Do GG ao pp

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Zeca Camargo entrevista o maior guru da moda


Estilista Marc Jacobs cria sensação ao usar saia.

Que reações pode provocar um homem que usa saias? Foi assim que Marc Jacobs, o mais famoso e poderoso estilista da atualidade, recebeu Zeca Camargo para uma entrevista.

Pode pegar qualquer detalhe. Pode ser a saia, o cabelo, as botas, os acessórios - ou até mesmo uma simples camisa branca - não é à toa que Marc Jacobs é o nome mais importante da moda atualmente. O cara tem estilo.

“O engraçado é que eu comecei a usar saias no último verão nova-iorquino - quase por brincadeira. Estava um calor terrível e pedi para minha assistente comprar uma roupa diferente - e ela apareceu com essa saia”, conta o estilista.

Marc Jacobs, claro, não inventou a idéia de homem de saias, mas sabia que ia criar uma sensação.

“Sabia que as pessoas fariam piadas, comentários. Mas estava confortável. Se me sinto bem numa roupa, eu vou passar coisas positivas para os outros. E, quer saber? É bom criar um barulho de vez em quando - eu gosto da atenção”, diz.

E como! Esse gênio da moda hoje é responsável por algumas das marcas mais cobiçadas no "mundo fashion" - um império que movimenta milhões de dólares por ano, mesmo numa crise mundial como a de agora.

“Numa situação dessas, tudo que eu posso fazer é ser honesto comigo mesmo. Não posso mudar a economia, mas posso me adaptar, oferecendo coleções e preços variados, com qualidade, beleza e originalidade nas roupas. Economizar na criatividade? Jamais”, diz Jacobs.

E parece que Marc Jacobs também não economiza na generosidade, como conta a top model brasileira Marcelle Bittar, que já desfilou para o estilista: “Eu vi um vestido lindo na coleção, fiquei meio acanhada, mas resolvi pedir”, lembra.

Marcelle queria o vestido para ir a uma festa. E dias depois de desfilar com ele, recebeu uma caixa do próprio Marc Jacobs, com o modelo completo.

“Eu fui ao casamento com um vestido que ninguém poderia ter naquele momento”, comenta a modelo.

E, assim, Marc Jacobs ganhou mais uma fã...

“Eu em senti, como modelo, muito especial”, revela Marcelle.

Esse é o tom dos grandes estilistas: deixar as pessoas se sentirem especiais - e Marc Jacobs sabe como isso funciona. Como ele diz, se você é o tipo de mulher que gosta de se vestir de três maneiras diferentes para três tipos ocasiões no mesmo dia - tudo bem! Um visual agressivo e urbano uma hora e romântico e delicado em outra? Quem vai te proibir?

Atenção mulheres, para dica do maior guru da moda: “um designer apenas oferece as opções, mas é a mulher quem vai decidir o que vai usar e para quem ela vai querer se mostrar. Ela está se vestindo pra ela? Para atrair um homem? Para mostrar para as suas amigas? Tudo isso é possível!”

Mas e quanto ao seu próprio estilo? Será que Marc Jacobs se preocupa muito com isso? Pergunto se ele se sente velho às vésperas de completar 46 anos. Ele diz que não - que se sente ainda mais jovem pelo prazer que tira de tudo que faz.

Mas mesmo com uma carreira de sucesso, no meio da conversa Marc Jacobs revela um ponto fraco: “Como muita gente, eu tenho minhas inseguranças”.

Mas ele mesmo oferece uma solução: “Tem o Marc Jacobs - eu - que faz parte de um grande negócio de moda. E tem minha vida pessoal. O que me deixa ansioso é o que as pessoas vão achar das minhas criações. A opinião dos outros sobre mim, não estou nem aí”, garante.