambiente estiver quente.
Depois de crescida, pincele a massa com a gema e polvilhe um pouco de farinha de aveia ou aveia em flocos. Asse em forno pré-aquecido a 180° por cerca de 40 minutos ou até que a superfície esteja dourada (o meu assou em 30 minutos).

Fonte: Embalagem da Farinha de aveia forno e fogão Quaker.

Pavê de Cerejas

Essa sobremesa foi levada para casa de amigos onde festejamos a passagem de ano. Sei que todo mundo sabe fazer um pavê como esse, mas trago a sugestão porque ficou bem ao meu gosto. As quantidades de uma receita como essa nunca são muito precisas, pois acabamos fazendo uma camada a mais ou uma a menos segundo a vontade e o formato do recipiente (usei uma taça gigante e recomendo: fica bonito e dá pra fazer sabores diferentes, um na parte de cima, outro na parte de baixo). Se eu fosse fazê-la de novo não usaria as nozes e colocaria mais chocolate, mas mesmo assim ficou bom. Feliz Ano Novo! :D

Ingredientes:
300 g de cerejas frescas ou (des)congeladas (pesadas já sem sementes) picadas ligeiramente + algumas inteiras para decorar
Suco que escorrer das cerejas ao tirar-lhe as sementes
8 colheres (sopa) de geléia de cerejas ou de frutas vermelhas
1 xícara de leite (mais ou menos)
100-150 g de chocolate meio-amargo ralado
2 pacotes (180 g cada) de biscoito champagne
2 caixinhas de creme de leite (pode usar chantilly, se quiser)
Nozes picadas a gosto (opcional)

Creme de baunilha:
2 latas de leite condensado
2 medidas de leite a partir da lata de condensado
1 colher (sopa) rasa de manteiga
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de extrato ou essência de baunilha
1 gema

Primeiro prepare o creme, misturando numa panela o leite condensado, o leite, o amido de milho, a gema e a manteiga. Leve tudo ao fogo até engrossar e começar a borbulhar. Acrescente a baunilha, mexa e deixe esfriar.
Despeje o sumo que tiver formado das cerejas num prato fundo e complete com um pouco do leite. Nessa mistura mergulhe cada biscoito e arrume-os no recipiente do pavê, cobrindo o fundo. Vá acrescentando mais leite ao prato, à medida que for precisando. A segunda camada será de creme de baunilha. A terceira, de cerejas. Cubra as frutas com um pouco de creme de leite e um pouco de geléia. Em seguida faça uma camada fina de chocolate ralado ou de nozes. Comece tudo de novo: biscoitos umedecidos, creme de baunilha, cerejas, creme de leite, geléia, chocolate ou nozes (revezando estes). A quantidade de camadas vai depender do recipiente usado e a última será de chocolate ralado. Decore com cerejas, de preferência uma pra cada pessoa que irá saborear a sobremesa. Leve à geladeira por várias horas, se possível faça de véspera.


Bolo Ultra-Úmido de Amêndoas e Limão com Cobertura de Opereta

Esse pequeno bolo foi marcado pela overdose de castanhas. Além das amêndoas da receita original, usei castanhas-do-Pará na massa e cobri com chocolate* Opereta, que é um chocolate branco com castanhas-de-caju. Joguei uma camada de amêndoas em lascas e cerejas pra dar um clima mais festivo que a ocasião pedia, mas o bolo pode dispensar aparatos.
A massa é realmente ultra-úmida, daquelas que desmancham na boca e o sabor do limão é bem forte, como conta a Pat, de quem eu pesquei esta receita da Nigella. Não deu pra tirar uma foto da fatia, mas caso eu o faça de novo eu acrescento aqui. Delicioso, melhor ainda morninho, pois infelizmente este teve que ir pra geladeira devido ao clima muito quente que fazia no dia.

