Do GG ao pp

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Aprenda a fazer um sorvete italiano

O chef Breno Gama ensina como preparar um sorvete italiano que tem a cara do Brasil.

Tamanho da letra

Uma bola pequena com todos os acompanhamentos que o olho pede pode chegar a 450 calorias. É uma explosão em qualquer dieta.

Cinco mil picolés saem por hora em uma fábrica de sorvetes. É a estação que aquece a economia.

O calor é bom, mas é preciso chuva para ter leite, dar frutos e assim produzir os sabores durante o ano todo”, diz Alberto Cabús, diretor da fábrica.

Não há como negar que o sorvete é sim o produto preferido na hora de se refrescar, mas é preciso ficar atento e não exagerar, senão o grande herói da estação, pode acabar como o grande vilão.

São tantos sabores e ainda tem as tentadoras opções para complementar o sorvete. São essas tentações que aumentam o valor calórico do sorvete. Veja o exemplo: 1 bola pequena de sorvete à base de leite e chocolate, tem entre 80 e 100 calorias. Uma mulher adulta consome em média por dia 1800 kcal.

Cem calorias de uma bola de sorvete não é um exagero, mas se o complemento for uma colher de cobertura de chocolate, mais uma colher de leite condensado e uma de castanha na casquinha, aí o valor pode chegar a 450kcal.

Prefira os sorvetes à base de frutas que têm no máximo 60 calorias em uma bola pequena. A mesma recomendação vale para os picolés, que tem entre 40-70kcal ou sorvete light. Uma bola pequena tem em torno de 50 kcal. “Se você consome diariamente aí sim pode atrapalhar no seu corpo, no seu peso, pode adquirir celulite, mas se é uma vez por semana e uma porção pequena não vai atrapalhar”, diz Revilane Alencar, nutricionista.

Veja abaixo uma receita de um sorvete italiano que tem a cara do Brasil.

Ingredientes:

- 13 limões sicilianos
- 120 gramas de açúcar de confeiteiro
- 1 litro de sorvete à base de leite
- 2 cálices pequenos de licor de limão
- Folhas de hortelã para decorar

Primeiro você vai cortar a parte superior do limão. Dos doze limões, separe seis. Com três, você faz o suco. Dos outros três, retire a polpa e reserve. Dos demais limões você vai utilizar somente a casca e as raspas.

Agora é só misturar os ingredientes, sempre mexendo, até o sorvete ganhar uma consistência mais cremosa. Encha as cascas e leve ao refrigerador por 24 horas. Retire os limões 15 minutos antes de servir para que o sorvete fique no ponto. Decore com as folhas de hortelã.

Para ficar deliciosamente refrescante, sirva numa taça com gelo.


Saiba quais frutas ajudam no emagrecimento saudável

Algumas frutas dão a sensação de saciedade podem segurar a fome por duas horas. É preciso ter cuidado com mamão, melancia, abacaxi, uva e banana porque essas frutas têm poucas fibras solúveis.

Liliana Junger - Belo Horizonte

Tamanho da letra

Ameixa, morango, goiaba... São algumas das frutas que são aliadas para um emagrecimento saudável. Veja quais as frutas que dão sensação de saciedade... Deixam a gente sem fome por até duas horas.

Muitas folhas na salada. Melhor ainda se o verde for bem escuro como na couve, na rúcula, no agrião, e no espinafre. Além das fibras elas têm as três substâncias capazes de controlar o cérebro.

“Uma é a vitamina B6, que melhora o seu estado de humor, o magnésio que fala com o seu cérebro para ele ter calma nas decisões e o ácido fólico que é uma vitamina antidepressiva”, explica Patrícia Alves Soares, nutricionista.

Anote agora as frutas que realmente tapeiam a fome por pelo menos duas horas:

* ameixa – duas unidades = 80 calorias
* morango – 12 unidades = 100 calorias
* pêra – 1 unidade = 70 calorias
* mexerica – 2 unidades = 40 calorias
* goiaba – 1 unidade = 100 calorias

“A fibra solúvel vira um gelzinho no nosso organismo. Este gel retém o açúcar então se o açúcar chega vagarosamente até o sangue você tem menos fome”, diz a nutricionista.

Cuidado com o mamão, a melancia, o abacaxi, a uva e a banana. Estas frutas têm poucas fibras solúveis e muito açúcar.

“Quando você come com maior teor de açúcar imediatamente você tem a sensação de saciedade. Só que momentos depois, 30, 40 minutos depois este açúcar reduz no sangue e você tem o impulso de comer novamente outro alimento adocicado”, comenta patrícia.

Já o problema da maça é outro.

- “Se eu como maçã me dá mais fome ainda”, questiona uma jovem.
- “Ela possui uma substancia chamada acido málico. Esse ácido é capaz de estimular a fome no nosso cérebro. Então quando a gente come uma maçã é verdade que a gente sente fome imediatamente”, esclarece a especialista.

Você não precisa banir estas frutas do seu cardápio. Até porque elas têm vitaminas minerais necessários ao nosso organismo.

Se misturadas a cereais como aveia, linha e gergelim ou a frutas oleaginosas como as castanhas elas podem fazer parte do lanche.

“A partir do momento que eu coloco fibra e uma gordura boa esse açúcar vai ser liberado no meu sangue de uma forma mais lenta”, fala a especialista.

