Do GG ao pp

domingo, 14 de março de 2010

Ministério da Saúde reconhece o uso de ervas medicinais

Sabe aqueles chazinhos de folhas, casca ou raízes de ervas que sua avó aprendeu a fazer com a avó dela? A Anvisa reconheceu o valor dessas drogas vegetais e divulgou a receita de cada uma delas.

Tamanho da letra

Quem nunca fez um chazinho para dormir melhor, ajudar a digestão, curar um resfriado?

“Eu coloco o limão pra cozinhar, pico o alho um pouquinho de açúcar e boto pra ferver”, fala Cleide Lima, doméstica.

Mas a ciência comprovou que, nem sempre, o jeito mais tradicional de preparar chás de plantas medicinais é o que tem os melhores efeitos para tratamento.

Por isso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária decidiu publicar a maneira mais correta de fazer isso e tem novidades.

Lúcia, que acredita que os chás podem curar quase tudo, quis logo saber se os que ela faz para a família estão certos. O Jornal Hoje levou a coordenadora da Anvisa Ana Cecília carvalho pra explicar.

Primeira dúvida: qual a melhor forma de preparar o chá de alho, expectorante e bom para baixar o colesterol?

Cecília – Melhor prepará-lo com água fria. Em vez de ferver a água, a senhora pega o alho, coloca numa quantidade menor de água, num cálice e deixar na água fria. Ele pode ser amassado ou partido, cobrir e esperar por uma hora e tomar.

O capim-santo, também chamado de capim limão, é o que Lúcia usa pra dormir melhor. Ele serve também para cólicas. Mas não pode ser fervido.

Cecília-Sempre que são folhas elas não devem ser cozidas dentro da água. A senhora cozinha a água, põe as folhas no copo, mais ou menos de duas a três gramas e aí põe a água em cima. Espera 15 minutos, coa e pode tomar também.

Para os netos, Lúcia tem sempre em casa o eucalipto, que ajuda no tratamento da asma e bronquite e para aliviar sintomas de gripe e resfriados.

Cecília-A melhor situação é fazer inalação, e não a ingestão oral, engolir pela boca.

“Não vou fazer mais errado. Já acertei”, diz Lúcia Andrade, dona de casa


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A TABELA DA ANVISA

Para melhor compreensão da tabela, confira as legendas abaixo:

A – Adulto
I – Infantil
L – Litro
mg – miligrama
g – grama
mL – mililitro
col – colher
xíc – xícara
x – vezes