Do GG ao pp

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A "moda" Jack 3d


A "moda" Jack 3d!!!

É impressionante, mas o nome que mais tenho ouvido falar ultimamente pela academia em termos de suplementação é o tal Jack 3d. Todos o conhecem como  um óxido nítrico que garante melhoras no treino, mas como nao conhecia a fundo o produto resolvi investigar. Afinal, o que é o Jack 3d?
Para começar vamos citar os seus compostos: teofilina, dimetilamilamina, dibenzo, schizandrol A, creatina mono-hidratada, beta alanina, arginina, alfa-cetoglutarato, ácido nítrico, sucralose e acesulfame k.
Bem, é uma lista de componentes e agora vamos detalha-los para saber como cada um deles age em nosso organismo.



  • Teofilina ou dimetilxantina: É uma droga usada no tra­ta­mento de doen­ças res­pi­ra­tó­rias como asma, doença pul­mo­nar obs­tru­tiva crô­nica (DPOC), tem efei­tos esti­mu­lan­tes por pos­suir forma estru­tu­ral seme­lhante a da cafeína. Con­tudo, por causa dos seus efei­tos cola­te­rais agora é rara­mente uti­li­zada clinicamente. Seus efeitos: dilata os bronquios do pulmão, aumenta pressão arterial e fluxo sanguíneo nos rins, estimula SNC, aumenta força de contraçao do coraçao. Efeitos colaterais: nauseas, diarréia, irritabilidade, insônia, aumento da frequência cardíaca, tonturas, cefaléia, vertigens.
  • A Dimetilamilamina ou Methy­lhe­xa­ne­a­mine, é um com­po­nente do óleo da flor de Gerâ­nio e por isso é ven­dida pela indús­trias de suple­men­ta­ção como ali­mento dietético. Quando iso­lada em labo­ra­tó­rio, nor­mal­mente é uti­li­zada como des­con­ges­ti­o­nante nasal, por via oral ou nasal, por causa do seu efeito vasoconstritor. Efeitos colaterais: dores de cabeça, náuseas, acidente vascular cerebral.
  • Dibenzo: grupo de medicamentos para tratar ansiedade que serve como sedativo, hipnótico e relaxante muscular. Efeitos colaterais: confusão mental, dependência, agressividade, euforia, dentre outros.
  • Schizandrol A: Ele pro­voca o aumento nas con­cen­tra­ções de dopa­mina e sero­to­nina no cére­bro, levando a um aumento na sen­sa­ção de pra­zer e bem estar, por isso, tam­bém pode ser uti­li­zado no tra­ta­mento de trans­tor­nos de comportamento, ansiedade e depres­são.
  • Creatina mono-hidratada: Como suple­mento, é uti­li­zada nor­mal­mente em moda­li­da­des espor­ti­vas que exi­gem uma grande pro­du­ção de força, e de maneira rápida. Nos ali­men­tos é encon­trada em mai­o­res quan­ti­da­des nas car­nes em geral.
  • Beta alanina: É um ami­noá­cido não essen­cial pre­sente no nosso orga­nismo, que tem par­ti­ci­pa­ção em todas as vias energéticas: carboidratos, pro­teí­nas e gor­du­ras. Ela atua no reco­nhe­ci­mento dos nutri­en­tes que serão utli­za­dos pela célula, na regu­la­ção da ati­vi­dade de cer­tos tipos de enzi­mas, no meta­bo­lismo do Trip­to­fano (ami­noá­cido for­ma­dor de Sero­to­nina) e tam­bém auxi­lia no aumento da sín­tese pro­teíca (for­ma­ção de novas proteínas).
  • Arginina: A argi­nina é o pre­cur­sor ime­di­ato do Óxido Nítrico e esse por sua vez pro­move rela­xa­mento dos vasos san­guí­neos, dimi­nuindo a pres­são arte­rial. Tam­bém é impor­tante para pro­du­ção de cre­a­tina e tem papel fun­da­men­tal na divi­são celu­lar (mitose e mei­ose), na cica­tri­za­ção de feri­das, na remo­ção de amô­nia do corpo, no sis­tema imu­no­ló­gico e na pro­du­ção de alguns hormônios.
  • alfa-cetoglutarato: Conhe­cido tam­bém como Ácido Alfa-Cetoglutarato tem par­ti­ci­pa­ção na for­ma­ção de ener­gia celu­lar sendo uma peça chave no Ciclo de Krebs (ciclo for­ma­dor de ener­gia den­tro das célu­las). Além de regu­lar a pro­du­ção de ener­gia, outra fun­ção impor­tante desse ácido é a for­ma­ção de ácido glu­tâ­mico ou Glu­ta­mina, ami­noá­cido essen­cial para con­tro­lar a repa­ra­ção de teci­dos no corpo (pele, mús­cu­los e outros) e man­ter o sis­tema imunológico.
  • Ácido nítrico: é um anti­o­xi­dante encon­trado na mai­o­ria das fru­tas, sobre­tudo nas mais cítri­cas, limão, laranja, acerola. Sua fun­ção é aju­dar a remo­ver os átomos de oxi­gê­nio que “sobram” no nosso corpo, retar­dando o pro­cesso de envelhecimento.
  • Sucralose e acesulfame-k: adoçantes
Aí estão todos os composto e seus detalhes de como agem em nosso organismo. Minha conclusão é a seguinte, é claro que os componentes são fortes e podem causar efeitos colaterais, como qualquer outro medicamento que as vezes temos de utilizar em caso de doenças, ou recomendado por médicos, portanto acredito que a diferença entre o medicamento e o veneno é a dosagem e a forma correta de utilizá-lo. E é claro que nao deve ser utilizado por pessoas que já possuem alguma doença cardíaca ou entao pressão alta. Muito importante também lembrar que este suplemento, por ter substâncias que causam dependência, nao deve ser utilizado por grande período de tempo. Como nao utilizei ainda, não posso dar meu depoimento pessoal, mas farei um teste e nao exitarei em compartilhar os meus resultados.