Do GG ao pp

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Velhos tempos modernos



amish

Quem assistiu ao filme ‘A Testemunha’, com o Harrison Ford, tem uma imagem mais nítida da comunidade amish, aqueles religiosos que vivem em áreas rurais nos Estados Unidos e no Canadá e que não usam nenhum equipamento eletrônico, carro ou telefone e se vestem com roupas que parecem tiradas da seção rural de algum museu de moda: homens de calças e chapéus pretos e mulheres de vestidos bem fechados.

A maior parte dessa comunidade mora perto nas imediações da cidade de Lancaster, na Pensilvânia, e tem até hoje um estilo de vida simples, muito parecido (para não dizer igual) ao que seus antepassados alemães e suíços tinham no século XVI e XVII. Dá pra ver essa similaridade com os europeus inclusive na culinária típica dos amish, que é a parte que mais me interessa da história.

Neste site tem uma reportagem muito interessante sobre a cozinha amish, que faz a gente pensar que esse grupo considerado maluco por muitos (não sem uma dose de razão) faz diariamente o que muitos de nós sofrem para implementar alguma vezes na semana: comer alimentos naturais e frescos, sem aditivos, conservantes ou estabilizantes artificiais. E mais importante: sem encanar com a fritura de banha de porco ou o leite integral.

Os amish são excelentes fazendeiros e conseguem vender o excedente de seus alimentos, plantados sem pesticidas ou fertilizantes, nos mercados das cidades vizinhas da região. Para se ter uma ideia da variedade de produtos que eles mesmos produzem, na mesa de café-da-manhã das numerosas famílias amish é obrigatório ter bacon, carne de porco, panquecas, waffles e várias tortas doces.

Venda de produtos artesanais amish no mercado de Lancaster

Venda de produtos artesanais amish no mercado de Lancaster

Uma das receitas mais tradicionais é a torta de melaço chamada shoofly, que tem esse nome porque é tão doce que as cozinheiras tinham que espantar as moscas (flies) que insistiam em pousar em cima da sobremesa. Uma amiga que visitou a Filadélfia recentemente experimentou mais uma especialidade amish, vendida no mercado central da cidade: o sanduíche de peru, que leva pedaços de peito de peru assado no forno entre fatias de pão de forma e bastante molho de carne por cima. Para acompanhar, purê de batatas, saladinha de repolho e geleia de cranberry. Mistura interessante, no mínimo. Olhem só!

Amish2


Materia perfeita tirei da colunista

Carla Pernambuco