Do GG ao pp

sábado, 17 de abril de 2010

Pesquisadores brasileiros confirmam os benefícios do alho

Pesquisadores brasileiros confirmam os benefícios do alho

Alimento pode ajudar até no emagrecimento

Tamanho da letra

Pesquisadores brasileiros confirmam os benefícios do alho para combater doenças e retardar o envelhecimento. Saiba qual a quantidade do produto que você deve consumir por dia.

Nem parece, mas dona Tiana tem 81 anos de idade. Na cozinha, a fonte de energia que tem sabor e cheiro inconfundíveis: alho.

“Tomo a água dele, às vezes boto na comida, na salada”, diz dona Tiana Lira, dona de casa.

Uma professora do departamento de farmácia da Universidade Federal de Pernambuco confirma: o alho merece a fama que tem.

“O alho é um superalimento, porque tem ação medicamentosa, dá sabor às preparações e serve também como conservante”, explica Jane Higino, farmacêutica.

Não é à toa que o alho é indicado para combater gripes e resfriados, ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico. “Ele tem como característica ser anti-hipertensivo, defende a gente dos resfriados e protege de certas infecções...”, comenta Carmita Nen, nutricionista.

Outra função importante do alho é agir como um eficiente anti-oxidante. “Ele ajuda a naturalmente reduzir os radicais livres. Usando o antioxidante nós vamos ter uma condição de saúde melhor pras pessoas”, diz a nutricionista.

E a novidade é que o alho, quem diria, também ajuda a emagrecer. “Porque ele tem uma ação coelesterolítica, ele quebra a molécula do colesterol. Pode ser tomado uns dez minutos antes da refeição matinal ou antes do almoço”, explica a farmacêutica.

Para aproveitar melhor as propriedades terapêuticas do alho, o ideal é consumi-lo logo depois do preparo dos alimentos. Isso porque o alho possui efeito volátil. Isso quer dizer que ele vai perdendo o poder terapêutico com o passar do tempo. Por isso, prefira sempre consumir o dente de alho em vez dos produtos industrializados.

Qual a quantidade ideal que uma pessoa deve consumir por dia? “O ideal seria um dente de alho pra uma pessoa adulta em geral”.

“A senhora garante que tá assim interíssima por causa do alho?”

“Ah, sim, fui criada assim e continuei...”, diz

Atenção: o alho não deve ser muito usado por quem tem problemas de estômago. Nesse caso, o ideal é comer alho com outro alimento.


Estudantes continuam atualizando blogs mundo afora

Veja as novidades dos nossos blogueiros neste final de semana

Tamanho da letra

O jornal hoje acompanha cinco estudantes mundo afora. É o projeto intercâmbio.com. Neste fim de semana eles postaram muitas novidades no blog que os jovens brasileiros podem acessar.

Christiano postou dicas preciosas para quem deseja viajar para o Japão. Ele embarca na quinta-feira.

Rodrigo, que está em Nova York, conheceu o Rockfeller Center.

A Thais, nossa blogueira de San Diego, comprou um computador, ficou sem dinheiro e teve que pedir uns dólares para sua colega de quarto.

E o casal de Londres, Arianne e Marco, comenta sobre o famoso bairro Camden Town em Londres. Acesse nossa página.