Do GG ao pp

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Festa do morango

Para ver sua saúde sair ganhando é só colocar um pouco dessa frutinha no cardápio. Ela promete afastar gripes e resfriados, problemas do coração e até câncer


por Lúcia Nascimento


FOTOS E PRODUÇÃO DIEGO ROUSSEAUX

Digamos que você precise de mais saúde, mas não abre mão de alimentos saborosos. O morango (Fragaria vesca L) pode ajudar. E no que depender de sua cor, também. O vermelho é o tom que mais estimula o apetite e, no caso desse pseudofruto, exagerar na dose não traz quilos a mais – são apenas 30 calorias em 100 gramas, menos de 2% do que você precisa consumir o dia inteiro.

Opa, como assim pseudofruto? Saiba que a porção suculenta do morango não se origina no ovário da planta (igualmente com maçã, pera e caju). Os frutos verdadeiros são os pontinhos escuros presentes nele. Mas nem por isso o alimento deixa a desejar no quesito nutrição. “Devido à riqueza em antioxidantes e em ácido fólico, é uma ótima opção para fortalecer as defesas do organismo e prevenir doenças cardiovasculares e câncer”, esclarece a nutricionista Adriana Piva Lach, coordenadora de Nutrição do Hospital Estadual Mário Covas de Santo André (SP).

Em 100 gramas de morangos encontramos 63,6 miligramas de vitamina C, valor que supera a recomendação de ingestão diária, que é de 45 miligramas. Isso é uma ótima notícia quando o inverno bate à porta, trazendo mudanças de temperatura e, com elas, as gripes e resfriados. O nutriente é o principal combatente contra esse tipo de infecção.

Mas atenção: “A vitamina C deve ser ingerida diariamente, porque não é armazenada pelo corpo”, explica Adriana Piva. Se você não resistir e comer mais do que 100 gramas, o excesso será eliminado pela urina. Isso não é um problema, apenas desperdício.

Essa substância também é importante na absorção do ferro, na redução do nível de triglicerídeos (taxas altas estão associadas ao risco de doenças do coração) e no fortalecimento do sistema imunológico. É uma poderosa antioxidante e combate a formação dos radicais livres, evitando que os anos passem depressa e tragam com eles doenças.

Benefícios aniquilados

O morango é uma das frutas mais contaminadas por agrotóxicos. Entre as amostras analisadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2008, ela ficou atrás apenas do pimentão em quantidade de contaminações por esses pesticidas. “Uma boa alternativa, para quem puder consumir, são os morangos orgânicos. Outra sugestão é consumi-lo somente em seu período de safra, que vai de julho a novembro”, orienta a nutricionista Andrea Garcia, do Hospital Santa Isabel e da Santa Casa de São Paulo.



LONGE DO CÂNCER

O morango também possui quantidades significativas de folato, uma vitamina do complexo B importante para a correta divisão celular. Sua função no organismo está relacionada à síntese de DNA, o que significa que atua na produção e manutenção das células.

“Essa função é especialmente importante em períodos em que ocorre rápida divisão celular, como na infância e na gestação”, afirma a nutricionista Cynthia Antonaccio, coordenadora da Consultoria Equilibrium (SP). É bom lembrar que se as quantidades ideais de folato não forem atingidas, a anemia tem chances de se instalar.

Outras substâncias presentes no pseudofruto são as antocianinas. “Esses compostos, classificados como flavonoides, têm poder antioxidante e atuam no organismo inibindo a proliferação de células cancerígenas no estômago, cólon, pulmão e sistema nervoso central”, diz a nutricionista Andrea Garcia, do Hospital Santa Isabel e da Santa Casa de São Paulo.

A formação de radicais livres pelo oxigênio é hoje tida como a chave para o desenvolvimento de câncer e de doenças coronárias. E esses vilões podem atacar biomoléculas, entre as quais se destacam os lipídios, as proteínas e até mesmo o DNA. Todo esse processo pode ser prevenido pelos antioxidantes, como as antocianinas.

