Do GG ao pp

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Saiba como ser um vegetariano com saúde

A pedido de uma telespectadora, o Jornal Hoje mostra como diminuir o consumo de carne vermelha. Um especialista ensina a substituir os alimentos sem abrir mão de nutrientes importantes para a saúde.

Cristina Maia - Campinas, SP


Você é capaz de tirar de vez a carne vermelha do seu cardápio? Há alimentos que podem compensar os nutrientes que existem na carne?

Essas foram as dúvidas da telespectadora, Zeneide Santana.
Ela ficou preocupada quando a filha, de 13 anos, decidiu virar vegetariana e pediu que a gente fizesse uma reportagem sobre o assunto.

Foi a mesma preocupação de Maria José quando Fernanda, sua filha mais velha, decidiu ser vegetariana.

"No começo eu não aceitava, escondia carne no meio da soja", conta Maria José Meirelles, comerciante.

Mal o susto tinha passado e os outros dois filhos decidiram seguir os passos da irmã.

"Eu comecei a me sentir mal de olhar pro meu prato e ver que tava comendo carne", diz Jaqueline, estudante.

Maria José e o marido não se tornaram vegetarianos, mas diminuíram a quantidade de carne na alimentação.

"Eu tava com uma taxa de colesterol alta e só de diminuir um pouco a carne, de tirar umas duas, três vezes por semana, já diminuiu...", afirma Maria José.

Deixar de comer carne é menos uma fonte de gordura saturada na nossa alimentação. Aquela que aumenta as chances de ter colesterol. Mas é também menos zinco, ferro, proteínas, vitamina B12, nutrientes que melhoram a nossa saúde de uma forma geral e nos tornam menos suscetíveis a doenças. Por isso, não dá pra simplesmente parar de comer carne. É preciso encontrar substitutos pra ela.

Com a ajuda da nutróloga Alessandra Tavares criamos uma tabela de reposição. Para substituir as proteínas da carne: soja, feijão, grão de bico, lentilha e clara de ovo.

O ferro também é encontrado nas leguminosas, na gema do ovo e nos vegetais de cor verde escuro como espinafre, couve e brócolis.

A vitamina B12 no leite, que também é uma fonte de cálcio, nos vegetais verde escuro, no gergelim e no ovo. Selênio e zinco a gente também encontra nas castanhas, nozes e avelãs.

“Não é exatamente igual a comer um pedaço de carne porque na carne a biodisponibilidade destes nutrientes é maior”, alerta Alessandra Tavares, nutróloga.

Grávidas e quem está em fase de crescimento deve tomar cuidados redobrados com a alimentação vegetariana.

Para os veganos, os vegetarianos que não comem nada que venha de animais como leite e ovos, Alessandra explica que eles precisam repor a vitamina B12, que só é encontrada em alimentos de origem animal.

"Esses indivíduos devem repor essa vitamina através de complementos, porque a carência dessa vitamina a longo prazo promove um tipo de anemia grave e também pode dar problemas neurológicos", afirma a nutróloga.

Cláudia sempre buscou uma vida mais saudável para a família. Mas há três meses, a carne voltou ao cardápio da casa, pelo menos duas vezes por semana.

"Eu acho que eu tô me sentindo um pouquinho mais de energia", declara.

"Não é só aquela coisa de verdura, verdura, verdura. Agora tem carne também", diz Clara Mazzer, 10 anos.