Do GG ao pp

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Saiba como aproveitar o charme das rasteirinhas

Saiba como aproveitar o charme das rasteirinhas

Confortáveis e versáteis as rasteirinhas conquistaram as mulheres. De dia e à noite elas desfilam por aí e dão o maior charme ao visual.

Carla Fachim - Porto Alegre

Tamanho da letra

Em estilo básico ou em versão mais sofisticada, a rasteirinha deixou de ser apenas uma opção para os dias de folga. Neste verão ela conquistou um espaço também em produções mais elaboradas.

“A rasteira cresce muito, ela faz a roupa ficar muito interessante. Tu não fica perua. Se tu quiser usar uma rasteira cheia de pedras, coloridos e laços tu não fica perua”, explica a consultora de moda Eliane Ache.

Versatilidade é a palavra-chave. O mesmo modelo vai do passeio no shopping a festa com o macacão de cetim.

“Dependendo da roupa que tu botar, principalmente se ela tiver pedras e brilhos. Ela fica muito bem de noite, super bem. A rasteirinha de dia também pode ter brilho e também pode ter pedras. Tu pode botar um shortinho curto, uma regatinha num tom básico e uma rasteira com pedras e com brilhos vai bem”, orienta a consultora.

As gladiadoras podem ir ao trabalho e ao evento informal. Para o dia o dia, como um passeio na praia, os chinelos de borracha completam a produção. Agora se você quer caprichar troque pela rasteirinha com detalhe em flor. É perfeita para um programa com as amigas.

As rasteirinhas servem para todas as mulheres, mas as mais baixinhas precisam ter um pouco de cuidado. Dependendo do comprimento da roupa elas podem ficar ainda mais baixas. Por isso, o vestido, a saia ou a bermuda devem ser sempre acima dos joelhos.

Para as baixinhas que estão acima do peso outra dica. “As gordinhas que têm uma estatura baixa de rasteirinha não podem usar vestidos longos e nem pantalonas, com certeza não ficar bom porque vai achatar o visual, vão ficar deselegantes, mais baixas e com sensação de estarem mais gordinhas”, diz a consultora.

“Uma dica bacana é carregar na bolsa um lenço umedecido. Como o pé fica muito próximo do solo fica com a tendência de sujar ao longo do dia. Então daqui a pouco dá uma olhadinha no pé e se ele tiver sujo usa um lencinho umedecido pra ficar mais elegante”, continua.


Veja os benefícios e onde encontrar o Omega 3

Para o corpo trabalhar bem e melhor é preciso de um pouco de gordura, mas não fritura, nem de alimentos gordurosos, e sim Ômega 3, a gordura boa.

Cristina Maia, Campinas

Tamanho da letra

Os peixes, principalmente os de água salgada e fria, são ótimas fontes dessa gordura, mas o segredo está no preparo e na combinação de alguns grãos.

O Ômega 3 é um tipo de gordura poliinsaturada, aquela chamada gordura boa. Além de prevenir e ajudar no tratamento de várias doenças como colesterol, infarto, derrames, também melhora o funcionamento geral do nosso organismo.

Ele age no organismo retirando da corrente sanguínea o que chamamos de colesterol ruim e melhorando o colesterol bom”, explica Flávio Ferramola Pozzuto, cardiologista.

O nosso organismo não possui Ômega 3, por isso precisamos ingerir alimentos que contenham esta substância. Alguns produtos industrializados são enriquecidos com ela, mas podemos encontrá-la em grande quantidade nas algas e em alguns peixes.

A concentração é maior na cavala ou dourada que pode conter até cinco gramas de Ômega 3 para cada 100 gramas de peixe. O arenque, a sardinha, o salmão e o atum também possuem uma boa quantidade. A gente também encontra no camarão, na lagosta e no bacalhau. “No mínimo deveríamos ter uma vez por semana e a quantidade ideal pelo menos três vezes por semana”, afirma Gláucia Pastore, nutricionista da Unicamp.