“Os efeitos dos flavonoides são vastos, entre os quais se destacam as ações antiinflamatória, antiplaquetária e antialérgica”, enumera a engenheira de alimentos Cláudia Degáspari.

Sempre fresquinho

O morango é um alimento sensível a bactérias, portanto, saber qual escolher e como conservar é preciso

O pseudofruto deve ter cor vermelhovivo, talos bem verdes, consistência firme e não apresentar manchas.
Conserve-o na geladeira por no máximo três dias.
Lave-o apenas na hora de consumir, pois a água pode acelerar o processo deterioração.
Evite o cozimento. O calor elimina boa parte da vitamina C.
O suco da fruta oxida rapidamente em contato com o oxigênio.
Por isso, deve ser consumido imediatamente depois do preparo.

BATALHÃO DE DEFESA

Um dos responsáveis pela cor vermelha do morango é o ácido elágico, que também colabora com a destruição dos radicais livres. Funciona assim: eles se formam no organismo durante o processo de respiração celular e são capazes de reagir com qualquer molécula que esteja próxima à sua área, gerando, assim, graves prejuízos ao organismo, como a formação de células cancerígenas. Quando o ácido elágico e outras substâncias antioxidantes estão presentes, no entanto, os radicais livres são combatidos antes de entrarem em cena.

Já o potássio, outro nutriente encontrado no alimento, tem importante papel na atividade muscular, além de atuar na transmissão nervosa e possuir ação protetora contra danos cardiovasculares. Em 100 gramas de morango é possível ingerir cerca de 10% da recomendação diária desse nutriente.

“Assim como o cloro e o sódio, o potássio está envolvido no balanço e distribuição de água e na regulação da atividade neuromuscular”, afirma Cynthia Antonaccio. É bom ressaltar que a falta do mineral pode causar problemas de ritmo cardíaco e debilidade muscular.

A nutricionista lembra ainda que a hipertensão arterial tem causa no desequilíbrio entre sódio e potássio. Quando existe excesso de sódio no organismo é necessário compensar com o aumento de potássio, para manter o equilíbrio entre os dois minerais em todos os líquidos do corpo. Só assim o coração ficará a salvo da pressão alta!

NÃO É PARA TODOS

O estudo Aspectos nutricionais e funcionais do morango, publicado pela Universidade Tuiuti do Paraná, reitera que o morango tem efeito estimulante do apetite e ainda aumenta a resistência às infecções e tem ação anticancerígena. Há uma ponderação, no entanto, importante a se fazer: nem todos podem consumir morango.

“Ele contém um alérgeno comum e um salicilato natural [um composto semelhante à aspirina]. Por isso, muitas pessoas são alérgicas a ele”, afirma um trecho do estudo. O pseudofruto também contém ácido oxálico, que pode causar cálculos nos rins e na bexiga em pessoas suscetíveis. Alguns sinais para identificar que algo está errado são: irritação na pele, inchaço na boca e na garganta e dor de cabeça.

FOTOS E PRODUÇÃO DIEGO ROUSSEAUX
Morango é tradição

São muitas as festas no Brasil que têm a fruta como tema. Os eventos ocorrem anualmente, em cidades onde o cultivo do morango faz parte da história do local, devido às condições naturais que permitem uma boa adaptação das plantações. Além da venda da fruta e de pratos temáticos, há exposições agrícolas e atrações de lazer, muitas delas que permitem conhecer um pouco da cultura e dos costumes da cidade. Confira algumas cidades:

Atibaia, Jundiaí, Santos, Louveira, São Vicente e Monte Alegre do Sul (SP)
Domingo Martins (ES)
Brasília (DF)
São João do Sul e Rancho Queimado (SC)
Bom Princípio (RS)

Iogurte de morango

FOTO SHUTTERSTOCK

Ingredientes
½ litro de água fervente
500 g de iogurte natural
1 caixinha de gelatina
sabor morango
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de morango picado

Preparo
Dissolva a gelatina na água fervente e deixe esfriar. Em uma tigela maior, misture o iogurte, o leite condensado e a gelatina e mexa bem. Misture os morangos picados e coloque em tacinhas para gelar.

