Do GG ao pp

domingo, 7 de junho de 2009

Acabe com os pequenos tropeços na dieta
Selecionamos deslizes e soluções para você atingir seu objetivo
POR JANETE TIR

Logo no café da manhã é aquela colherada a mais de geléia, o almoço não parece completo sem, pelo menos, algumas batatinhas fritas, a fruta do lanche de repente ficou sem gosto e o chocolate entra em cena para controlar a ansiedade.

Para compensar um dia repleto de problemas, o aperitivo do fim da tarde com os amigos ajuda a relaxar e, entre um gole e outro de cerveja, uns pedacinhos de queijo provolone à milanesa são bem-vindos. Depois do jantar, vem o pecado da ceia. Ninguém merece ir para a cama com o estômago roncando... e aqueles biscoitos recheados com um copo de leite morno são imprescindíveis.

Atire a primeira pedra quem já não passou por um dia cheio de pecadilhos assim e estourou em inúmeras calorias sua cota diária. Na hora parece natural, mas depois, quando o zíper da calça não fecha, é que se percebe como o limite foi extrapolado por bobagens que poderiam ser contornadas. Seria simples programar outras atividades, como uma aula de dança, ou assistir a uma comédia no cinema, ler um bom livro de suspense. Então, o zíper não encontraria nenhum obstáculo...

Prazer com pouca comida
O que pode driblar esse problema, segundo a psicóloga Zuleika Fuentes, do grupo Peso Ideal de auxílio ao emagrecimento, “é aproveitar as experiências passadas, mapear os seus pontos fracos e os momentos perigosos do dia. Sabendo como funciona o seu próprio mecanismo de compensação, é possível encarar os sentimentos sem usar a comida. Quando alguém começa a fazer uma dieta, precisa administrar essa decisão com um bom nível de disciplina, para não se sentir vítima”.

Com isso, concorda a nutricionista Regina Stikan, do Hospital São Camilo: “Antes de tentar abaixar os ponteiros da balança, é preciso matar a vontade de exagerar no ataque à comida. O importante é pensar que ‘eu posso’. Na hora de comer um doce, use pequenas artimanhas, que não vão tirar o prazer do alimento, mas diminuem as calorias”.

Por exemplo: “Você está acostumada a tomar o sorvete com cobertura de chocolate e polvilhado com farofinha. Se encarar só o sorvete, a economia vai ser de umas 300 calorias, o que não é um sacrifício terrível e já consiste numa redução legal. O rompimento brutal com os alimentos nunca dá certo. Diminua gradativamente, até não sentir mais falta dos excessos”.

A dieta que quebra a dieta
Fazer uma atividade física que acelera a perda de peso também vale. “Essa atividade tem de dar prazer”, diz Regina. “Se a pessoa gosta de dançar, por que não trocar a academia por uma aula de dança? Essa aula também pode ajudar a fazer amigos e é um momento em que o pensamento desvia da paranóia de comida,”diz a nutricionista.

Alguns quilinhos a menos colaboram, e muito, para enfraquecer a gula e, principalmente, separar o alimento da ansiedade. Isso é básico.

Um dos motivos para furar a dieta é a própria dieta. As proibição de determinados alimentos é que os tornam tentadores. Por isso é preciso estar consciente de que a liberdade de escolha deve vir acompanhada de responsabilidade. E, se houver uma queda, a opção é o famoso ‘levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima’. Existem momentos na vida em que andamos depressa, outros mais devagar, às vezes a gente cai. Aí é hora de dar o tempo necessário para a recuperação, reerguimento, continuar em frente, perdoar-se pelos erros cometidos e aprender a não repeti-los”, completa, com ênfase, a psicóloga.

Selecionamos deslizes e soluções para você atingir seu objetivo

De grão em grão, os quilos aparecem

? Em vez se contentar com quatro bolachas de água e sal no café da manhã, opte por um pão francês sem miolo. Tem as mesmas calorias e dá mais satisfação. Você tem a impressão de que está mais bem alimentada.

? Você está tirando a mesa e levando as travessas de volta ao fogão. Sobrou uma batata em uma delas. Para não jogar fora, você come. No dia seguinte, na mesma situação, come dois talos de brócolis ao alho e óleo e assim por diante. Um horror. É proibido limpar travessas! No fim do mês isso soma cerca de 900 a 1.000 calorias. Em sete meses, um quilo a mais no seu peso!
? Os produtos diet e light também são enganosos. No caso do requeijão light, por exemplo, uma colher (sopa) tem 50 calorias. Se ele for aplicado em umas três bolachas de água e sal, a conta das calorias sobe bastante.
? Extirpe do seu vocabulário as palavrinhas: “só este” (ou “só esta”). Nada de comer um pedaço só. Isso estimula a sua vontade de repetir. Um velho ditado diz “comer e coçar é só começar” e não há uma verdade maior. Portanto, não comece se não for hora de alguma refeição ou de algum lanche.
? Engane o seu metabolismo comendo pequenas porções e não pulando refeições. Como o organismo é inteligente, quando sente falta de alimentação, começa a armazenar energia. Se comemos sempre algo pouco calórico, ele se desarma, começa a gastar mais energia e perder peso fica mais fácil.
? Prefira frutas, mas fique esperta. Fuja das uvas, pois uns dez grãos, que não representam nem meio cacho, têm 120 calorias e não satisfazem.
Passas, nem pensar: são mais calóricas.
? Ao levar as travessas das refeições para a pia, resista à tentação de comer aquela última batatinha frita ou o último pedaço de pudim que sobrou ali....
? Esqueça aquela história de levar sempre uma balinha na bolsa. Uma bala de caramelo, por exemplo, tem 25 calorias que podem ser aproveitadas com alimentos bem melhores.
? Evite ficar à mesa depois das refeições. Levante logo, escove os dentes e invente algo para fazer bem longe da cozinha.
? Chiclete pode suprir a mania de estar sempre com a boca ocupada, mas cuidado, senão, na hora que você jogar o chiclete fora, o estômago vai entender que daqui a pouco vem mais....

Fonte: Revista Dieta Já Ed. 140