Ingredientes:
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
3/4 de xícara (150g) de açúcar
4 ovos grandes
1/3 de xícara (47g) de farinha de trigo
1 e 1/3 de xícara de farinha de amêndoas (usei uma parte de castanha-do-Pará moída)
1/2 colher (chá) de essência de amêndoas
Suco e raspas das cascas de 2 limões sicilianos

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo de uma forma redonda de 20 cm de aro removível com papel manteiga. Bata a manteiga e o açúcar até que fiquem quase brancos. Junte os ovos, um a um, seguidos de 1/4 da quantidade de farinha a cada adição. Quando todos os ovos e toda a farinha tiverem sido incorporados, misture delicadamente a farinha de amêndoas, a essência de amêndoas, o suco e as raspas de limão. Despeje a mistura na forma preparada e leve ao forno por cerca de 1 hora (acredito que o meu assou em menos tempo). Faça o teste do palito para saber se o bolo está pronto e não o asse em demasia ou não obterá a textura úmida.
Retire o bolo do forno e deixe-o na assadeira por 5 minutos. Vire-o numa gradinha e deixe esfriar completamente.

Para a cobertura, derreti e temperei o chocolate branco com castanhas de caju (Cobertura Opereta)*. Amêndoas em lascas e cerejas em calda a gosto.
*Atualização em 26/12/08.

Fonte: Technicolor Kitchen.


Cuca de Uva

Eu não descansei até preparar essas maravilhosas cucas, desde que as vi no blog da Neide. São extremamente macias, com uma farofinha doce e crocante por cima e junta-se com as uvas assadas e carameladas, um espetáculo! Melhores ainda quando estão morninhas, saídas do forno. Fiquei com dúvidas na hora de preparar a receita pois a Neide esqueceu alguns detalhes, como quando usar os ovos etc. Mas como já estava tudo pronto pra fazer não dava tempo de perguntar. Ponho aqui da maneira que fiz e deu certo.
Aproveitando para agradecer o carinho da Sandreanne, que me indicou pro Blog de Ouro 2008; a Cláudia e a Giovanna, que também me indicaram para outro Blog de Ouro; e a Camila (que agora é mamãe, parabéns!), que me deu o prêmio Dardos. Todas fofas por lembrarem de mim mesmo eu estando um tanto ausente. Beijos, queridas!

Ingredientes (para 5 cucas):
Para o pão:
30 g de fermento biológico fresco
250 g de açúcar
12 g de sal
750 ml de leite
75 g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos grandes
1,25 kg de farinha de trigo

Para a farofa:
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de manteiga

Para a cobertura:
500 g de uvas escuras lavadas e secas (usei da crimson e da thompson)
Obs: pode ser usada outra fruta ou chocolate, doce de leite etc.

Numa tigela grande, dissolva o fermento com o açúcar. Dissolva o sal em um pouco de leite e junte ao fermento. Acrescente a manteiga e os ovos. Misture tudo e adicione o restante do leite também. Vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, mexendo com a colher de pau, até ficar difícil de mexer. Passe a misturar então com as mãos, juntando a farinha e trabalhando a massa, até ficar homogênea e não grudar nas mãos (usei um pouquinho mais de farinha e ainda grudava, mas não tem problema se ainda grudar um pouco). A massa fica macia, é só selar com um pouco de farinha e levar pra crescer coberta com um pano até dobrar de volume.
Enquanto isso, faça a farofa, misturando todos os ingredientes com as mãos. Pode usar uma peneira grossa pra ficar mais soltinha. Reserve na geladeira.
Quando a massa crescer (não esperei muito pois estava com pressa), divida-a em 5 partes (dividi em quatro, pois 3 fiz no formato normal e outra grande numa forma maior) e abra para tomar o formato de suas assadeiras. Unte as formas com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Ajeite cada massa nas assadeiras e cubra com as uvas, pressionando um pouco para ficarem seguras. Espalhe por cima a farofa e leve para crescer novamente até dobrar de volume. Nesse momento já pode ir aquecendo o forno em 200°. Quando estiverem dobradas, leve as cucas para assar por cerca de 1 hora (as minhas levaram menos tempo) ou até ficarem douradas por cima.