Rendimento
Oito porções

Musse diet de morango

Ingredientes
2 xícaras de leite desnatado
5 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
½ envelope de gelatina incolor sem sabor
1 lata de creme de leite light
100 g de morango
½ xícara (chá) de adoçante em pó

Preparo
Bata no liquidificador o leite, o adoçante e o leite em pó. Em seguida, acrescente os morangos e bata. Previamente, hidrate a gelatina em pó. No liquidificador, acrescente o creme de leite light e a gelatina hidratada e bata por mais alguns minutos. Coloque em um recipiente adequado e leve à geladeira para adquirir consistência.

Rendimento
Seis porções

Suco antioxidante de morango

Ingredientes
5 a 7 morangos
1 laranja
10 folhas de manjericão
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 xícara de água fria
Cubos de gelo

Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.

Rendimento
Um copo

Fonte: receita adaptada do chef Renato Caleffi, do Le Manjue Bistrô

Bebida de morango

Ingredientes
5 a 7 morangos
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de açúcar
1 copo de água

Preparo
Ferva a água e desligue o fogo. Adicione o gengibre e tampe a panela, deixando descansar em infusão por 4 minutos. Resfrie o líquido e coe. Bata no liquidificador com os morangos e o açúcar.

Rendimento
Um copo

Fonte: receita adaptada do chef Renato Caleffi, do Le Manjue Bistrô

Bebida de morango com pêssego e hortelã

Ingredientes
2 xícaras (chá) de suco de pêssego
4 morangos picados
10 folhas de hortelã fresca picada

Preparo
Bata no liquidificador o suco de pêssego e a hortelã por três minutos. Coloque em dois copos, cubra com os morangos picados e sirva em seguida. Se preferir uma bebida com consistência de vitamina, bata os morangos no liquidificador com a bebida, até ficar uma mistura homogênea.

Rendimento
Duas porções

Fonte: Ades

Torta de aveia, banana e morango

Ingredientes
Massa
½ xícara (chá) de margarina
1 xícara (chá) de aveia em flocos grossos
½ xícara (chá) de adoçante estévia
1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo

Recheio
4 colheres (sopa) de amido de milho
2 xícaras (chá) de suco de morango
14 morangos picados

Preparo
Para a massa, preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Em uma tigela grande, misture a margarina, a aveia e o adoçante até formar uma farofa úmida. Junte a farinha e amasse delicadamente até formar uma massa homogênea. Modele no formato de uma bola, embale em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 10 minutos. Abra a massa com o rolo entre dois plásticos e forre o fundo e a lateral de uma forma desmontável média (25 cm de diâmetro). Leve ao forno por 20 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Para o recheio, dissolva em uma panela média o amido de milho no suco de morango. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque o recheio sobre a massa assada e cubra com os morangos picados. Se desejar, adicione duas colheres (sopa) de castanha de caju picada ao recheio.

Rendimento
12 porções

Smoothie de morango

Ingredientes
1 xícara (chá) de leite
5 morangos
1 colher (sopa) de açúcar

Preparo
Coloque no liquidificador o leite, os morangos e o açúcar. Bata por três minutos ou até formar uma bebida com consistência cremosa. Coloque em copo alto e sirva em seguida.

Rendimento
Uma porção

Frapê de morango com laranja

Ingredientes
1 caixa de creme de leite para chantili de 250 g
400 g de morango
8 colheres (sopa) de calda de morango
½ litro de leite integral gelado
½ xícara (chá) de suco de laranja gelado
5 colheres (sopa) de açúcar refinado

Preparo
Deixe a caixinha de creme de leite para chantili na geladeira por 12 horas. Arrume os morangos em uma assadeira e leve ao congelador por duas horas. Passado o tempo, despeje o creme de leite na tigela de uma batedeira e junte a metade da calda de morango. Bata por dois ou três minutos até obter picos firmes. Distribua em copos altos o restante da calda de morango e a metade do chantili. Bata os morangos congelados, o leite, o suco de laranja e o açúcar por 1 minuto no liquidificador. Despeje nos copos, arrume o chantili restante e decore com morangos e hortelã.

Rendimento
Seis porções