Há ômega 3 também na linhaça e na quinoa. Neste caso, a recomendação é ingerir o equivalente a uma colher das de sopa por dia.

Se a gente seguir a dieta recomendada pelos especialistas, eles garantem que em três meses nosso organismo começa a sentir os efeitos do Ômega 3, primeiro na estabilização da pressão arterial e depois no aprendizado e na memória. Não adianta saber escolher os alimentos, consumi-los na medida certa se não prepararmos da maneira ideal.

Os grãos podem ser colocados sobre as saladas e os peixes devem ser cozidos ou assados. Nunca fritos.

“Não se incorpora gordura a mais, no caso das frituras, além da gordura ruim que é acrescentada na hora da fritura, que eleva o calor calórico e além do mais, o excesso de aquecimento pode destruir parte destes ômegas 3 presentes”, afirma a nutricionista Gláucia Pastore.

“O peixe é bom para a memória. Eu tenho 86 anos e lembro de tudo”, diz um senhor.

O atum e o salmão têm a maior concentração de Ômega 3 , seguidos da sardinha, que é mais barata e fácil de achar nas peixarias.


Veja como melhorar a aparência de cansaço

A pele sofre durante o dia com a poluição, calor e ar refrigerado. Uma especialista explica como melhorar a aparência de cansaço e cuidar da sua pele em casa.

Tamanho da letra

A repórter Veruska Donato mostra o que acontece com a pele durante um dia normal. Poluição, calor, ar refrigerado, tudo isso contribui para aumentar a aparência de cansaço, mas tem como melhorar e muita coisa pode ser feita em casa.

Quase todo mundo acorda com aquela cara de sono, inchada. Isso acontece porque à noite, ficamos na posição horizontal, que prejudica a drenagem natural do rosto.

No meio da manhã, o trabalho ar condicionado resseca a pele. O ideal é umidificar o ambiente e tomar bastante água para hidratar o corpo.

Já na hora do almoço, quando saímos na rua, a pele sofre mais uma vez. O calor e a fumaça dos carros deixam a pele oleosa.

As glândulas da pele não param de trabalhar e vão produzindo suor e gordura.

No fim do dia, o ideal é um bom banho, mas atenção: água quente abre os poros e faz com que a pele perca a oleosidade natural. O melhor é banho com água morna e uma hidratação depois.

À noite, já na hora de dormir, a pele está suja depois de um dia intenso. Bom mesmo é uma limpeza com sabonete neutro e pra evitar um pouco o inchaço no rosto, os médicos recomendam um travesseiro um pouquinho mais alto.

“Às vezes a pessoa chega tarde está cansada, dorme de maquiagem. Isso detona a pele”, diz Roseli Siqueira, cosmiatra.

“Você pode fazer um chá verde, coloca para gelar e com algodão você faz a higiene da pele. O azeite extra virgem combina com a oleosidade da nossa pele. Com ele nós vamos fazer uma passagem que ajuda a eliminar as toxinas, para fazer uma higiene mais profunda. Você pode tocar todo o seu rosto com o azeite nos pontos na pele que ajuda na drenagem. Você pode também usar a gelatina em folha em cima das rugas de expressão, com beliscões, molha na água a gelatina incolor. Ela vai servir com uma mascara. É muito boa para rugas e flacidez, ajuda a firmar e a aumentar os nutrientes da pele. Substitui o botox. Você pode dormir com a gelatina e vai acordar com a pele esticadinha”, diz a esteticista.

Confira o chat com Roseli Siqueira:

Mariana: Existe alguma hidratação para pele que possa ser feito em casa?
Roseli Siqueira: Existe e é bem simples. As máscaras, como a de gelatina, são bem fáceis de fazer. Basta preparar a gelatina incolor e quando ela estiver dissolvida, aplicar por todo o rosto. Depois de quinze minutos você pode enxaguar com água e sabão neutro. Sua pele vai estar maravilhosa e sua testa ficará sem as ruguinhas indesejáveis.

