Do GG ao pp

domingo, 14 de junho de 2009

19 ideias para espaços pequenos

Nicho embaixo da escada, escritórios compactos, sala multiúso: projetos aproveitam os centímetros. Somando as ideias da reportagem Compacto e muito funcional (acesse pelo link abaixo) você terá 31 ideias para espaços pequenos.
De um canto mal aproveitado embaixo da escada à reforma de um apartamento inteiro. Quando o espaço precisa ser multiplicado, só um projeto competente e minucioso é capaz de fazer render cada centímetro. A seguir, inspire-se em soluções engenhosas de oito profissionais. Você encontra mais ideias para espaços pequenos no apartamento de 55 m² do arquiteto Antonio Mantovani.

3.
Quatro bandejas retráteis de 70 x 50 cm se estendem ao longo da estante. Funcionam como aparador para um jantar ou suporte para petiscos. 4. A mesa de jantar de peroba também serve de escritório. Com cadeiras confortáveis para o trabalho (Arquivo Contemporâneo), ela apoia o laptop quando os moradores querem acessar a internet. A divisão da estante laqueada setoriza usos: o trecho esquerdo atende o living, e o direito, a mesa de jantar. Os nichos de cima medem 1,10 m x 30 cm de altura. Execução da Hipolito Marcenaria. Banqueta La Bohème, de Philippe Starck (Via Manzoni), e TV da LG (Imagem e Som). Projeto da arquiteta Adriana Soares.

O desenho limpo do painel de madeira não denuncia que atrás dele há um compacto escritório. “Fechamos a porta de um banheiro que havia ali para transformá-lo na suíte de um quarto contíguo. Com isso, ganhamos a área do home office”, explica a arquiteta Isabela Jock Piva, autora do projeto ao lado de Adriana Cocchiarali. Quando quer ocultar a bagunça, a moradora fecha a porta que corre atrás da parede central. Elegante, a cozinha se abre para a sala, de 20 m².

5. A porta de 1,15 x 2,50 m de altura que esconde o escritório possui uma cava no lugar de puxador. 6. A cadeira Beg, de Sergio Rodrigues (Dpot), não atende só o escritório. Ela também faz bonito na sala, já que tem cara de poltrona. 7. O aparador tem só 45 cm de profundidade. Fixado na parede que embute a porta de correr, ele tem gavetas para CDs e DVDs. Projeto das arquitetas Isabela Jock Piva e Adriana Cocchiarali.


8. Duas folhas de madeira abrem juntas, criando uma porta em L, que aproveita todo o espaço interno desta quina da cozinha. A solução permitiu ainda obter mais área de bancada e apoio. Projeto das arquitetas Isabela Jock Piva e Adriana Cocchiarali.

9. A bancada de ipê, de 2 m de comprimento, integrou a cozinha, de 7 m², à sala. O projeto foi executado pela Takae Arte em Móveis. No canto do escritório, obras da Mônica Filgueiras Galeria. Sobre o aparador, cerâmicas da LS Selection. Pufe da Conceito Firma Casa e mesa de centro da Dpot. A luminária sobre a mesinha lateral da Firma Casa é da Dominici. Banquetas da Ferragens Floresta. Projeto das arquitetas Isabela Jock Piva e Adriana Cocchiarali.

10. Uma porta estreita fecha o nicho, que guarda vassoura e tábua de passar embaixo da escada. Projeto do arquiteto Marcelo Rosset.

Carente de armários, o apartamento dúplex de 70 m² não podia deixar ocioso o precioso nicho de 4,53 x 2,56 m de altura embaixo da escada. “Além de espaço para livros e objetos, a moradora precisava guardar a vassoura e a tábua de passar, sem lugar disponível na área de serviço minúscula”, fala o arquiteto Marcelo Rosset, que assina o projeto. 11. Os três primeiros nichos da esquerda possuem profundidade de 34 cm, um pouco menor do que os da direita.

Curinga, a estante de teca e madeira ebanizada mescla nichos abertos com gavetões, além de um compartimento lateral camuflado. 12. Quatro gavetões compõem a base. Apesar da frente idêntica, os últimos à direita são, na verdade, portas. Projeto do arquiteto Marcelo Rosset.

Quem por falta de espaço já pensou em instalar a TV na porta do armário deve ter se deparado com um problema: o que fazer com os fios? Essa era a questão no quarto de 16 m² decorado pelas arquitetas Mariana Bello Noya e Marie Zancaner Caro. 13. Um armário aproveita a quina na entrada. “Para ter mais espaço interno, não usamos montantes. A porta direita se fecha sobre um batedor cavado na folha esquerda.”

A solução foi camuflar uma mola perto do teto capaz de tracionar os cabos quando a porta corre, impedindo que a fiação enrole. Uma tomada também foi deslocada para cima. 14. A porta central sustenta a TV. Um recorte na madeira atrás dela liga os fios até uma canaleta vertical presa na face interna. É essa canaleta que leva a fiação até o rodateto, onde está a mola. Quando a porta corre, a mola traciona os cabos, impedindo que se enrosquem dentro do fechamento superior do armário, finalizado com um rodateto. Projeto das arquitetas Mariana Bello Noya e Marie Zancaner Caro.

Um rasgo na parede entre o escritório e o home theater permite que o morador e sua esposa mantenham contato com os filhos mesmo quando precisam trabalhar em casa. Essa foi a forma encontrada pela arquiteta Thaís Terdiman, do escritório Áurea 267, para interligar os ambientes e evitar a sensação de clausura no home office, de 5 m². 15. O rasgo tem 1,80 m de comprimento no trecho aberto. Além de fazer uma ponte entre os ambientes, ele deixa entrar claridade, o ponto fraco do escritório. Também apoia livros e objetos. Sofá da Art de Vie, almofadas do Empório Beraldin e luminária da Puntoluce.

16. A área embaixo da bancada do computador fixo conta com um nicho de 46 x 52 cm e 60 cm de altura para a CPU e para os aparelhos de internet. Ao lado dele, à frente da cadeira, um painel branco disfarça toda a fiação. Projeto da arquiteta Thaís Terdiman, do escritório Áurea 267.

17. Uma porta e duas gavetas circundam a coluna hidráulica que sobrou na incorporação de parte do lavabo. 18. Gavetas de 53 x 7 cm de altura ocupam a lateral da bancada. Delgadas, elas foram pensadas para abrigar folhas, documentos e contas. 19. O outro tampo de imbuia do escritório, de 1 m de largura, fica livre. Assim, pode apoiar o laptop ou funcionar como bancada de estudos para os filhos do casal. Projeto da arquiteta Thaís Terdiman, do escritório Áurea 267

Esta reforma criou um espaço em L e, por isso, as bancadas parecem separadas. A marcenaria mistura pintura de poliuretano e imbuia. Projeto da arquiteta Thaís Terdiman, do escritório Áurea 267