Do GG ao pp

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Dupla dinâmica

É sabido que o chocolate e o vinho fazem bem à saúde. No entanto, um recente estudo revelou que ambos podem ser boa opção também para deixar o cérebro em dia!


Por Leonardo Guariso


FOTOS DIEGO ROUSSEAUX
40 gramas de chocolate amargo têm mais flavonoides do que uma taça de vinho tinto

Contam lendas astecas que o cacau, principal ingrediente do chocolate, foi descoberto pelos deuses em uma montanha da América do Sul. Já o vinho não se sabe ao certo quem o inventou, mas há indícios de que a bebida tenha mais de 7 mil anos. O que esses dois alimentos têm em comum?

Eles deixam o seu cérebro mais afiado.

A informação partiu de uma pesquisa publicada no The Journal of Nutrition e contou com mais de 2 mil voluntários. De acordo com os autores, aqueles que con- sumiam o doce (do tipo amargo) e a be- bida regularmente apresentaram melhores resultados nos testes cognitivos. Como isso foi possível? A explicação pode estar em um grupo de fitoquímicos presente em boa quantidade em ambos: os flavo- noides. "Poucas substâncias conseguem ultrapassar a barreira entre os vasos san- guíneos e o cérebro, e os flavonoides são uma delas", conta o neurologista Eli Faria Evaristo, do Hospital Sírio Libanês (SP).

Para a massa cinzenta, essa ação é uma ajuda e tanto. A cada instante, o órgão produz milhares de moléculas considera- das danosas para as células: os radicais livres. Eles atacam os neurônios, tendo como consequência falhas na memória.

Para combater o problema, o organismo convoca os antioxidantes, neste caso, os flavonoides. "Eles conseguem atenuar a ação oxidante dos radicais livres, aumen- tando o tempo de vida das células", con- ta a nutricionista Ana Beatriz Baptistella, consultora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região (SP e MS). Quanto mais elas sobreviverem, melhor a função do cérebro.

MAL DE ALZHEIMER
As causas da doença (degenerativa do cére- bro) ainda são um mistério para a ciência, no entanto, existem algumas relações já conhecidas. A proteína beta-amiloide (um tipo de proteína "ruim") é uma delas. A substância se instala dentro dos neurônios e lá inicia um processo inflamatório que causa a sua destruição. Mas os flavonoides podem diminuir a formação desse compos- to. "Eles inibem substâncias sinalizadoras de inflamação, como a beta-amiloide", ex- plica o neurologista do Sírio Libanês. Segundo Ana Beatriz, a quantidade des- ses fitoquímicos depende do tipo da be- bida. "Um estudo brasileiro indicou que o vinho tinto e seco é o que possui maior concentração de polifenóis, nutriente do grupo dos flavonoides", diz.

O LADO B
Por mais que o alimento seja nutritivo, se consumido em excesso pode ter o efeito contrário. A história é a mesma com o chocolate e o vinho. O primeiro porque é calórico, e sua ingestão exagerada vai fazer você ganhar uns quilinhos a mais (se essa for a intenção, existem manei- ras mais saudáveis). No caso da bebida fermentada, o álcool é quem dá as ca- ras. Sabe-se que, em pequenas doses, até ajuda na circulação sanguínea. Mas quando o consumo é exagerado...

Curiosidade excitante!
Sabia que o chocolate é mais excitante do que o beijo? Foi o que uma pesquisa realizada por estudiosos da Universidade de Sussex, na Inglaterra, revelou. Casais tiveram seus batimentos cardíacos e atividade cerebral monitorados enquanto deixavam um pedaço do doce derreter na boca e, depois, enquanto se beijavam. Por mais curioso que pareça, o alimento se deu melhor no teste: dobrou o ritmo dos batimentos cardíacos dos participantes!
FOTOS DIEGO ROUSSEAUX
400 mililitros (duas taças de vinho) é a quantidade diária indicada

Cientistas da Faculdade de Wellesley, nos Estados Unidos, comprovaram em um estudo com quase 2 mil pessoas que, quanto mais álcool se ingere, mais o cérebro encolhe. No trabalho, quem bebia mais do que 14 doses por semana tinha o órgão, em média, 1% menor do que os abstêmios. "Isso faz que o pensamento fique mais lento", alerta Evaristo. O líquido é capaz de acelerar a degeneração do cérebro, atingindo as regiões responsáveis pela capacidade da memória e percepção espacial, estas associadas a atividades como montagem de quebra-cabeças, cálculos matemáticos e leituras de mapas, por exemplo.

A recomendação diária, de acordo com a nutricionista, não deve ultrapassar dois quadradinhos de chocolate e entre uma e duas taças de vinho (para mulheres apenas uma). E ela lembra: "Os efeitos positivos só serão potencializados se estiverem incluídos em uma dieta equilibrada".


Outros benefícios da dupla
Quando consumidos com parcimônia, chocolate e vinho são bons aliados da saúde

O doce contém...
Ácido esteárico: substância que inibe a absorção intestinal do colesterol.

Aminas biogênicas: neurotransmissor envolvido na melhora do humor.

Feniletilamina: neurotransmissor da paixão, coadjuvante no estímulo sexual.

A bebida contém...

Ácido benzoico: composto com atividade antioxidante.

Resveratrol: nutriente que desacelera a deterioração do organismo.

Catequinas: diminuem a concentração do colesterol ruim (LDL).

Fonte: Ana Beatriz Baptistella,nutricionista consultora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região (SP e MS)

Strudel de maçã, banana e chocolate
IngrediIentes

2 maçãs
1 banana
100 g de xerém de caju
300 g de chocolate amargo
1 rolo pequeno de massa de pastel

PREPARO
Corte as maçãs, a banana e 150 g do chocolate em cubos pequenos, misture-os e acrescente o xerém de caju. Abra a massa de pastel com aproximadamente 30 centímetros, corte e recheie no sentido do comprimento (para que fique com o formato de um rocambole). Feche a massa mantendo o lado da emenda para baixo e borrife um pouco de água fria por cima. Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 10 minutos. Pegue o restante do chocolate, derreta em banho-maria e sirva por cima do strudel.

RENDIMENTO
Um strudel Fonte: Restaurante Paulista Natural

Peras cozidas em vinho tinto
INGREDIENTES

6 peras
200 g de açúcar
1 litro de vinho tinto
3 colheres (sopa) de mel
1 pau de canela
1 casca de laranja
Raspa de 1 limão
Folhas de hortelã

FOTOS DIEGO ROUSSEAUX

PREPARO
Lave as peras e descasque-as. Coloque-as em uma panela pequena com o açúcar, o vinho tinto, o mel, o pau de canela, a casca de laranja e a raspa do limão. Deixe cozinhar até as peras estarem cozidas. Retire-as da calda e deixe o vinho diminuir de volume, até ficar em xarope. Despeje o xarope por cima das peras e enfeite com folhas de hortelã. Sirva frio.

RENDIMENTO
Seis porções Fonte: Alice do Carmo, culinarista