Você pode associar a banana, por exemplo, a uma colher de sopa de cereais ou duas castanhas. Sete uvas e um iogurte natural sem açúcar. Com a maçã tome água de coco ou coma dois damascos.

Sempre tomando o cuidado para não somar mais de 150 calorias. Se for só comer frutas oleaginosas, nunca mais que quatro unidades.

Aquelas barrinhas de cereais tão usadas por quem está fazendo dieta. Será que elas funcionam? Veja, em vídeo, a explicação da nutricionista Karen Honorato.


Cientistas inventam truque para gastar mais calorias

Já pensou comer à vontade pizza, hambúrguer, todos alimentos calóricos deliciosos e ainda continuar em forma? Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostra que isso é possível, pelo menos em ratos.

Giuliana Morrone – Nova York

Tamanho da letra

Os cientistas inventaram um truque para fazer o organismo gastar mais calorias. Eles criaram ratos geneticamente modificados sem os chamados canais KATP, que têm a função de economizar a energia nos músculos.

Sem os canais, os ratos passaram a gastar mais energia, ficando com o peso normal, mesmo com uma dieta rica em gordura.

A parte ruim da história é que os cientistas repararam que os ratos sem os tais canais KATP ficaram sem resistência física. Quando se exercitavam naquelas rodinhas das gaiolas dos ratos perdiam o pique rapidamente, ficavam fraquinhos durante exercícios mais pesados.

A pesquisa ainda não é conclusiva, mas pelo menos por enquanto só reforça o que todos nós sabemos: que o melhor caminho ainda é comer alimentos saudáveis e praticar exercícios.



Aproveite o começo do ano e coloque a casa em ordem

Virada de ano. Época boa para dar aquela arrumação nas gavetas. Se livrar da papelada que a gente junta durante o ano... Mas você sabe o que deve jogar fora e o que guardar?

Mário Bonella - Vitória

Tamanho da letra

O Jornal Hoje dá uma ajuda e mostra por quanto tempo e como a gente pode armazenar algumas contas em casa.

Fim de mês e aquela chuva de contas. Faturas, boletos... Chegaram durante o ano e a Suely guardou tudo, mas agora que viramos a última folha do calendário, o que fazer com esse monte de papelada? “Não sei o que fazer. Não sei o que jogar fora e o que guardar. Na dúvida, guardo tudo”, diz Suely Bitencourt, dona de casa.

É bom guardar mesmo, assim orienta o Procon. “Alguns documentos é preciso guardar, até para se garantir lá na frente de uma cobrança indevida e fazer prova de que efetivamente pagou pelo serviço”, explica Elba Luchi, assistente jurídica do Procon/ES.

Guardar por quanto tempo? Depende da conta.

- Telefone, água, luz, mensalidade escolar: cinco anos;
- Boletos de cartão de crédito e planos de saúde: pelo menos um ano;
- Condomínio e aluguel: é bom guardar por todo período em que estiver no imóvel;
- Compra de imóvel: até sair a escritura;
- Nota fiscal de um produto: pode ser útil até quando durar a mercadoria, independente do prazo da garantia.

“A gente está tratando de uma garantia legal, que o Código de Defesa do Consumidor traz para vícios chamados de ocultos, que o consumidor só descobre lá na frente”, esclarece Elba.

Não basta só guardar as contas em casa. Também é preciso encontrá-las quando for necessário. Agora parece fácil, mas já pensou em fazer isso daqui alguns anos? Quem guarda conta no canto do armário ou no fundo da gaveta pode ter dificuldades.

Lucy Mizael trabalha numa empresa de organização doméstica. As contas que ainda não foram pagas ela sugerem que sejam guardadas sempre no mesmo lugar e de preferência em um ponto visível da casa. “Se você precisar, de última hora, você sabe que está ali. Todas as pessoas da casa vão saber que ali tem uma conta para pagar”.

Depois de quitadas, as contas vão para uma pasta sanfonada, dividida pelos meses do ano. Outra sugestão são envelopes que podem ser encadernados. No fim do ano, retire os papéis e coloque em outra pasta, também organizada.

“Coloque conta de luz – todas as contas de luz que forem pagas naquele ano, ficam ali”.

Para facilitar toda a arrumação, uma dica importante é não deixar para depois.

A partir de maio do ano que vem, você pode diminuir um pouco o volume de papel guardado. Segundo a lei 12007, as fornecedoras de alguns serviços vão ter que enviar uma declaração informando o pagamento das contas nos últimos doze meses e essa declaração substitui os boletos mensais.


Veja dicas para limpar a prataria usada na ceia de Natal

A governanta Sílvia Haddad ensina a tirar a sujeira e devolver o brilho das peças que foram utilizadas para servir a ceia de Natal. Técnicas simples podem deixar os pratos e copos mais limpos.

Tamanho da letra


Aprenda como levar apenas o necessário na hora de viajar

Confira o que não se pode esquecer de levar e o que se deve evitar para não carregar malas pesadas. Para as crianças, por exemplo, cada peça de baixo, o ideal é levar duas camisetas.

Tamanho da letra

Antes dessas viagens longas de fim de ano, sempre vem aquela dúvida: o que levar na bagagem? Que roupa usar?

O Jornal Hoje mostra agora o que você não pode esquecer e o que evitar pra não ficar carregando malas pesadas à toa por aí. Anita Rezende, consultora de imagem, ensina como montar a mala para viagens curtas ou mais longas. Veja o vídeo!