Do GG ao pp

domingo, 14 de março de 2010

Começa a Olimpíada do Conhecimento no Rio de Janeiro

Uma maratona que testa o que os estudantes aprenderam na escola e em cursos técnicos. Durante quatro dias mais de quinhentos alunos vão mostrar suas habilidades.

Tatiana Nascimento - Rio de Janeiro

Tamanho da letra

Não são trabalhadores, mas profissionais de olho no futuro.

A olimpíada é uma grande prova que serve de preparação para o mercado de trabalho.

Ao lado de cada competidor, um avaliador - que observa a agilidade, a competência, a criatividade.

A meta neste teste é desenvolver dois modelos de sapatos: um feminino e outro masculino. O tempo de produção: onze horas.

Para poder competir, Alan abriu mão do emprego num almoxarifado e Alana Dias Oliveira veio da Paraíba em busca de uma oportunidade. “É uma experiência única e o que eu mais quero é arrumar um emprego na área”.

Eles têm seis horas para pesquisar, desenhar, customizar e apresentar uma coleção de camisetas na passarela. “No critério objetivo a gente vai avaliar se o aluno executou todo o processo que foi solicitado na prova”, explica Úrsula Quaresma, avaliadora.

Hoje em dia é difícil pensar num projeto arquitetônico sem paisagismo: o desafio desses competidores é criar um jardim para decorar um prédio. Até o quarto dia de prova, tudo vai ter que estar plantado. E aqui, além da rapidez, contam a beleza, é claro e a funcionalidade na escolha de cada planta.

“A prova é uma simulação da situação real que ele vai encontrar na sua vida profissional”.

Diogo, Fábio e Nicolas participaram de outras olimpíadas do conhecimento. Hoje estão todos empregados. Nicolas ficou em terceiro lugar e agora é instrutor de robótica. “Eu treinei com os equipamentos que hoje eu uso no trabalho tanto para dar aula, quanto para desenvolver projetos”, diz Nicolas Barbosa, instrutor de robótica.

A olimpíada também serve de inspiração para quem ainda não escolheu uma profissão. Que tal nutrição? Nessa cozinha didática a oficina é sobre sucos. E os ingredientes surpreendem.

Num teste cego, difícil descobrir do que são feitos... Mas muito fácil gostar...

Os sucos que a garotada provou são feitos com casca de frutas e com verduras. Será que um suco feito com casca de melão, mamão, talo de agrião, com couve fica bom?

Confira, em vídeo, as dicas da coordenadora do projeto, Cristiani Guedes.

Saiba como fazer os sucos com verduras