Amanda Marques: Existe uma forma de manter o bronzeamento na pele? Sem descascar?
Roseli Siqueira: Existe. Não podemos desgastar nossa pele, então uma alimentação rica é muito importante. O caroteno é um componente essencial para quem quer garantir um bronzeado saudável. Você encontra caroteno em alimentos como o mamão, manga, cenoura e melão. Máscaras com caroteno também são ótimas. Ajudam a melhorar a resistência da pele.

Cris: Chego muito tarde do trabalho e muitas vezes acabo dormindo de maquiagem. Minha mãe sempre me diz que estou estragando minha pele. Devo dar ouvidos a ela?
Roseli Siqueira: Com certeza sua mãe está certa. Você está destruindo a sua pele. A maquiagem deve ser retirada toda noite antes de dormir. Só água e sabão não são suficientes. O ideal é utilizar azeite e demaquilante para retirar a maquiagem.

Amanda: Máscara feita com açúcar mancha a pele se exposta ao sol?
Roseli Siqueira: Não mancha. O açúcar não mancha a pele. A glicose do açúcar é quem deixa a pele oleosa. Eu, particularmente, não gosto de máscaras com açúcar. Como esfoliante ele é bem eficaz. Deixa a pele maravilhosa. Essa é minha dica.

KarollVaz: Como eu faço a gelatina em folha?
Roseli Siqueira: É muito fácil e dá para todo mundo fazer em casa. Para fazer a gelatina em folha é só comprar em qualquer supermercado o pacotinho, cortar em tirinhas e passar em água morna para diluir. Depois é só usar, fica pronta num instante.

Laly: Em que ajuda os beliscões na pele antes da máscara de gelatina?
Roseli Siqueira: As rugas significam baixa resistência da pele. Os beliscões servem para melhorar a irrigação na região da ruga. Quando você faz o movimento está ativando a circulação sanguínea e minimizando os efeitos das marcas de expressão no seu rosto.

Lucas: Para pele com acne, o que é melhor?
Roseli Siqueira: Não sei sua idade, mas existem vários tipos de acne. A adolescente, a adulta, a acne por stress e muitas outras. Se você é muito agitado, dê aquela respirada profunda, tente relaxar mais. Um segredo é preparar um chá de hortelã bem quentinho e respirar profundamente o aroma refrescante. Lave o rosto de duas a três vezes por dia com um sabonete específico. Faça máscaras de camomila para descongestionar.

Dimas: Minha namorada sempre reclama que estou com muita espinha. Tenho 16 anos. Eu digo para ela que é porque sou adolescente e ela diz que é porque me alimento muito mal. Alimentação tem alguma coisa a ver com isso?
Roseli Siqueira: Tem relação sim. O chocolate, por exemplo, não faz mal para a pele. O que faz mal é comer muito chocolate. Procure comer barras que tenham 50% menos de cacau e que sejam menos doces. Evite frituras e comer doces demais. Busque equilíbrio, se alimente de forma natural. Uma máscara legal para seu caso é misturar uma colher de sopa de fubá com três colheres de água e três gotinhas de amica. Mas cuidado! Amica é muito forte. Coloque na água e não passe diretamente na pele, pois queima. Depois aplique onde você tem mais acne durante a noite. Pode passar a noite com a máscara.

Manuela: Máscaras caseiras ajudam a combater o envelhecimento precoce?
Roseli Siqueira: Ajudam e muito. Quando você usa uma máscara caseira está investindo no equilíbrio da pele. O tratamento natural, específico para o seu caso, colabora com sua saúde. O mel é ótimo para tratamentos. É muito rico e nutritivo.