Fonte: Come-se.


Pão Integral

Eis aqui um pão que deve agradar até quem não gosta de pães integrais. Ele é saboroso, um pouco docinho, com textura bem macia, como se fosse um bolo, mas sequinho o suficiente para ser considerado pão. Eu já o faço aqui em casa há um tempo, mas não tinha fotografado ainda. Uma vez dei um para um casal amigo e agora eles estão viciados, fazem esse pão sempre.
A receita original é para 3 pães, mas da última vez que fiz preparei um terço da receita, que é como deixo aqui, pra quem quiser preparar apenas 1 pão. O que não significa que é a melhor alternativa, já que esse pão é ótimo para congelar as fatias. Quem primeiro publicou essa delícia foi a Karen e ela o modelou em pães de hambúrguer, o que também já fiz e fica ótimo.

Ingredientes:
1/3 de xícara de óleo vegetal
1 ovo
1 colher (chá) de sal
1/3 de xícara de açúcar mascavo
1 xícara de água morna
1/3 de xícara de farelo de trigo
1/3 de xícara de gérmen de trigo
2/3 de xícara de farinha de trigo integral fina
2/3 de xícara de aveia em flocos (usei flocos finos)
2/3 de colher (chá) de fermento biológico seco
Entre 200 e 300 g de farinha de trigo comum

Misture primeiro o óleo, o ovo, o sal e o açúcar. Junte então a água morna, o farelo e o gérmen e misture bem. Adicione o fermento, o trigo integral e a aveia e incorpore tudo. Em seguida vá adicionando a farinha comum até ficar uma massa dura, difícil de misturar com a colher. Sove por 10 minutos numa superfície enfarinhada. Como eu fiz na batedeira planetária, primeiro fui juntando os ingredientes na ordem, usando o batedor de massas leves. Na hora de adicionar o trigo comum troquei pelo batedor de massas pesadas. Usei uns 200 gramas de farinha, deixei batendo um pouco e depois sovei um pouco com as mãos. A massa é levemente grudenta. Leve a massa para crescer numa vasilha untada com óleo e coberta por filme plástico (usei um pano úmido). A idéia é dobrar de tamanho - dependendo da temperatura ambiente isso leva de 1 a 2 horas (uma dica é colocar num local onde não haja corrente de ar). Unte com um pouquinho de óleo uma fôrma de bolo inglês e deite a massa nela (forme um rolo com ela para que distribua bem). Cubra novamente e deixe crescer até alcançar o nível de altura da fôrma. Leve ao forno médio pré-aquecido por 25-40 minutos. Dá pra perceber que está pronto pelo cheiro e pela cor, mas cuidado, pois a massa crua já é escura. Como ele tem uma textura macia, semelhante a bolo, eu faço um teste enfiando uma faca pra ver se sai limpa, depois de 25 minutos de forno.

Fonte: Pecado da Gula.








Pesto

As vezes que comi este molho em restaurantes não me agradaram muito, mas sempre fiquei tentada a fazê-lo quando via as versões caseiras nos blogs. Por conta de uma próxima postagem resolvi prepará-lo, usando a receita da Agdá. Hoje uma parte foi usada para um espaguete e comprovei o que eu temia: é daquelas coisas que viciam, simplesmente divino.

Muita culpa disso é da Bia, que me enviou esses pinoles, do contrário esse pesto sairia muito caro! Obrigada, Bia!


Ingredientes:
2 xícaras (chá) de folhas de manjericão
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de pinhões (pinoles) pine nuts (quando o estoque acabar penso em substituir por castanha-do-pará)
2 dentes de alho, amassados
1/2 colher (sopa) de suco de limão
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem
Sal a gosto

Bater tudo no processador. Acrescentar sal a gosto.