Do GG ao pp

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Conheça a postura correta para as diferentes situações do dia a dia

A má postura e o estresse são os grandes responsáveis pelas dores no pescoço e ombros. Para aliviar essa dor, veja uma série de exercícios que você faz em casa mesmo, sozinho e gasta só dez minutinhos

Carla Fachim - Porto Alegre

Patrícia Cavalheiro – Porto Alegre

Tamanho da letra

O pescoço é a parte do nosso corpo que mais se move e é responsável por sustentar o peso da cabeça, que varia de 5 a 10 quilos. Quando nossos músculos ficam tensos, o fluxo de sangue diminui provocando dor na região.

As dores na região do pescoço não são provocadas apenas pela má postura. O stress também é considerado um vilão em muitos casos. Pressão no trabalho, dificuldades financeiras e problemas familiares acabam pesando no dia a dia e o corpo também sofre. Foi o que aconteceu com Mirna.

“Eu tinha o trabalho diariamente, mais os filhos em casa pequenos na época e mais as atividades do dia a dia. Eu carregava nos ombros, eu e o mundo carregando, sendo carregado”, conta Mirna Accorsi, professora aposentada.

Quer aliviar essa tensão? Dez minutinhos são suficientes e, o melhor, você consegue fazer sozinho, em casa.

“Antes do almoço ou antes de dormir, pode se sentar em uma cadeira em frente ao espelho, cuidando para os pés ficarem bem posicionados no chão, coluna retinha, procura sentar em cima dos ossinhos do bumbum, olhando no espelho, da uma puxadinha no pescoço, relaxa bem o braço, uma puxadinha do outro lado, segurando de 30 segundos a um minuto é o suficiente”, orienta Marina Marques, fisioterapeuta.

Ela indica outros exercícios. “Olha para um lado, olha para o outro. Cinco vezes a gente pode repetir. Inclina a cabeça para um lado, inclina para o outro, mesma coisa cinco vezes”.

Agora para os ombros e braços “é girar os ombros para trás, 10 vezes, gira para frente mais 10 vezes. Depois a gente pode puxar o braço para frente, dar uma esticadinha, segura de 30 segundos a 1 minuto. Puxa o outro braço. Puxa a mão pra cima e para finalizar a gente pode puxar o braço para aliviar toda essa tensão que a gente tem nas costas”, explica.

Mirna segue essa orientação na clínica de fisioterapia e também em casa. Ela se livrou das dores. “Eu continuo tendo os meus problemas, continuo tento uma vida normal como todo mundo, mas eu aprendi a administrar. Eu consegui ter uma consciência corporal melhor”.

Como é no trabalho que a gente passa a maior parte do nosso dia, a fisioterapeuta Adriana Raffone ensina a postura correta para as diferentes situações diárias. Confira no vídeo.



Aprenda como usar a base na hora de se maquiar

Pequenos segredos que fazem toda diferença na hora de se maquiar e muitos deles se referem à aplicação da base. Aprenda como escolher e como usar.

Aline Oliveira - Fortaleza

Tamanho da letra

Tem muitas mulheres que não saem de casa sem estar pelo menos um pouco maquiadas. Agora há pequenos segredos que fazem toda diferença na hora de se maquiar e muitos deles se referem à aplicação da base. É importante saber escolher, como usar.

As telespectadoras pediram e agora a repórter Aline Oliveira vai dar todas essas dicas pra gente.

Toda boa maquiagem precisa de base. "Ela serve muito para você uniformizar a pele", diz Kelly Pires, maquiadora.

Líquida, compacta, mousse, em bastão. Cada uma tem efeito diferente e é indicada para um tipo de pele. A maquiadora explica que quem tem pele seca deve usar, principalmente, a base líquida. Para peles oleosas, as sólidas, livres de óleo ou com efeito mate, mas não é só isso. Antes de escolher, leve em conta também a idade.

"Quando você tem a pele madura é interessante você usar a base liquida porque ela preenche levemente as suas marcas de expressão", diz a maquiadora.

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, a base não é indicada para cobrir manchas e imperfeições. Em peles como a da Cristiane, com marcas de acne, deve ser usado primeiro um corretivo.

Parece fácil, mas a maioria das mulheres erra na escolha da cor da base ou porque não experimenta na loja ou porque faz isso da maneira errada. É um hábito de muitas aplicar o produto na mão, que nem sempre tem a mesma cor do


rosto. O correto é testar a base na pele onde ela vai ser usada.

"Eu venho aqui com um tom mais claro e já percebo a diferença e eu venho com um tom mais ou menos da pele da Cristiane. Melhor o que parece mais com a cor natural dela", diz a maquiadora.

Ela deve ser usada em pouca quantidade. O pincel ajuda a espalhar melhor o produto.

"Eu sempre termino a aplicação da base no pescoço, mas se você vai usar um decote maior e tem uma diferença grande entre a cor do rosto e do corpo, melhor passar em toda essa parte do decote", diz.

Depois do pó, que dá o acabamento, a pele fica homogênea, o que faz toda a diferença no resultado da maquiagem.

"Ficou uma maquiagem bem leve, natural e cobriu todas as imperfeições do rosto", afirma Cristiane Nepomuceno, assistente contábil.