Cíntia: Onde moro faz muito sol. Tenho medo de estragar minha pele. O que posso fazer para complementar a prevenção do protetor?
Roseli Siqueira: O segredo é dar resistência à pele. Deixe sua pele bem hidratada e faça máscaras pelo menos duas vezes por semana, mesmo sendo jovem. O sol está muito forte e muitas vezes nem percebemos onde estamos mais vulneráveis. O colo é um lugar que as mulheres não protegem e que fica muito exposto ao sol. Lembre-se de fazer massagem na sua pele para aumentar a oxigenação interna do seu corpo.

Renata Pinheiros: Ouvi falar que colocar gelo debaixo dos olhos diminui as olheiras. É verdade?
Roseli Siqueira: Isso é meio relativo. A área dos olhos é muito sensível. O choque térmico pode comprometer e aumentar suas olheiras. O ideal é uma compressa gelada. O gelo diretamente na pele pode prejudicar a pele fragilizando os vasos capilares.

Gabriela: Gostaria de saber se existe algum sabonete que poderia clarear a pele.

Roseli Siqueira: Não existe sabonete que clareie a pele. Alguns sabonetes alteram o PH da pele e podem dar a ilusão de clareamento, mas depois a sua pele pode escurecer ainda mais.

Nicolas: Minha pele fica muito irritada quando me barbeio. Eu sou alérgico a cremes e gostaria de saber se existe algum tratamento natural que pudesse me ajudar.
Roseli Siqueira: Sua pele deve estar com baixa resistência. É legal fazer uma máscara parar aumentar sua resistência antes de barbear.



Tô de Folga visita o interior do Rio

O quadro Tô de Folga viaja para o Rio de Janeiro. É um passeio para descansar e conhecer um pouco mais da história do Brasil.

Rodrigo Dias - Vassouras, RJ

Tamanho da letra

No interior do estado do Rio, só no sul foram erguidas mais de 100 fazendas. Boa parte delas é aberta à visitação dos turistas com preço médio do ingresso de R$ 25 a R$ 30.

Seguimos em direção a Barra do Piraí. Em uma fazenda, o cultivo do café é mantido até hoje. São produzidas 600 sacas por ano.

A sede tem 20 cômodos e ainda mantém preservados móveis e objetos originais do século 19, como uma escrivaninha que tem vários compartimentos secretos usados como um cofre para esconder o dinheiro.

Algumas roupas antigas foram conservadas. São mais de 30 peças. A maioria, feita com renda francesa.

"Eu cheguei a pegar essas roupas assim. Minha avó era modista e fazia muita roupa.", diz Ruth Guarino, agente de viagens.

Seguimos viagem para Vassouras pela rodovia Lúcio Meira. A cidade tem 80 imóveis tombados na área central.

As diárias nos hotéis fazenda variam entre R$ 200 e R$ 460 por casal e incluem café da manhã, almoço e jantar. Em algumas, há passeios à cavalo.

Em outra fazenda, um lugar que se parece com uma gruta era um banheiro usado pelos escravos que participavam da colheita do café e apresentavam algum tipo de alergia. Era a chamada lepra do café.

Como os barões não queriam que a enfermidade passasse para outros escravos, eles eram levados para o local e banhados com ervas medicinais e urucum, para que o corpo ficasse vermelho e os feitores tivessem a certeza de que o banho havia sido tomado.

Alguns dos casarões impressionam pelo luxo, outros, pelos objetos da época. Uma mesa tem 12 metros de comprimento e foi fabricada há 200 anos. Bonecas de biscuit, uma louça francesa, tem a mesma idade e estão intactas.

Já um hotel, também em Vassouras, atrai a atenção dos hóspedes oferecendo um café imperial. Mesmo que você não esteja hospedado, é possível saborear as iguarias. O preço é de R$ 50 por pessoa.

“Quem não gosta de boa-vida, de ser tratado bem, com mordomia? Todo mundo gosta. Acho maravilhoso.", diz um turista.

Cardápio típico da fazenda e um repertório do tempo dos escravos.